sábado, 16 de janeiro de 2016

UM NOVO MANDAMENTO ACERCA DO AMOR



Em certa ocasião Jesus teceu um comentário elogioso a um religioso que indagava o que deveria fazer para herdar a vida eterna. Jesus, sem dar respostas diretas como fazia muitas vezes, estimula o doutor da lei [religiosa] a responder e este respondeu bem:


"E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás."


 Contudo, embora seja essa a síntese no Antigo Testamento, pois  o amarás o próximo como a si mesmo também já constava em Lv 19.18, Jesus optou por dar aos homens um novo mandamento.

No que diz respeito ao amar a Deus sobre todas as coisas, com certeza prevalece, mas o "amar o próximo como a si mesmo", este sofreu alteração, e isso pelo próprio Jesus. Lembra-se? Os textos estão em Jo 13.34 e 15.12.

13. 34: "Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros."

15.12: "O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei."

A mudança é brutal, pois agora o parâmetro para amar ao próximo não é mais o que professa a Deus e como ama a si mesmo, mas o padrão é o amor de Cristo. Se observado este mandamento, quantos problemas evitaríamos em nosso meio, todos? Talvez grande parte deles... quase todos.

Nunca é demais relembrar que quem odeia o irmão e diz amar a Deus é mentiroso (1 Jo 4.20), para João, é impossível amar a Deus e odiar o próximo. Mais grave ainda, é considerar o versículo 8 do mesmo capítulo, pois João afirma que quem não ama não conhece a Deus. Simples assim, quem não ama não procede de Deus (v. 7), não nasceu dEle.

Ir aos cultos, cumprir um conjunto de regras, observar "pode" e "não pode" não atesta que ninguém é cristão, ou salvo, ou filho de Deus. São os frutos que atestam quem somos.

O mundo precisa ouvir o Evangelho e crer em Cristo, correto? Mas não basta somente pregar, falar, gravar DVDs com mensagens etc., o mundo precisa VER, sim, VER que amamos uns aos outros. O próprio Jesus o disse, confira:

"Nisto conhecerão que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns pelos outros." (Jo 13.35)

Mais à frente, orando por nós, clamou o Messias: "... a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste." (Jo 17.21)

Queremos que o mundo creia mais, amemos não só de palavra, mas em verdade.

Por fim, a caridade não pode ser, não é e nunca será o meio para salvação; a salvação é pela graça (Ef 2.8), dada por Deus, oferecida ao homem que deve acenar positivamente para o chamamento divino, sendo justificado e santificado, exigindo-se, daí em diante, que tal encontro com o Eterno seja demonstrado em obras, na prática, no dia a dia.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

DIA NACIONAL DA PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO

Eis uma das novas leis brasileiras. No dia 31 de Outubro é popularmente comemorado o dia das bruxas, mas também o aniversário da Reforma Protestante.

A data da lei abaixo foi fixada justamente no dia da Reforma, algo interessante. Destaco, porém, o art. 2º que veda a "discriminação de credo dentro de igrejas cristãs". Porque esta redação? Seria por estar o catolicismo também dentro, claro, das religiões cristãs, mas justamente nesse dia, 31 de Outubro, as igrejas fruto da Reforma relembrarem a libertação da ICAR e também trazem à memória as barbaridades que eram cometidas em nome de Deus?

Mas as reflexões no dia da Reforma vão além, agora questionamos as próprias igrejas ditas evangélicas, pois se no Sec. XVI combatia-se a venda de indulgências, hoje a coisa não é muito diferente, só que no meio dito evangélico.


Por outro lado, apesar de o Estado ser laico, isso não impede a sanção de leis como a 13.246, e não há que se falar em ferimento à laicidade, pois outros seguimentos religiosos também são contemplados e tal ação estatal em nada o torna confessional ou algo próximo a isso.

Na  mesma data, foi sancionada a lei 13.248 que institui o dia do Tambor de Crioula, "manifestação cultural" ligada ao catolicismo e religiões afro (veja aqui). Importante fazer o destaque desta lei antes que alguém venha correndo apontar contra os cristãos.




Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos
Institui o dia 31 de outubro como Dia Nacional da Proclamação do Evangelho e dá outras providências.
A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o  Fica instituído o dia 31 de outubro de cada ano como Dia Nacional da Proclamação do Evangelho.
Art. 2o  No dia 31 de outubro dar-se-á ampla divulgação à proclamação do Evangelho, sem qualquer discriminação de credo dentre igrejas cristãs.
Art. 3o  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 12 de janeiro de 2016; 195o da Independência e 128o da República.
DILMA ROUSSEFF

Este texto não substitui o publicado no DOU de 13.1.2016

UMA PASTORA NO MINISTÉRIO DA MULHER, FAMÍLIA E DIREITOS HUMANOS.

No vídeo abaixo, a nova Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos concede entrevista ao canal CPAD. Dentre outras coisas, Damares fal...