segunda-feira, 27 de outubro de 2008

EVOLUCIONISMO, CIENTIFICAMENTE INSUSTENTÁVEL.


A revista da escola dominical para alunos de 15 – 17 anos, editada pela CPAD, traz nesse trimestre um assunto atual e de grande importância para os adolescentes, as lições comentadas pelo Pastor Silas Daniel aborda os seguintes assuntos: ocultismo, astros e horóscopo, criação e evolução, a Bíblia e a ciência, ufologia, nova era, superstição, islamismo, budismo, ioga, satanismo, espiritismo e a “febre” dos anjos.
Todos os temas abordados na revista servirão para que nossos adolescentes sejam ensinados no caminho do Senhor, para que não sejam enganados pelo inimigo; como professor na ED da classe que está na faixa etária dos juvenis estarei abordando algo do conteúdo da revisa no blog e na coluna “Blog do JP” no site http://www.adca.org.br/ .
Quero começar com um tema polêmico e difundido abertamente durante anos em nossas escolas afastando os adolescentes da verdade bíblica: o Evolucionismo. A teoria da evolução contém inúmeros pontos que a tornam falha mas, que nunca serão divulgados nas salas de aula nem na mídia de forma aberta, devemos lembrar que a teoria evolucionista é apenas uma das muitas que propõe esclarecer os mistérios da origem da vida através da ciência, porém, sabemos que a vida originou-se em Deus e é obra de sua criação como está escrito em Is 45:12 “Eu fiz a terra, e criei nela o homem; eu o fiz; as minhas mãos estenderam os céus, e a todos os seus exércitos dei as minhas ordens.”

De dezembro de 1831 a outubro de 1836, Darwin viajou como naturalista a bordo do navio “Beagle” em expedição científica. Ao longo de sua viagem passou pelas ilhas do Cabo Verde, algumas ilhas do Atlântico, a costa da América do Sul, as ilhas Galápagos, Tarti, Nova Zelândia, Austrália, Tasmânia, as ilhas Keeling, Falkland, Mauricias, Santa Helena, Ascensão e também o Brasil.
Antes de Darwin a teoria da evolução já era conhecida, mas Darwin ficou famoso por formular a teoria da transmutação de espécies e a “seleção natural”. Segundo Jacques Barzun, em entrevista à Veja em 2002: “A idéia da evolução das espécies já circulava cem anos antes de Darwin. O que Darwin fez foi propor um mecanismo para a evolução. Se esse mecanismo realmente funciona como ele descreveu, é algo que os biólogos discutem até hoje. Anos atrás um biólogo do instituto Pasteur , na França, disse-me que ninguém mias lá dentro aceita ser chamado de darwinista.Não quero dizer com isto que devemos voltar à idéia do criacionismo. Quero dizer apenas que o desenvolvimento da ciência tem posto em questão vários postulados da cartilha darwinista, algo que passa desapercebido por quem não está enfronhado nas discussões”

A teoria da evolução propõe que homens e animais sejam descendentes de um mesmo “tronco” e, que são o somatório de uma evolução de milhões de anos; a palavra do Senhor nos revela no livro de Gênesis como o homem e os animais foram criados , Deus os criou da forma que são: o homem ( Gn 1.26, 27 ), e os animais (GN 1.20,21).
Veremos algumas incoerências do evolucionismo e, que o mesmo não passa de uma tentativa do ateísmo fundamentar-se cientificamente, biblicamente e através da ciência vemos que é falho e frágil.
O evolucionismo tem sua origem no naturalismo, antiga corrente filosófica que se opõe ao Deus criador, exaltando a natureza acima de todas as coisas, a Bíblia Sagrada condena o naturalismo (Rm 1.25).
A paleontologia, ciência que estuda animais e vegetais fósseis, aponta para a não aceitação do evolucionismo, pois, se houve verdadeiramente evolução, da forma proposta por Darwin, é imprescindível que existam vários fósseis das milhares formas de transição dos seres que evoluíram.
Vários “elos perdidos” foram “descobertos” ao longo dos anos e posteriormente comprovado que eram farsas, mentira e engodo dos evolucionistas na tentativa de provarem sua inaceitável teoria. Vejamos os mais famosos homens-macacos:

1.Homem de Nebraska: teve sua imagem reconstruída a partir de um dente com idade estimada em um milhão de anos, após quatro anos chegaram á conclusão que o dente era de uma espécie de porco.

2- O Homem de Java: montado a partir de um fêmur, um crânio e três dentes molares, os itens não foram encontrados juntos, um dos dentes estava a três quilômetros do fêmur e do crânio. Após trinta anos o responsável pela descoberta, Dr. Dúbios “lembrou-se” que havia restos mortais, humanos, na mesma camada de escavação.

3- O Homem de Neanderthal: reconstruído a partir de um crânio, quase completo, encontrado em 1848 e um esqueleto parcial em 1856, estudos comprovaram que o Neanderthal era tão humano como nós porém, tudo indica que sofria de raquitismo.

4- O Homem de Pitdown: uma fraude forjada por Darwin a partir de um fragmento de maxilar, dois dentes e um fragmento de crânio. Quarenta anos mais tarde foi comprovada a fraude.


