sexta-feira, 20 de março de 2009

AMOR E VERDADE


“Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente” (I Pe 1.22)

Algo que é essencialmente divino, pois Deus o é, é o amor. O Eterno não contém amor, não têm apenas algumas partes de Sua imensidão banhadas pelo amor, o Soberano é amor, sua essência é amar, Ele é o mais rico exemplo do que verdadeiramente esta palavra significa, Seu amor é tal que não pode ser expresso em palavras e, como o amor não pode ser medido por palavras senão por atos, o maior e mais belo ato de amor foi por Ele manifesto em Cristo Jesus. Amor sem acepção de pessoas, amor que alcança todos os povos línguas e nações, amor rejeitado por quem deseja rejeitá-lo, mas envolvido de atos amorosos é aquele que ama o Deus amoroso.

O homem, coroa da criação divina, é o mais belo e mais terrível ser que Deus criou, capaz de cometer atos nobres, mas autor de atitudes que até os seres irracionais repudiariam. Sendo o ser humano criado à imagem e semelhança de Deus deve ele refletir aquilo que Deus é e, como Deus é espírito, entendemos que tal semelhança está na alma do homem, na capacidade de agir segundo a vontade daquele que o criou. Se tal semelhança está no interior do homem deve então ser refletida dia a dia, semana após semana, mês após mês até que homem volte àquele que o criou, semelhança de atitudes de amor é o que se espera do homem para com os outros homens, pois são semelhantes, criados à imagem de Deus, que devem amar um ao outro como a si mesmos; mas, se atitudes de amor tem sido algo não muito vivenciado por aqueles que professam ser seguidores do Deus criador, onde está a falha? É certo que a vontade de transferir a responsabilidade da nossa falta de amor a um terceiro é mui grande, mas temos a Palavra de Deus, temos a oração, temos o Consolador que fora enviado por Aquele que nos resgatou, não podemos transferir a responsabilidade a ninguém, somos nós os responsáveis pela falta de amor, porém, a Palavra nos mostra onde está nossa falha e nos estimula a desfazermos a distorcida imagem do Reino que às vezes refletimos e a refletirmos a imagem do Criador.

Só pode haver amor onde há purificação, pois o homem é essencialmente mal (Rm 3.23, Sl 51.5), esta purificação só se dá através da obediência Àquele que conhece nossa essência, que nos deixou orientação através de Sua Palavra: a Verdade absoluta; mesmo que alguns insistam em dizer que a verdade não exista, apenas verdades relativas, ela deriva do Verdadeiro, daquele que realmente nos deu a vida e tem o poder e tomá-la para Si. A obediência à verdade é o único meio para purificação da alma do homem corrompido pelo pecado, que já não consegue amar pois enxerga somente suas necessidades e deseja satisfazê-las diariamente ainda que precedam de atitudes não amorosas.
A Verdade é algo que está além de palavras simplesmente impressas nas páginas de Sua Bíblia, ela está na revelação poderosa que as palavras têm sobre seus leitores, sobre aqueles que se achegam a ela com fé, não duvidando, pois sabem que ali se ouve a voz do Verdadeiro, e a Verdade está encharcada de amor, desde o Gênesis ao Apocalipse ela é amor, amor justo, não um amor mentiroso que aceita todo e qualquer ato de rebeldia em face da grande manifestação amorosa dada através de Cristo, justo é amor que dá àqueles que o rejeitam o direito de viverem separados dele eternamente.
O homem não vive o amor pois abandonou a Verdade, até dentro das igrejas tem se abandonado a Verdade, por isso há falta de amor, do amor não fingido, pois de falsos amores estão entranhados muitos que se dizem filhos do Deus do amor. Por ter a Verdade sido abandonada por muitos que deveriam pregá-la é que também tem sido escasso o amor.
Mas, há tempo de se viver o amor, há tempo de nos mostrarmos filhos daquele que nós chamamos de Pai, há tempo de mostrar ao mundo, mesmo sem palavras, que somos imagem do Deus de amor, há tempo, basta nos voltarmos à Verdade, Verdade que nos diz o que precisamos ouvir e não o que queremos, Verdade que nos confronta e nos leva os pés do Senhor, Verdade que dá vida aos que a obedecem, não vida abundante passageira, mas vida eternamente abundante, Verdade absoluta em sessenta e seis livros de onde nunca se esgotará as manifestações de amor do Senhor face a maldade das atitudes humanas, Verdade que nos leva a experimentar o verdadeiro amor diariamente ainda que nas tempestades, no luto, no leito de enfermidade, na alegria. Há tempo de nos amarmos ardentemente desejando o bem uns dos outros, e de fazer da igreja um lugar de comunhão e adoração, há tempo de nos convertermos ao Senhor pois, se não amamos não o conhecemos, se não o conhecemos não estaremos com Ele eternamente.

