LIVRO I - PARTE GERAL
TÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
ART. 1° - Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.
ART. 2° - Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
Parágrafo Único - Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.
ART. 3° - A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros, meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
ART. 4° - É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
Parágrafo Único - A garantia de prioridade compreende:
Esses são apenas os 5 primeiros artigos. A realidade é outra no Brasil e no mundo:a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias; b) precedência do atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública; e) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas; d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude. ART. 5° - Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
(Publicado na Revista VEJA, da Editora ABRIL, edição 1735, de 23 de janeiro de 2002)
Que faremos? Continuaremos, a maioria, trancados em nosso mundo de conforto? Certamente não seria essa a atitude de Jesus.
Mas eu não posso mudar o mundo, talve você diga. Mas pode mudar o mundo de alguém, ajudar a transformar a realidade de uma ou mais pessoas.
Ser cristão não significa apenas frequentar um templo, muitos são cristãos e nem podem frequentar um devido à perseguição em vários países, mas é mostrar através de atitudes que Cristo está presente em nós, nossos gestos devem ser mais eloquentes que nossas palavras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário