No ano de 1780 na cidade de Gloucester, centro-oeste da Inglaterra, um jornalista chamado Robert Raikes ao preparar o editoral para o jornal dirigido por seu pai, era incomodado pelos palavrões e discussões de crianças que passavam o Domingo todo na rua. Neste tempo na Inglaterra não existiam escolas públicas, só filhos de pessoas abastadas financeiramente é que estudavam em escolas particulares, os filhos de operários pobres trabalhavam durante a semana com os pais, nas fábricas, e aos domingos ficavam entregues a ninguém, sem escola, sem ensino e sem cuidado restavam-lhes somente a rua. Robert Raikes, incomodado com a questão das crianças, começou a escrever nos editorias do jornal sobre a questão das pobres crianças que ficavam jogadas nas ruas no dia de descanso, alguns aplaudiram a idéia de Raikes em pedir que elas (as crianças) fossem alvo do cuidado da população, alguns porém não acharam o assunto relevante e preferiam que o jornal tratasse de outros temas. O fato é que a preocupação do jornalista o levou a desenvolver um projeto de ensino aos domingos para essas crianças, nascia a Escola Dominical; aos poucos a idéia tomou forma, algumas pessoas ajudavam voluntariamente, a outras Raikes pagava um salário para ajudar nas despesas, e assim as crianças outrora de rua estavam aprendendo conceitos éticos, morais, de educação e religiosos. Robert não sabia que a escola dominical, anos mais tarde, alcançaria toda a Inglaterra e o mundo, transformando a vida de milhares e milhares de pessoas, levando-as ao conhecimento de Cristo, ensinando a pureza da Palavra de Deus aos cristãos. “Hoje, a Escola Dominical conta com mais de 60 milhões de alunos matriculados, em mais de 500 mil igrejas protestantes no mundo. É a minúscula semente de mostarda plantada e regada, que cresceu para ser uma grande árvore cujos galhos estendem-se ao redor do globo.” (CPAD). Em meados do século XIX a Escola Dominical chega ao Brasil: “A Escola Bíblica Dominical surgiu no Brasil em 1855, em Petrópolis (RJ). O jovem casal de missionários escoceses, Robert e Sarah Kalley, chegou ao Brasil naquele ano, e logo instalou uma escola para ensinar a Bíblia para as crianças e jovens daquela região. A primeira aula foi realizada no domingo, 19 de agosto de 1855. Somente cinco participaram, mas Sarah, contente com “pequenos começos” contou a história de Jonas, mais com gestos, do que palavras, porque estava só começando a aprender o português. Mas, ela viu tantas crianças pelas ruas, e seu coração almejava ganhá-las para Jesus. A semente do Evangelho foi plantada em solo fértil.” (CPAD).
Conheça agora um pouco da história da Escola Dominical na Assembléia de Deus, no Brasil:
Você é aluno da Escola Dominical? Se não é procure matricular-se na ED mais próxima de sua casa.
Você recebeu do Senhor capacidade para ensinar ? Se sim coloque em prática o dom que há em ti.
Se você vê muitos defeitos da ED que frequenta, capacite-se para ajudar a melhorar a qualidade desta Escola, enquanto se capacita ore e coopere no que for possível.
Parabéns pelo trabalho no blog. Já estou seguindo.
ResponderExcluirAproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog, e se desejar segui-lo, será uma honra.
Seus comentários também serão muito bem-vindos.
www.hermesfernandes.blogspot.com
Saudações fraternas!
Caro irmão Hermes, a paz do Senhor!
ResponderExcluirGrato estou por sua participação e pela apreciação do blog, também já estou seguindo o seu blog, que também é ótimo.
Abraço.
Domingo dia de descanso? nao-nao
ResponderExcluirCaro Elton,
ResponderExcluirCom certeza não é, ainda mais para nós cristãos.
Em Cristo,
João Paulo.