Em Cristo.

quarta-feira, 18 de março de 2009

AUSÊNCIA NAS POSTAGENS

Quero pedir desculpas aos leitores deste blog, já se passaram dez dias desde a última postagem, por motivo de férias é que tenho estado ausente, mas estou me esforçando para postar algo antes do término das féria.
A todos os que tem frequentado este espaço, meu muito obrigado. Que Deus os abençoe ricamente, fico grato por cada comentário, ainda que sejam poucos em relação ao número de acessos, o importante é que pessoas tem lido o que tem sido postado aqui.
Abraço a todos.

segunda-feira, 9 de março de 2009

QUEM ERA CALEBE ?

A Palavra do Senhor deve ser examinada pelo cristãos com cuidado e carinho, ela é maravilhosa e nos traz grandes e belas surpresas a cada dia que nos dedicamos a ela.
Neste post trago apenas uma curiosidade aos leitores acerca da vida de Calebe, grande e exemplar homem de Deus que, ao lado do grande líder Josué, dos doze espias que foram espiar a terra de Canaã, foi o único a entrar na Terra Prometida dos que milhões que saíram da terra do Egito que tinham mais de 20 anos. Estamos estudando no trimestre corrente o livro de Josué, grande lições temos apendido por esta maravilhosa lição comentada pelo sábio Pastor Elienai Cabral.
Acerca da lição do último domingo, “Uma Herança Conquistada pela Fé”, surgiu a seguinte dúvida: quem era o pai de Calebe?
O comentário bíblico Wycliffe trouxe uma possível explicação para aparente contradição encontrada em I Crônicas 2.18 e Josué 14.6 :

“Existem algumas dúvidas sobre a exata ascendência de Calebe. Em 1 Crônicas 2.18, está mencionado que Calebe era filho de Hezrom. Por outro lado, Jefoné, o quenezeu, é chamado pai de Calebe em Números 32.12. Os quenezeus, descendentes de Quenaz, parecem ter sido uma das tribos nômades dos desertos do Sinai (Gn 36.15). Foi em uma dessas tribos de edomitas que Moisés se casou (Jz 1.16; 4.11). A migração de Israel em direção ao norte atraiu alguns desses povos e eles se reuniram com fé, ao Senhor e ao seu povo. A família de Calebe foi anexada à tribo de Judá, e Calebe conquistou rapidamente uma posição de liderança. Embora o chefe da tribo fosse Naassom, filho de Aminadabe (Nm 2.3), foi Calebe que representou a tribo como espia e, mais tarde, como um daqueles que dividiu a terra em áreas tribais (Js 21.12). Está registrado que foi entregue a Calebe a sua parte “no meio dos filhos de Judá” (Js 15.13), implicando que ele não era realmente um membro daquela tribo. Séculos mais tarde, nos dias de Saul e Davi, os descendentes de Calebe ainda formavam uma família distinta em Judá, e sua parte do país parece ter sido um enclave na tribo (1 Sm 25.3; 30.14).” Dicionário Biblico Wycliffe pag 340


Por ocasião da difícil questão consultei outras obras e gostaria de compartilhá-las com os amantes da palavra de Deus para que possamos observar outras opiniões.
A Bíblia em Nm 4.15 traz a seguinte iformação:“E foram os filhos de Calebe, filho de Jefoné: Iru, Elá e Naã; e o filho de Elá: Quenaz.”

