sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

LIÇÕES BÍBLICAS CPAD- 2º TRIMESTRE 2009

NA COLUNA LATERAL VOCÊ ENCONTRARÁ UM LINK QUE LEVA A UMA LISTA DE SUBSÍDIOS PARA CADA LIÇÃO

I Coríntios - Os problemas da Igreja e suas soluções


O Tema a abordado nesta lição é de EXTREMA importancia, é o que precisamos hoje, uma reflexão bíblica sobre os problemas que tem abarrotado igrejas e junto à reflexão a resposta da parte do Senhor para a solução dos mesmos.

Que o Senhor capacite cada professor a ministrar aulas cheias da real unção, que vem do Senhor; que cada professor se dedique ao máximo para compreender as verdades bíblicas e ministrá-las conforme a vontade do Senhor e a necessidade da cada igreja local.

Creio que ao final do 2º trimestre estaremos com a fé mais fortificada nas Sagradas Letras e as igrejas crescendo em qualidade, tudo pelo trabalhar do Senhor através de Sua Palavra e Seu Espírito.





Tema: I Coríntios - Os problemas da Igreja e suas soluções

Comentarista: Pastor Antônio Gilberto


Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD. Formado em Teologia, Psicologia, Pedagogia e Letras, autor de vários livros, editor da Bíblia de Estudo Pentecostal em português e também Consultor Acadêmico da University Global, em Springfield, Missouri – EUA.


SUMÁRIO DA LIÇÃO:

1- Corínto - Uma Igreja Fervorosa, mas não Espiritual

2- A Superioridade da Mensagem da Cruz

3- Partidarismo na Igreja

4- Despenseiros dos Ministérios de Deus

5- A Imoralidade em Corinto

6- Demandas Judiciais Entre os Irmãos

7- Considerações Acerca do Casamento

8- Coisas Sacrificadas aos Ídolos

9- A Importância da Santa Ceia

10- Os Dons Espirituais

11- A Ressurreição de Cristo

12- Ajuda aos Necessitados

13- Amor, a Virtude Suprema





Em Cristo.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

SOBRE O 11º ANIVERSÁRIO DA ADCA (1)

Passamos cinco dias em festa, foram dias de bençãos, dias em que ouvimos a Palavra do Senhor continuamente, falou-nos o Senhor repreendendo, confortando, exortando e consolando, todo os que ali estiveram, ou acompanharam pela Internet, puderam ouvir a voz do Senhor.
Aqueles que se identificam mais com mensagens onde a particularidade do pregador o leva a ser mais "animado" , usar um tom de voz mais elevado e tal, foram satisfeitos; aos que preferem ministrações mais expositivas, como um estudo bíblico bem explicado, também foram satisfeitos.
Chamo a atenção não para o estilo de cada pregador e, sim, para o conteúdo pregado, exposto perante o povo de Deus, isso deve ser analisado à luz da Bíblia.
Em uma das preleções ouvimos um mensageiro ler um texto que não era o do tema do congresso, isso acontece em vários lugares. Após ler o texto não se prendeu àquilo que leu para expor seu conteúdo ao público, antes, dissertou sobre outros textos, experiências de outras pessoas e ainda gastou boa parte de seu tempo tentando animar o público para que chegasse a um nível de empolgação que lhe agradasse.
Infelizmente não foi uma mensagem cristocêntrica, não enfatizou a necessidade de o homem se voltar com arrependimento para Deus e se humilhar diante dEle, que pena.
Um ministro com estilo totalmente diferente do primeiro, ministrou de forma sistemática a Palavra de Deus, sem gritos eufóricos, sem tentar manipular a massa, aliás, acho que é isso que acontecia nos templos bíblicos, pregava-se a mensagem de Deus sem se interessar se o povo iria ou não se agradar. Será que não é essa a missão daqueles que pregam a Palavra? Pouco importa se o público foi ao delírio ou não, importa que se fale a Palavra de Deus com conhecimento, unção e propriedade, somos obrigados a semear somente, quem conhece o terreno onde caiu a semente é o Senhor, ele é que fará crescer e frutificar.
Eu, particularmente, prefiro os menos eufóricos e uma mensagem com cunho reflexivo, que nos faça enxergar nossa necessidade de aproximação ao Senhor, mas assim penso eu, falho e cheio de imperfeições.
Houve um pregador que "profetizou" uma mensagem a alguém, infelizmente nada do que foi falado era verdade. Entoaram-se cânticos de "fogo" e o "fogo pegou", quando questionado e ao dizer que não havia nada de bom na letra ( não na pessoa), fui visto com outros olhos, dizia-se: " mas o irmão tem unção !", " Deus operou".
Qual é mesmo o conceito de unção?
Então o mestre que ministrou a Palavra de forma profunda e que não provocou o "fogo", não tinha unção? Que será mais árduo, pesquisar na Palavra sob oração, constantemente ou cantar durante alguns minutos um cântico embalado por um ritmo balançante que empolga o povo?
Em outros artigos comentarei sobre o operar de Deus nos dias que estivemos em festa. Neste primeiro artigo sobre os onze anos de nossa igreja desejo apenas que reflitamos mais acerca de nossos conceitos.
em Cristo.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

