quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

ALGUMAS LIÇÕES PRÁTICAS DA VIDA DE JOSUÉ.


A revista lições bíblicas da CPAD, usadas na Escola Dominical, traz no primeiro trimestre de 2009 o seguinte tema, "As Conquistas e as promessas do povo de Deus", podemos extrair várias lições práticas da vida de Josué. Vejamos uma passagem no livro do filho de Num.

"Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares." Js 1.7-9

Veja que o Senhor ordenou a Josué que obedecesse toda a lei que havia aprendido enquanto servo de Moisés, lei do Senhor, na qual perseverou e, assim, obteve sucesso em seu proceder.
A orientação em obedecer a Palavra do Senhor não mudou, não vale somente para líderes (Sl 1), a falta de obediência à Palavra é o motivo do pecado do homem e do insucesso de muitos líderes cristãos ( Mc 12.24). Veja o sacerdote Arão , foi proibido de entrar na terra prometida por causa de sua desobediência, rebeldia (Nm 20.24 ), também o grande líder Moisés ficou de fora da terra prometida pela sua desobediência ( Nm 32.51,52).
Deus é justo e não leva em consideração títulos, cargos, status, colocação social, econômica..... Ele quer saber se o homem é fiel ou não, desobediente ou não, isso é o que importa, que diferencia um homem diante de Senhor, já temos tudo que nos é necessário para servirmos ao Senhor com fidelidade: Seu Espírito, Sua Palavra e Seu cuidado; cabe-nos o esforço e dedicação a Ele.

"Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós.
E falou Josué aos sacerdotes, dizendo: Levantai a arca da aliança, e passai adiante deste povo. Levantaram, pois, a arca da aliança, e foram andando adiante do povo.
E o SENHOR disse a Josué: Hoje começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, assim como fui com Moisés, assim serei contigo." Js 3.5-7

O versículo 5 do capítulo 3 do livro de Josué estabelece uma regra, uma condição para que Deus opere na vida do homem, em meio ao seu povo. A condição é a santidade, a separação para Deus, separação do pecado para dedicar-se a Deus, e essa santificação não é para alcançar algo simplesmente humano, é para que Deus cumpra na vida dos seus aquilo que é sua vontade, Deus já havia prometido aquela terra a Abraão ( Gn 17.8), portanto, o propósito de Deus na santificação do povo era para que cumpri-se a Sua vontade, porque Ele tem pensamentos de paz para os Seus: "Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais." (Jeremias 29 : 11). o principal ponto que deve ser observado quando fala-se santificação, o objetivo maior da vida daqueles que santificacão: o céu, a Canaã Celestial. Da mesma forma que a santidade precedeu a benção, a entrada em Canaã, assim também só entrarão para a presença eterna de Deus aqueles que se santificarem durante seus dias de vida ( Hb 12.14).

No versículo 7 Deus disse que a Josué que o Senhor mesmo o engrandeceria. Você vê algo importante neste verso? Deus é que engrandece o homem, Ele é quem faz com que o homem seja elevado diante dos olhos do povo, enquanto vemos muitos "puxando o tapete" de outros, nós vemos que o Senhor quer exaltar aqueles que Lhe obedecem, que se humilham diante dEle. Quer ser exaltado, abençoado, elevado diante dos homens? Siga o conselho bíblico que Tiago deixou em sua epístola: "Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará." (Tiago 4 : 10)
Siga esses exemplos encontrados na vida de Josué e serás bem sucedido, medite na Palavra de Deus e obedeça todos seus preceitos, tenha fé como esse grande líder teve ao marchar rumo ao Jordão, se humilhe na presença do Deus vivo e Ele te recompensará.


Leia mais sobre a conduta de Josué no livro que leva seu nome, na Bíblia Sagrada, e nos comentários sobre as lições bíblicas em http://www.ensinodominical.com/ .


Em Cristo,

João Paulo

4 comentários:

  1. Prezado irmão JP,

    A fé produz obediência, e a obediência produz uma fé fortalecida.

    O meu desejo de bençãos para os leitores deste seu e nosso blog, e que desenvolva a cada dia, uma fé perfeita em Deus como no Livro de Salmos 46:

    1) Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.

    Declaração de quem, com certeza, experimentou em muitos momentos de sua vida, a proteção de Deus, e que por vezes, reconhecia como abrigo e fortaleza o obedecer e servir a Deus.