Vários cientistas tem se mostrado contrários ao evolucionismo, Michael Denton, biólogo molecular disse o seguinte: “ A Teoria da Evolução ainda é, como era na época de Darwin, uma hipótese altamente especulativa ,inteiramente desprovida de apoio factual direto e muito distante do axioma autocomprobatório no qual alguns de seus defensores mais agressivos gostariam que acreditássemos”

Acerca do olho humano Darwin disse o seguinte: “Parece impossível ou até mesmo absurdo, reconheço-o, supor que o olho com seus inimitáveis aperfeiçoamentos seja um órgão formado pela seleção natural” ( pp 244 e 245)
Alguém já ouviu isso nas escolas? Não!
Acerca da célula sabe-se que é altamente complexa, não era isso que se pensava no início do século passado, Ernst Haeckel, de forma pobre em 1905, descreveu a célula como “ glóbulos homogêneos de plasma” mas, segundo Walter L. Bradley, “um organismo unicelular é mais complicado que qualquer coisa que tenhamos conseguido recriar através de supercomputadores”.A ciência tem mostrado que a célula é um sistema extremamente complexo e que contem proteínas, ácidos nucléicos e todos os tipos de máquinas miniaturizadas. Alguém descreveu de forma criativa um organismo unicelular:
“É como uma indústria e alta tecnologia, completada com linguagens artificiais e sistemas de decodificação, bancos centrais de memória que armazenam e localizam quantidades impressionantes de informações, sistemas de controle de precisão que regulam a montagem automática dos componentes, mecanismos de revisão e controle de qualidade que protegem contra erros, sistemas de montagem que utilizam princípios de pré-fabricação e construção modular e um completo sistema de duplicação que permite ao organismo o reproduzir-se a uma velocidade estonteante”.
O biólogo Michel Behe no seu livro “A caixa preta de Darwin” defende que a célula não pode ter sido produto da seleção natural, ele diz o seguinte em sua obra: “a seleção natural não pode ter produzido essas máquinas miniaturizadas porque elas tem uma propriedade chamada de complexo irredutível; quer dizer, elas consistem em várias partes, todas as quais devem estar presentes para a máquina funcionar.Complexidade irredutível é como uma ratoeira que tem várias partes, e todas as partes devem estar presentes antes que ela possa funcionar.
Eu argumento que tais sistemas são melhor explicados como o resultado de um deliberado projeto inteligente. Eu cheguei à conclusão por um tipo de argumento lógico indutivo: sempre que vemos tais sistemas no mundo real, no mundo macroscópico da nossa vida cotidiana, nós descobrimos que eles são, de fato, projetados
”. O olho humano é bom exemplo do que Behe afirma e, que era temido por Darwin sob a ótica da seleção natural, o olho humano não pode funcionar se dele retirarmos uma das partes que o compõe.
Uma vez mais a dificuldade de o Darwinismo firmar-se mostra-nos que a Palavra de Deus tem razão quando diz-nos que Deus é o criador.
Em seu livro, “Uma breve História do Tempo”, Stephen Hawking diz que, “ o objetivo da ciência é prover uma teoria única que descreva todo o universo” (p30), contudo, assevera: “é muito difícil descobrir uma teoria que descreva todo o universo” (p31)
Descobertas cientificas nos últimos anos tem apontado com clareza para um planejador inteligente que tenha projetado todo o universo: a cosmologia comprova Gênesis 1.3, 16 que afirma existir luz antes do sol, a chamado luz cósmica; a química descobriu que o ser humano tem, em sua composição, 15 elementos no solo, isso atesta Gênesis 2.7 que diz: “ Então formou Deus, o homem, do pós da terra...”; em I Coríntios 15.41 a Bíblia afirma que há diferença de grandeza entre as estrelas, a ciência tem testificado isto.
Apesar da crescente cruzada ateísta levantada contra o cristianismo, as descobertas verdadeiramente científicas apontam para um Criador, nós cristãos, sabemos quem é aquele que a todas coisas governa, aquele que rege o universo, que sustém o globo terrestre e que o criou de forma sobrenatural.
Veja ness site, http://www.dissentfromdarwin.org/ ,a quantidade de cientistas que tem se posicionado contra a insustentável e tão difundida idéia evolucionista.

“Não sabes, não ouvistes que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra não se cansa nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar seu entendimento.” Isaías 40.28

“ Diz o néscio no seu coração: não há Deus...” Salmos 53.1

Não reconhecer Deus como o criador e senhor é tolice, reconhece-lo não é falta de entendimento nem ausência de razão, pelo contrário, adorá-lo mostra inteligencia por parte da criatura que cumpre o propósito para o qual foi criado, não se dobrar diante da soberania de Deus é ser parcial e mentiroso, vários homens tem se voltado para Deus após estudarem de forma profunda .
Deus está aberto a receber qualquer um que clamar por Ele, em qualquer tempo e local: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.