11º ANIVERSÁRIO DA ADCA


Preletores:

Pastor Jonas Ramos de Oliveira - Araguari - MG - Servo de Deus, pastor presidente da ADCA.

Pastor Marco Mendonça - Araguari -MG - Servo de Deus, pregador de Sua Palavra, compromissado com a verdade.

Pastor Fernando H. Portugal - Rio de Janeiro - RJ - Servo de Deus, amigo de longos anos do Pastor presidente e da ADCA, professor de teologia, grande ensinador.

Pastor Elson de Assis - Rio de Janeiro RJ - A primeira vez que estará conosco, mais informações aqui.

Pastor Marco Feliciano - Orlândia SP - A primeira vez que estará conosco, mais informações aqui .



Você pode acompanhar os cultos pelo site www.adca.org.br .
Realmente não temas, sê fiel até a morte, examine oque se ouve, que se vê, submeta tudo à Palavra eretenha o bem, caminhe fiel a Deus em todo o tempo, dentro e fora do meio cristão em que você vive. O Senhor breve voltará, esteja preparado.

Participe conosco , Deus tem uma Palavra para você.

Em Cristo.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

HEROÍNA LÉSBICA.

"A versão feminina do super-herói 'Batman', a 'Batwoman', é mesmo gay. Isso de acordo com uma nova revista em quadrinhos que será lançada em junho nos Estados Unidos pela DC Comicé lésbica, confirmando os os rumores que circulava entre os fãs de quadrinhos há mais de dois anos.
Em maio de 2006, quando os autores Greg Rucka e J.H. Williams 3º começaram a trabalhar em uma nova história da 'Batwoman', um artigo do jornal 'New York Times' confirmou que a heroína gosta mesmo é de mulheres. Consequentemente, o artigo criou forte polêmica nos Estados Unidos e entre os fãs de quadrinhos do mundo todo. Foi a 1ª vez que a homossexualidade da heroína havia sido confirmada pelos autores. Em entrevista ao site especializado em quadrinhos, Comic Book Resources, Greg Rucka afirmou que, de fato, 'Batwoman' é lésbica.
Em junho de 2006, a edição 52 da revista "


Se não bastasse a mídia omitir as verdades científicas acerca da falácia do darwinismo e ser parcial ao falar do Cristianismo agora vai divulgar uma literatura direcionada, principalmente, aos jovens e adolescentes onde, como já leram, o homossexualismo é posto como algo super normal, e vindo de um super herói certamente vai influenciar muitas mentes desprovidas de raciocínio crítico, que ainda estão em formação. Eis a necessidade de analisarmos tudo quanto lemos, aquilo que entra em nossos lares através da televisão e outros, com um olhar cristão crítico. Certamente o mundo ( sistema ) está sob o domínio daquele que se opõem a Deus.
O termo conversão nunca foi tão apropriado para definir as atitudes que aqueles que querem se voltar para Deus devem tomar em relação ao curso do mundo, a cada dia torna-se mais e mais insuportável ver o rumo que as coisas estão tomando, querem fazer-nos calar acerca de nossas convicções cristãs, não param de empurrar-nos garganta abaixo toda sorte de amoralidade e desvio ético o qual chamam de liberdade e, se nos mostramos contrários, defendendo a verdadeira ética e moralidade somos intitulados de retrógrados, preconceituosos e detentores de um pensamento"pré-historico".
Sobre a nossa liberdae de expressar nossas convicções acerca daquilo que acontece em nosso dias cabe aqui algumas palavras do importante blogueiro Julio Severo em entrevista concedida à UBE:
"Os esquerdistas têm um comportamento típico. Quando não são maioria numa sociedade, eles defendem a liberdade de expressão com unhas e dentes. Aliás, eles defendem até a democracia. Mas logo que conquistam a simpatia da maioria e o poder, aí o discurso muda. A liberdade de expressão então só vale se você fala o que está de acordo com a ideologia deles. Os exemplos são gritantes. Expressar opiniões contra o pecado homossexual vem sendo cada vez mais considerado "criminoso". Expressar opiniões contrárias aos deuses demoníacos das religiões afro-brasileiras também é considerado "crime". Isto é, vivemos numa sociedade que, por causa da suposta liberdade de expressão, os liberais e esquerdistas usam à vontade sua liberdade para expressar opiniões contrárias à Bíblia, a Jesus, a Deus, etc. Para eles, a Bíblia, Jesus e Deus perderam sua divindade, sacralidade e respeito — merecendo críticas. Por outro lado, eles impõem que tratemos de forma sagrada o homossexualismo e as práticas das religiões afros — sem nenhuma crítica. Pode-se dizer que a sociedade brasileira tem genuína liberdade de expressão?
Volto a esclarecer: O CRISTIANISMO NÃO É PRECONCEITUOSO, condena sim, as atitudes que ferem a nossa natureza, que são contrárias àquilo que foi por Deus criado, amamos o pecador mas repudiamos seus atos pecaminosos e as estes fica a mensagem: "Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." (Isaías 55 : 6)
Aos apologistas do mal:

"Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!" (Isaías 5 : 20)

Nele, em quem não há pecado e não o tolera.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

NOSSA MÍDIA E O CRISTIANISMO.


Sobre o aniversário de Darwin e da publicação de seu livro, " A Origem das Espécies", Época diz:

"Novas pesquisas questionam teoria da evolução de Darwin."
"Nos 200 anos do maior cientista do século XIX, novas pesquisas mostram que a história dos seres vivos é mais complexa do que ele imaginou"


"Nos anos 1990, passou a ser possível investigar a evolução no nível dos genes. Aí as coisas se complicaram. A comparação dos genomas do homem com os do chimpanzé mostrou que 98,5% dos genes são idênticos, como seria esperado em duas espécies que se separaram, na árvore da vida, há tão pouco tempo. Mas como explicar a existência de trechos de DNA de cobra no genoma do gado? Bois são mamíferos e cobras répteis. Mamíferos e répteis, descendentes de um mesmo ancestral anfíbio, trilharam caminhos separados há 250 milhões de anos. Outros estudos revelaram anomalias parecidas em plantas, insetos e peixes. Havia algo de podre no reino evolutivo"


Talvez a revista Época tenha sido um pouco mais criteriosa, pelo menos admitiu que pode haver ( é há vários) erros na teoria de Darwin. Já outra revista.........


Veja exaltou a Darwin de várias maneiras:


"O mistério é por que tanta gente ainda reluta em aceitar que o homem é o resultado da evolução."


Será que é porque o homem não é?


"...... como explicar a persistente má vontade para com suas teorias em países campeões na produção científica?"


Já está explicado, onde há verdadeira ciência não se engole o que os brasileiros engolem: que a teoria da Evolução consegue satisfazer os mistérios da origem da vida.


"A teoria da evolução causa mal-estar em muita gente – mas só algumas confissões evangélicas converteram o darwinismo em um inimigo a ser combatido a todo custo."


"Ensinar criacionismo é trevas"


Hum.... que falta de informação ou desejo de distorcer a verdade. Será que os ardentes defensores de Darwin não sabem qual segmento religioso "fundou" o criacionismo ou não cita-o por medo ? Claro que os cristãos sabem quem foi; mas não foram os cristãos? Não, foram os judeus, os escritos da Torá são a base de judeus para crerem no criacionismo bíblico, a Bíblia Sagrada contém os livros da Torá e os demais livros do Antigo Testamento mas os judeus não crêem em Cristo nem na divindade dos livros do Novo Testamento. O fato da criação é ensinado pelos judeus a mais tempo que o advento de Cristo.
Agora, será que a mídia iria verberar contra os judeus, o que seria os EUA e tantos outros países se os descentes de Abraão retirassem suas riquezas e investimentos dos países que se levantarem contra suas crenças ? Porque não citar a escola judaísta onde o criacionismo é ensinado? E os muçulmanos, porque não criticá-los também, são criacionistas.
A imparcialidade da mídia é notável, ainda mais em Veja que tem se mostrado contra os Cristãos autênticos.
Ainda se diz que o Brasil é o maior país cristão do mundo!!! Quanta hipocrisia! Será que, se fossemos o maior país cristão do mundo ficaríamos tão estáticos frente à manifestação anti cristã da mídia no Brasil. Pense melhor antes de dizer que é cristão.





