quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

ALGUMAS LIÇÕES PRÁTICAS DA VIDA DE JOSUÉ.


A revista lições bíblicas da CPAD, usadas na Escola Dominical, traz no primeiro trimestre de 2009 o seguinte tema, "As Conquistas e as promessas do povo de Deus", podemos extrair várias lições práticas da vida de Josué. Vejamos uma passagem no livro do filho de Num.

"Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares." Js 1.7-9

Veja que o Senhor ordenou a Josué que obedecesse toda a lei que havia aprendido enquanto servo de Moisés, lei do Senhor, na qual perseverou e, assim, obteve sucesso em seu proceder.
A orientação em obedecer a Palavra do Senhor não mudou, não vale somente para líderes (Sl 1), a falta de obediência à Palavra é o motivo do pecado do homem e do insucesso de muitos líderes cristãos ( Mc 12.24). Veja o sacerdote Arão , foi proibido de entrar na terra prometida por causa de sua desobediência, rebeldia (Nm 20.24 ), também o grande líder Moisés ficou de fora da terra prometida pela sua desobediência ( Nm 32.51,52).
Deus é justo e não leva em consideração títulos, cargos, status, colocação social, econômica..... Ele quer saber se o homem é fiel ou não, desobediente ou não, isso é o que importa, que diferencia um homem diante de Senhor, já temos tudo que nos é necessário para servirmos ao Senhor com fidelidade: Seu Espírito, Sua Palavra e Seu cuidado; cabe-nos o esforço e dedicação a Ele.

"Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós.
E falou Josué aos sacerdotes, dizendo: Levantai a arca da aliança, e passai adiante deste povo. Levantaram, pois, a arca da aliança, e foram andando adiante do povo.
E o SENHOR disse a Josué: Hoje começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, assim como fui com Moisés, assim serei contigo." Js 3.5-7

O versículo 5 do capítulo 3 do livro de Josué estabelece uma regra, uma condição para que Deus opere na vida do homem, em meio ao seu povo. A condição é a santidade, a separação para Deus, separação do pecado para dedicar-se a Deus, e essa santificação não é para alcançar algo simplesmente humano, é para que Deus cumpra na vida dos seus aquilo que é sua vontade, Deus já havia prometido aquela terra a Abraão ( Gn 17.8), portanto, o propósito de Deus na santificação do povo era para que cumpri-se a Sua vontade, porque Ele tem pensamentos de paz para os Seus: "Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais." (Jeremias 29 : 11). o principal ponto que deve ser observado quando fala-se santificação, o objetivo maior da vida daqueles que santificacão: o céu, a Canaã Celestial. Da mesma forma que a santidade precedeu a benção, a entrada em Canaã, assim também só entrarão para a presença eterna de Deus aqueles que se santificarem durante seus dias de vida ( Hb 12.14).

No versículo 7 Deus disse que a Josué que o Senhor mesmo o engrandeceria. Você vê algo importante neste verso? Deus é que engrandece o homem, Ele é quem faz com que o homem seja elevado diante dos olhos do povo, enquanto vemos muitos "puxando o tapete" de outros, nós vemos que o Senhor quer exaltar aqueles que Lhe obedecem, que se humilham diante dEle. Quer ser exaltado, abençoado, elevado diante dos homens? Siga o conselho bíblico que Tiago deixou em sua epístola: "Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará." (Tiago 4 : 10)
Siga esses exemplos encontrados na vida de Josué e serás bem sucedido, medite na Palavra de Deus e obedeça todos seus preceitos, tenha fé como esse grande líder teve ao marchar rumo ao Jordão, se humilhe na presença do Deus vivo e Ele te recompensará.


Leia mais sobre a conduta de Josué no livro que leva seu nome, na Bíblia Sagrada, e nos comentários sobre as lições bíblicas em http://www.ensinodominical.com/ .


Em Cristo,

João Paulo

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

OBAMA JURA COM A MÃO SOBRE A BÍBLIA QUE LINCOLN USOU.



"Barack Hussein Obama Jr., de 47 anos, foi empossado 44º presidente dos Estados Unidos às 15h05 horas desta terça-feira, em Washington. Diante de um Capitólio lotado de políticos, celebridades e anônimos, o ex-senador pelo estado de Illinois prestou juramento ao cargo utilizando a mesma Bíblia usada por Abraham Lincoln em 1865: assim, assumiu o cargo mais importante do planeta. Será também uma administração repleta de desafios e responsabilidade (leia abaixo).
Uma série de breves eventos antecedeu a cerimônia de juramento. O primeiro a falar diante do Capitólio – o Congresso americano – foi o reverendo Rick Warren. Ele fez uma emocionada prece, agradecendo pelas oportunidades e pela pujança dos EUA e pedindo mais bênçãos. Obama acompanhou as palavras com os olhos fechados."

Fonte: http://www.veja.com/

Algumas frases do discurso de Obama:

"Sobre a Bíblia que pertenceu ao presidente Abraham Lincoln (1861-65), trazida especialmente da Biblioteca do Congresso, Obama disse: "Juro solenemente que vou exercer em boa fé o cargo de presidente dos Estados Unidos e vou, ao máximo de minha capacidade, preservar, proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos. Que Deus me ajude."

"Procuramos um novo caminho de respeito com os muçulmanos"

"Estenderemos a mão para quem quiser. Para quem não quiser, fecharemos nossos punhos"

"A fé e determinação do povo americano (...) que definirá o nosso destino"

Alguns trechos da oração feita pelo Reverendo Joseph E. Lowery:

"Deus de nossos anos difícieis, Aquele que nos trouxe até aqui, Aquele que nos trouxe a luz pedimos que sempre nos matenha em seus caminhos, abençoe nosso pés, nossos corações, que possasmos ficar em suas mãos para sempre porque o Senhor é o Deus verdadeiro... agora pedimos sua bençao sobre seu servo Obama, sobre seu governo, sobre sua familia, chegou a este posto em um momento difícil, sabemos que o Senhor tem o mundo em suas mãos, que as nossa fé não diminua porque sabemos que o Senhor está disposto a trabalhar com léderes fieis para abençoar está nação, agradaçemos pelo seu servo e que possa nos ajudar. E agora que plantamos a semante da corrupção, da ganância e colocamos o país e as nações nessa condiçaõ, pedimos perdão. Nos ajude a fazer escolhas com bases no amor e não no ódio... nos ajude a manter o espírito de unidade... Sabemos que o senhor não nos abandonará, ajude-nos a chegar ao momento em que as nações não se juntem umas contras as outras."

Fonte: http://www.uol.com/

Acompanhe ao vivo aqui

Deus abençoe aquele país, que volte a ser um país de grande maioria cristãos.


João Paulo

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

PODEMOS TODAS AS COISAS

Glória a Deus por mais um ano que iniciamos, buscaremos ser melhores que fomos no decorrer de 2008, mais fiéis, mais atuantes na obra do Senhor, em nossa conduta de cristãos diante dos olhos dos homens mais autênticos.
Quero deixar nesse dia primeiro uma reflexão sobre as palavras do apóstolo chamado Paulo, homem natural de Tarso, cidade importante da Cilícia onde se dava extrema importância à filosofia, esportes e o crescimento cultural daqueles habitantes, Paulo não foi educado de forma diferente dos jovens daquela época, foi bem instruído nas artes, na luta, no atletismo e na filosofia romana.


O apóstolo do Senhor escrevera a carta aos filipenses por volta do ano 62 d.C, provavelmente aprisionado em Roma por causa do Evangelho do Senhor Jesus, mas ao escrever a carta à igreja em Felipos nem parecia que encontrava-se aprisionado, sendo privado da liberdade que tanto nos alegramos em ter. Paulo escreve no versículo 4 do capítulo 4: "Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos", nos versos 6-8: "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."; como falar de alegria e paz estando preso por cadeias? Como instruir alguém a ter paz quando se está sendo vivendo em condições contrárias à nossa necessidade ?

O exemplo de Paulo nos faz pensar sobre a forma que estamos conduzindo nossa fé nos dias atuais, não dependemos de tudo o que o homem natural necessita para termos paz em nosso Salvador.
O versículo que mas chama a atenção é o 13: "Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.", diferentemente do que muitos divulgam esse versículo não deve ser usado isoladamente para enfatizar o "poder" do cristão para conquistar tudo aquilo que sua ambição lhe faz desejar diariamente, não, essa frase do apóstolo está muito além do que se tem divulgado nas mensagens de auto-ajuda propagada por "ministros" do Evangelho, veja o que diz o trecho que antecede a frase paulina: "Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade.
Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade" ,
Paulo mostra-nos que PODEMOS TUDO SIM, NO SENHOR, mas esse tudo é o que podemos suportar sem nos separar do nosso Salvador, não importa se necessitados financeiramente, se abatidos, se abundantes em todas as coisas, com fartura, se padecendo; o fato que o servo do Senhor narra é o genuíno viver para Cristo independente dos acontecimentos que afligem os que ao Senhor amam verdadeiramente, se estamos nEle, se O servirmos sinceramente Ele nos basta, em meio às lágrimas Ele nos basta, em meio à dor Ele nos basta, Ele e ninguém mais, pois é o autor da nossa fé, sem Ele nada do que existe haveria existido, não seríamos, nem se conheceria o homem.


Lembre-se nesse novo ano: você pode resistir às tentações por amor ao Senhor, você pode resistir aos convites do sistema mundano podre que vivemos por amor ao Senhor, você pode ser luz e sal em meio ao insípido e intragável sistema que prevalece em nossos dias, você pode ser um exemplo de filho, pai, mãe, esposo, esposa, pode refletir a imagem de Cristo em todos os seus atos, basta você crer e se esforçar pois, se Paulo, homem sujeito às fraquezas como nós, pôde, nós também podemos todas as coisas naquele que nos fortalece.


Feliz 2009!!!!!!!!!!!


em Cristo,


João Paulo.

UMA PASTORA NO MINISTÉRIO DA MULHER, FAMÍLIA E DIREITOS HUMANOS.

No vídeo abaixo, a nova Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos concede entrevista ao canal CPAD. Dentre outras coisas, Damares fal...