Referências Bibliográficas:

Carvalho, César Moisés, “ O Mundo de Rebeca”, CPAD , 2007.
Strobel, Lee, “ Em Defesa da Fé”, Editora Vida, 2002.
Daniel, Silas, “ Lições Bíblicas- Juvenis” CPAD, 2008.
Behe, Michael, entrevista concedia ao CACP.
Alves, Cláudia Aparecida, “Criação x Evolução” ebook publicado pelo LETRAS SANTAS.


Em Cristo,


João Paulo

15 comentários:

  1. Irmão João Paulo, a Paz do Senhor!!!

    Este artigo veio em boa hora e sua contribuição foi enorme.

    Sou professor dos Juvenis e a dificuldade para encontrar bons subsídios é muito grande.

    Como tive que viajar, não dei a lição sobre criacionismo e evolucionismo, a qual deixarei para o final.

    Que Deus o abençoe!!!

    ResponderExcluir
  2. Irmão Victor,A paz do Senhor!

    Fico feliz em saber que cooperei com um professor de ED, como eu. Ao iniciar a preparação da lição que tratava do tema, "Evolução X Criação", também tive um pouco de dificuldades em encontrar um bom subsídio, me esforcei muito para juntar algo de qualidade, louvo a Deus por ter refutado o evolucionismo de forma inteligente em sala de aula.
    Talvez seu comentário tenha sido o que mais me alegrou durante os 10 meses do blog, cooperar com o ensino é fundamental para a formação de qualidade.
    Um grande abraço e que Deus o abençoe no decorrer do trimestre na classe dos Juvenis.

    JP

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!!
    Continue se dispondo pois o Senhor quer te usar!

    ResponderExcluir
  4. Muri, a Paz do Senhor!!!!!!!!!


    Valeu, estou esforçando-me para cooperar com o Reino de Deus.

    Abraço,

    JP

    ResponderExcluir
  5. Amado João Paulo,

    belo post, e uma das coisas que a ciencia mias rejeitar comentar é a lei da termodinamica junto a evolução.
    Pois dois serem diferentes nunca geram um ser que consegue se reporduzir.
    Um tema bem interessante principalmente que nas escolar não existe espaço para o criacionismo.

    Um abraço
    Sandre

    ResponderExcluir
  6. Irmão Sandre,


    O que o irmão falou é verdade, não só alguns pontos da Termodinâmica, mas outros conceitos científicos afastam a possibilidade de o evolucionismo se sustentar.
    Nosso Deus é o criador.

    Abraço,

    JP

    ResponderExcluir
  7. Nobre irmão e amigo João Paulo, a paz do Senhor.

    Excelente artigo! Um artigo como este demonstra a falácia do ateísmo, bem como a razão do criacionismo.

    Não tem para onde correr: Deus criou os céus e a terra, e tudo o que neles existe.

    Que Deus o abençoe e use cada vez mais.

    Abraço.

    Anchieta Campos

    ResponderExcluir
  8. Irmão Anchieta, a Paz do Senhor!!

    O ateísmo é realmente falacioso, fraudulento e diabólico, firma-se em teorias supostamente cientifícas na tentativa de retardar o progresso do Reino de Deus porém, Deus tem levantado em todos os lugares, homens e mulheres para proclaramarem Sua verdade, salvando e libertando os cativos.

    Abraço,

    JP

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    A paz do Senhor!

    Passando para conhecer seu belo espaço e edificante desejar uma linda semaninha, cheinha de paz. Parabéns pelo post.

    Graça e paz!

    Edimar Suely
    jesusminharocha.blig.ig.com.br

    ResponderExcluir
  11. Paz do Senhor,

    Obrigado pela visita, Deus abençoe também.

    Abraço,

    JP

    ResponderExcluir
  12. João Paulo,

    Bela postagem sobre este assunto, tão pertinente a todos, mas principalmente aos jovens e adolescentes, que estão estudando.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  13. Paz querido!

    Também dou aula na EBD para os adolescentes e os assuntos das lições esse trimestre estão realmente interessantímos e uma das melhores aulas até agora foi a que falou sobre OVNIs.
    Gostaria de ler seu comentário sobre essa lição.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  14. Paz do Senhor, irmão!

    Sou do Brasil Para Cristo de São Bernardo do Campo, e queria te parabenizar pelo blog!
    No entanto, tenho um conhecimento profundo nesse tema (criacionismo vs evolucionismo) e encontrei alguns pontos errados - na parte de ciencias - neste artigo. Se o irmão me der a oportunidade, posso enviá-los por email, e aí posso incluir também algumas curiosidades sobre este tema que é bastante polêmico mas que não deixa de ser interessante!

    Ah, e se quiser, fique a vontade pra visitar o meu blog - que é focado justamente nesse tema: http://genesisum.blogspot.com

    Abraços!

    Rodrigo Henrique Gomes - Santo André, SP

    ResponderExcluir
  15. Caro Rodrigo, paz do Senhor.

    Agradeço pelo comentário. Vou passar no teu blog e informar o email.

    Abraço.

    ResponderExcluir

O PÚLPITO PENTECOSTAL (2)

Se por um lado há falta de preparo por parte de muitos pregadores sobre os púlpitos (leia aqui ), de outro há uma tendência em achar que ...