Em 2.18 : “E Calebe, filho de Hezrom, gerou filhos de Azuba, sua mulher, e de Jeriote; e os filhos desta foram estes: Jeser, Sobabe, e Ardom”

Comparando a descendência, o mais provável é que são dois Calebes. Mas a seguir trago a posição e duas outras obras:

1ª- “ Quem é Quem na Bíblia Sagrada” da Editora Vida:

“Calebe:
1 – Da tribo de Judá, filho de Jefoné o quenezeu ( Nm 32.12).
2 - Outro Calebe foi irmão de Jerameel e fillho de Hezrom. Era da tribo de Judá e casou-se com Azuba. Depois que ela morreu desposou Efrate, com quem herou Hur. Seus outros filhos foram Messa e Maressa ( I Cr 2.9,18,19,42,50). Bezalel, neto de Hur, foi o artesão que trabalhou na construção do Tabernáculo ( I Cr 2.20; Ex 31.1)”. (pág. 108)



2ª- “ Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e Contradições da Bíblia” da Editora Mundo Cristão’’

“1 CRÔNICAS 2:18 - Quem foi o pai de Calebe: Hezrom, Hur ou Jefoné?
PROBLEMA: De acordo com este versículo, o pai de Calebe foi Hezrom. Mas no versículo 50 é dito que Calebe era filho de Hur (SBTB, EC, R-IBB) e Josué 14:6 aponta-o como filho de Jefoné.
SOLUÇÃO: Várias são as possíveis soluções. Alguns eruditos acreditam que houve mais de um Calebe. Outros observam que a palavra "filho" pode ter também o sentido de neto ou até mesmo de bisneto. Daí a referência pode ser ao pai de Calebe, ao seu avô ou ainda ao seu bisavô. Ainda outros entendem que 1 Crônicas 2:50 não está afirmando que Calebe seja o filho de Hur. Por um sinal de pontuação colocado depois da palavra Calebe, a frase "Estes foram os filhos de Calebe" passa a referir-se ao que estava dito antes
*. Dessa forma, Hur não poderia ser o pai de Calebe.” ( pag 129)

A história de Calebe é linda, ele e Josué mantiveram-se firmes no Senhor quando deram o relatório sobre a terra prometida ( Nm 13), apesar de os outros dez espias sugerirem que era impossível conquistar a terra "Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós." (v 31), a Palavra diz que Calebe fez calar o povo e disse: "
Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela" (v30), Calebe creu na promessa do Senhor independente daquilo que se via, o Cristão deve andar por fé, sem fé é impossível agradar a Deus.
Creia que o Senhor te fará conquistar aquilo que Ele prometeu, aquilo que é propósito dele e não meramente humano, o que engrandecerá o nome do altíssimo; Calebe ainda esperou 45 anos para conquistar aquilo que era para ele, primeiramente cooperou para o bem de toda a nação de Israel, depois recebeu o que lhe era por direito. Os cristãos da atualidade tem buscado cooperar com o corpo de Cristo ou tem colocado suas vontades pessoais em primeiro lugar?
Lute, coopere com o Reino de Deus com amor e dedicação, o Senhor te recompensará no momento certo, (Hb 6.10).


João Paulo

quinta-feira, 5 de março de 2009

DIA MUNDIAL DO LIVRO


A respeito do dia mundial do livro alguns sites noticiaram sobre a importância da leitura, no site da revista veja há um artigo que traz uma interessante pesquisa acerca dos leitores e sua dedicação à leitura:

"Se muitas vezes você se sentiu mal por não ter lido um livro que todos julgam ser de leitura indispensável, eis um consolo: duas entre cada três pessoas mentem sobre o fato de terem lido alguma obra famosa. A estatística foi revelada por uma pesquisa britânica divulgada nesta quinta-feira, por ocasião do Dia Mundial do Livro.
O livro predileto dos falsos intelectuais é 1984. Segundo o levantamento, 42% das pessoas fingem ter lido o clássico de George Orwell. Em seguida, aparecem calhamaços como Guerra e Paz, de Leon Tolstói, e Ulisses, de James Joyce, títulos citados em 31% e 25% das mentiras, respectivamente. Logo atrás, tida como o livro mais vendido no mundo, vem a Bíblia, com 24%.
Na hora de responder sobre quais autores as pessoas gostam de ler de verdade, ganharam os best-sellers modernos. JK Rowling, criadora do bruxinho Harry Potter, estava na cabeceira de 61% dos entrevistados, enquanto que John Grisham, um dos escritores mais famosos dos Estados Unidos, era lido por 32%. O estudo envolveu 1.342 pessoas.
Para o diretor do National Literacy Trust da Grã-Bretanha, Jonathan Douglas, as mentiras são motivadas quase sempre pelo mesmo motivo: a intenção de parecer mais interessante para possíveis parceiros sexuais. "A pesquisa sugere que a razão pela qual as pessoas mentem é para parecerem mais atraentes", disse Douglas, segundo reportagem do jornal britânico Daily Telegraph.
"As pessoas gostam de ser vistas como leitoras", continuou Douglas, que afirma que elas costumam mentir para impressionar os outros, especialmente companheiros em potencial. De acordo com o diretor da NTL, as pessoas geralmente arriscam um título na esperança de que o interlocutor não tenha lido a obra. Na lista a seguir, os dez principais livros que a maioria finge ter lido, e logo depois, a lista dos verdadeiros autores preferidos dos britânicos."