    Deus poderá não livrar o seu servo de estar dentro da angústia, mas, possibilita que reconheça a sua presença, no meio da angústia, como se afirmasse:

    Estou com você. Sinta o meu Espírito te fortalecer, te abençoar e te livrar. Sinta que estou ao seu lado. Eu, Sou o Senhor teu Deus, que te livra, te guarda e te abençoa. Eu sou o Grande Eu Sou.

    2) Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares;

    Parecia em estado de loucura, ao afirmar, depois de procurar como definir a sua fé, e receber a inspiração do Espírito Santo. E, com tamanha convicção, mesmo que não hovesse a possibilidade da terra se locomover, para outro local, e é claro, resultado da busca em como se expressar, o salmista na afirmação de sua fé, tentou provocar uma associação com algo impossível a seu ver.

    3) Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montem se abalem pela sua braveza;

    Continua o salmista na sua avaliação, sobre a possibilidade do montes serem lançados ao mar, e o resultado seria tão tremendo que as águas com todas a suas criaturas seriam perturbadas pelo impacto violento, que seria considerado de grande braveza.

    4) Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.

    5) Deus está no meio dela; não será abalada; Deus a ajudará ao romper da manhã.

    6) As nações se embraveceram, os reinos se moverão; Ele levantou a sua voz e a terra se derreteu.

    7) O Senhor dos exércitos está conosco; O Deus de Jacó é o nosso refúgio.

    Neste momento, o salmista, estava tão decidido pelo Espírito de Deus, na orientação da composição desta parte da Bíblia, que...... declarou com tamanha certeza, pela sua fé, que a presença de Deus se fez real ao seu lado.

    8) Vinde, contemplai as obras do Senhor; que desolações tem feito na terra!

    9) Ele faz cessar as guerras até o fim da terra; quebra os arcos e corta a lança; queima os carros no fogo.

    10) Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra.

    Este foi o momento em que o próprio Deus, tomou o salmista e assumiu a evidência da sua presença na mudança da declaração do salmista, quando tomou o seu lugar na pessoa do verbo.

    Já não era mais o salmista se referindo a Deus, mas o próprio Deus enfatizou a sua presença com: Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus.

    11) O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.

    Imaginemos neste verso de número onze, o que não passou no coração do salmista, e a sua experiência de fé, na visitação do próprio Deus à sua vida, quando ele repete o verso de número sete, na composição do verso onze.

    Antes ele havia declarado por fé, mas, agora por certeza absoluta.

    A aplicação da fé, que é simbolizada pelo tamanho de um grão de Mostarda, deve receber crescimento, através da obediência na vida cristã. A obediência é o que rega a semente e lhe dá crescimento verdadeiro.

    Obedecer, significa depositar a pequena fé em Jesus Cristo, na demonstração de gratidão pela salvação e recebimento do perdão dos pecados. É a pura demonstração que o campo recebedor da semente, foi o coração, e que de fato, Jesus Cristo, entrou para cear, e alí permaneceu.

    Nós recebemos a semente, e Ele, Jesus Cristo, dá o crescimento.

    Sem fé, é impossível agradar a Deus.

    A Paz do Senhor!

    pr. Newton Carpintero
    www.pastornewton.com

    ResponderExcluir
  2. Paz do Senhor Pr.,


    Obrigado pela partipação com tão abençoada mensagem. Obediência também foi algo que não faltou na vida de Josué, fé e obediência fizeram-no um grande líder e, com certeza, essas qualidades devem ser achadas nos cristãos da igreja do século XXI.

    ABraço,

    JP

    ResponderExcluir
  3. Josué nos deu um dos maires exemplos que podemos seguir, que é obedecer a Deus, estar firme na sua palavra e buscar a Deus, pois só ele nos coloca em lugares altos.

    ResponderExcluir
  4. Otimo esborço da palavra para nossos coraçoes Irei eu atraves do espirito santo de Deus ministrar essa palavra em Uma festividade aqui em meu Estado...Josue 3,5 mande algo para mim esta estudando fazendo este favor...A paz do senhor

    ResponderExcluir

UMA PASTORA NO MINISTÉRIO DA MULHER, FAMÍLIA E DIREITOS HUMANOS.

No vídeo abaixo, a nova Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos concede entrevista ao canal CPAD. Dentre outras coisas, Damares fal...