A revista Isto É , publicou matéria em que mostra o Espiritismo como um caminho de verdade e auxílio:

"Como as pessoas que creem na comunicação com os mortos transformaram suas vidas a partir de cartas psicografadas"




"Para muitos, o fenômeno em que médiuns transcreveriam mensagens enviadas por espíritos (leia quadro) prova que a vida não acaba com a morte física. Numa nação em que 20 milhões se consideram simpatizantes do espiritismo e 2,3 milhões declaram seguir a doutrina fundada pelo francês Allan Kardec, as mensagens psicografadas chegam às mãos de milhares de crentes - ou não - todos os dias nos 12 mil centros espalhados pelo País, segundo dados da Federação Espírita Brasileira."




Em Dezembro a Galileu publicou: "A nova era do espiritismo"

"Hoje, quem entra em um centro espírita no Brasil encontra uma mistura de hospital espiritual e centro de estudos. Ali, os tratamentos se resumem ao atendimento com passes (em que o médium repassa ao atendido a energia dos espíritos e a sua), à ingestão de água fluidificada (na qual fluidos medicamentosos são adicionados por espíritos desencarnados), e às desobsessões (nas quais o médium incorpora espíritos que interferem na vida de alguém). Além disso, há centros onde outras manifestações, como a psicografia, são presenciadas. Quem quiser pode desenvolver sua própria mediunidade. Todos os atendimentos são de graça e tudo é embalado pela divulgação dos livros de Kardec e de autores como Chico Xavier, segundo recomendações da Federação Espírita Brasileira."






Queremos que a mídia do Brasil seja evangélica? Não. Podia ao menos ser imparcial e não tendenciosa; como? Falando a verdade em todos os assuntos, não entronizando quem é questionado mesmo em seu meio ( A evolução darwinista - Leia aqui algo interessante ), dando ao cristianismo sério a mesma oportunidade que é dada àquilo que se opõem ao cristianismo, dificilmente se vê uma reportagem de cunho sério mostrando os grandes benefícios que o Evangelho tem provocado no Brasil.

E nós, que julgamos ser seguidores de Cristo, vamos ficar de braços cruzados?

"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura." (Marcos 16 : 15)

e

"Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir." (Mateus 25 : 13)


Com temor,


João Paulo.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

LIDERANÇA CRISTÃ: ALGUMAS QUALIDADES QUE DEVEM ESTAR PRESENTES.

Em dias em que se formam pastores desenfreadamente através de vários cursos teológicos no mínimo duvidosos, nem todos é claro, é bom observar algumas orientações que a Palavra de Deus nos traz para aqueles que desejam ocupar tão nobre função da casa de Deus, lembrando que pastorear não é ingressar em uma agência de pregadores, ganhar alguns cartões de visita, um assessor para negociar o cachê e gravar e vender milhares de DVDs.

Jesus, o grande e supremo Pastor (I Pe 5.1), deixou-nos o exemplo de como deve se portar aqueles que desejam ter um ministério bem sucedido como o Seu:

"Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos." (Mateus 20 : 28)

Pastores são constituídos sobre o rebanho para servi-lo: guiando-o, alimentando-o bem, intercedendo por ele, curando as feridas, chorando e gemendo com as ovelhas. Jesus deixou-nos o exemplo, o bom pastor deve dar a vida pelas ovelhas por amor a Cristo, Ele nos ensina assim ( Jo 10.11).

Veja alguns conselhos bíblicos acerca da nobre função que exige compromisso daqueles que a desejam:

“Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.” (Tiago 3.1)


"Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja." (I Timóteo 3 : 1)


Quando Paulo deu orientações a Tito para que constituísse bispos sobre a igreja em Creta as suas palavras foram as seguintes:

“Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade” (Tt 1.1)

“Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei:
Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes.
Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;
Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante;
Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes.” vv 5-9

“OS presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:
Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;
Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.
E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória” (II Pe 4.1-4)

Por qual motivo deve-se eleger homens com tais valores sobre a igreja do Senhor?
A Palavra de Deus nos responde:

“Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão,
Aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância.
Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos.
Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé.
Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade. (Tt 1.10-14)

“E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.
E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.” (II Pe 2.1-3)

Infelizmente nos dias atuais não é difícil encontrar homens, que se dizem de Deus, carentes das qualidades requeridas pelo Senhor.
Aqueles que desejam pastorear o rebanho do Senhor busquem seguir os preceitos bíblicos, a Palavra do Senhor está cheia de orientações para que o cristão seja irrepreensível em sua conduta.
Os que pensam não haver tais qualidades em seus líderes orem para que sejam aperfeiçoados e, onde há “lobos”, para que sejam lançados fora do meio do rebanho de Deus.


Em Cristo,

João Paulo