Livros que as pessoas fingem ter lido:

1. 1984, de George Orwell (42%)
2. Guerra e Paz, de Leon Tolstoi (31%)
3. Ulisses, de James Joyce (25%)
4. Bíblia (24%)
5. Madame Bovary, de Gustave Flaubert (16%)
6. Uma Breve História do Tempo, de Stephen Hawking (15%)
7. Os Filhos da Meia-Noite, de Salman Rushdie (14%)
8. Em Busca do Tempo Perdido, de Marcel Proust (9%)
9. A Origem dos Meus Sonhos, Barack Obama (6%)
10. O Gene Egoísta, de Richard Dawking (6%)


Autores que as pessoas realmente leem:

1. J K Rowling (61%)
2. John Grisham (32%)
3. Sophie Kinsella (22%)
4. Jilly Cooper (20%)
5. Mills & Boon (18%)
6. Dick Francis (17%)
7. Robert Harris (16%)
8. Jeffrey Archer (15%)
9. Frederick Forsyth (13%)
10. James Herbert (12%)




Mas e o Cristão, será que mente quando fala acerca da leitura da Bíblia ? Nós dedicamos um tempo á leitura bíblica ou, mesmo sabendo de sua importância, somos negligentes quanto à sua leitura?
João, no evangelho que leva seu nome, afirmou que o que liberta é o conhecimento da verdade ( 8.32), a Verdade é Cristo e nós o podemos conhecer através da leitura da Bíblia, o mais belo e mais vendido livro do mundo.
"A Bíblia Sagrada é o livro mais vendido do planeta. Estima-se que foram vendidos 11 milhões de exemplares na versão integral, 12 milhões de Novos Testamentos e ainda 400 milhões de brochuras com extratos dos textos originais." ( Brasilwiki.com)
Mas por qual o motivo a comunidade mundial se encontra em conflitos tendo nas mãos a resposta para todas as suas indagações? O motivo é que não a leem, pensam ser ela um amuleto, e não é, é a Palavra de Deus e como toda palavra deve chegar aos ouvidos para fazer efeito.
O que dizer dos cristãos, estão lendo a Suprema Lei? Se estivessem não teríamos tantos escândalos e tanta manipução sobre os membros da comunidades cristãs. Mas, cristão não é todo aquele que segue os mandamentos de Cristo? E Jesus, ordenou a leitura da Bíblia ?"E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?" (Marcos 12 : 24)

"Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou." (João 14 : 24)
Então quem frequenta templos e se diz cristão mas não lê a Bíblia, alguns nem no culto, são seguidores de Cristo? Hum.... talvez tenham medo daquilo que sobrevirá aos que se não voltam para o Criador e, assim, dizem segui-Lo, mas por medo, porém, se lerem a Palavra verão que ela é doce "Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos." (Salmos 19 : 10), e após se dedicarem à leitura da perfeita Lei , com reverência e sob oração, não mais conseguirão se apartar dela.
Se você não consegue ler outras literaturas famosas de renome e se preocupa com isso excessivamente, esqueça, se esforce para ler a Bíblia em primeiro lugar, ela vai te levar à Vida e não ao simples conhecimento intelectual; a abundância da vida do homem está em Cristo e ele está revelado nas profundas palavras deixadas pelo autor das Sagradas letras, Deus, transcrita por alguns de Seus servos.
Leia, leia muito, mas que a Palavra da que dá Vida esteja primeiro lugar.
"Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido." (Josué 1 : 8)

"Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.
Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. I Timóteo 4.15,16)
Em Cristo.

"PAI-NOSSO - SLIDES PARA LIÇÃO 06, DE JOVENS, CPAD, 2º TRIMESTRE DE 2017

Lição 06 Jovens - "Pai-Nosso" - 2º Trimestre de 2017/ Lições Bíblicas CPAD de João Paulo Silva Mendes Lição 06 Jovens...