quinta-feira, 5 de março de 2009

DIA MUNDIAL DO LIVRO


A respeito do dia mundial do livro alguns sites noticiaram sobre a importância da leitura, no site da revista veja há um artigo que traz uma interessante pesquisa acerca dos leitores e sua dedicação à leitura:

"Se muitas vezes você se sentiu mal por não ter lido um livro que todos julgam ser de leitura indispensável, eis um consolo: duas entre cada três pessoas mentem sobre o fato de terem lido alguma obra famosa. A estatística foi revelada por uma pesquisa britânica divulgada nesta quinta-feira, por ocasião do Dia Mundial do Livro.
O livro predileto dos falsos intelectuais é 1984. Segundo o levantamento, 42% das pessoas fingem ter lido o clássico de George Orwell. Em seguida, aparecem calhamaços como Guerra e Paz, de Leon Tolstói, e Ulisses, de James Joyce, títulos citados em 31% e 25% das mentiras, respectivamente. Logo atrás, tida como o livro mais vendido no mundo, vem a Bíblia, com 24%.
Na hora de responder sobre quais autores as pessoas gostam de ler de verdade, ganharam os best-sellers modernos. JK Rowling, criadora do bruxinho Harry Potter, estava na cabeceira de 61% dos entrevistados, enquanto que John Grisham, um dos escritores mais famosos dos Estados Unidos, era lido por 32%. O estudo envolveu 1.342 pessoas.
Para o diretor do National Literacy Trust da Grã-Bretanha, Jonathan Douglas, as mentiras são motivadas quase sempre pelo mesmo motivo: a intenção de parecer mais interessante para possíveis parceiros sexuais. "A pesquisa sugere que a razão pela qual as pessoas mentem é para parecerem mais atraentes", disse Douglas, segundo reportagem do jornal britânico Daily Telegraph.
"As pessoas gostam de ser vistas como leitoras", continuou Douglas, que afirma que elas costumam mentir para impressionar os outros, especialmente companheiros em potencial. De acordo com o diretor da NTL, as pessoas geralmente arriscam um título na esperança de que o interlocutor não tenha lido a obra. Na lista a seguir, os dez principais livros que a maioria finge ter lido, e logo depois, a lista dos verdadeiros autores preferidos dos britânicos."

Livros que as pessoas fingem ter lido:

1. 1984, de George Orwell (42%)
2. Guerra e Paz, de Leon Tolstoi (31%)
3. Ulisses, de James Joyce (25%)
4. Bíblia (24%)
5. Madame Bovary, de Gustave Flaubert (16%)
6. Uma Breve História do Tempo, de Stephen Hawking (15%)
7. Os Filhos da Meia-Noite, de Salman Rushdie (14%)
8. Em Busca do Tempo Perdido, de Marcel Proust (9%)
9. A Origem dos Meus Sonhos, Barack Obama (6%)
10. O Gene Egoísta, de Richard Dawking (6%)


Autores que as pessoas realmente leem:

1. J K Rowling (61%)
2. John Grisham (32%)
3. Sophie Kinsella (22%)
4. Jilly Cooper (20%)
5. Mills & Boon (18%)
6. Dick Francis (17%)
7. Robert Harris (16%)
8. Jeffrey Archer (15%)
9. Frederick Forsyth (13%)
10. James Herbert (12%)




Mas e o Cristão, será que mente quando fala acerca da leitura da Bíblia ? Nós dedicamos um tempo á leitura bíblica ou, mesmo sabendo de sua importância, somos negligentes quanto à sua leitura?
João, no evangelho que leva seu nome, afirmou que o que liberta é o conhecimento da verdade ( 8.32), a Verdade é Cristo e nós o podemos conhecer através da leitura da Bíblia, o mais belo e mais vendido livro do mundo.
"A Bíblia Sagrada é o livro mais vendido do planeta. Estima-se que foram vendidos 11 milhões de exemplares na versão integral, 12 milhões de Novos Testamentos e ainda 400 milhões de brochuras com extratos dos textos originais." ( Brasilwiki.com)
Mas por qual o motivo a comunidade mundial se encontra em conflitos tendo nas mãos a resposta para todas as suas indagações? O motivo é que não a leem, pensam ser ela um amuleto, e não é, é a Palavra de Deus e como toda palavra deve chegar aos ouvidos para fazer efeito.
O que dizer dos cristãos, estão lendo a Suprema Lei? Se estivessem não teríamos tantos escândalos e tanta manipução sobre os membros da comunidades cristãs. Mas, cristão não é todo aquele que segue os mandamentos de Cristo? E Jesus, ordenou a leitura da Bíblia ?"E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?" (Marcos 12 : 24)

"Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou." (João 14 : 24)
Então quem frequenta templos e se diz cristão mas não lê a Bíblia, alguns nem no culto, são seguidores de Cristo? Hum.... talvez tenham medo daquilo que sobrevirá aos que se não voltam para o Criador e, assim, dizem segui-Lo, mas por medo, porém, se lerem a Palavra verão que ela é doce "Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos." (Salmos 19 : 10), e após se dedicarem à leitura da perfeita Lei , com reverência e sob oração, não mais conseguirão se apartar dela.
Se você não consegue ler outras literaturas famosas de renome e se preocupa com isso excessivamente, esqueça, se esforce para ler a Bíblia em primeiro lugar, ela vai te levar à Vida e não ao simples conhecimento intelectual; a abundância da vida do homem está em Cristo e ele está revelado nas profundas palavras deixadas pelo autor das Sagradas letras, Deus, transcrita por alguns de Seus servos.
Leia, leia muito, mas que a Palavra da que dá Vida esteja primeiro lugar.
"Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido." (Josué 1 : 8)

"Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.
Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. I Timóteo 4.15,16)
Em Cristo.

Um comentário:

UMA PASTORA NO MINISTÉRIO DA MULHER, FAMÍLIA E DIREITOS HUMANOS.

No vídeo abaixo, a nova Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos concede entrevista ao canal CPAD. Dentre outras coisas, Damares fal...