quinta-feira, 3 de junho de 2010

CONFIANÇA, ANSIEDADE E FÉ

imagem: poetisasonhadora


Em Mateus 6 Jesus fala sobre a confiança que o cristão deve ter em Seu Senhor, não há necessidade de andarmos ansiosos de um lado para o outro incomodados com as coisas terrenas, Jesus assevera que ninguém, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso de sua vida. De fato se ansiedade trouxesse benefícios talvez eu e você já estaríamos em um patamar bem mais elevado, quão fácil é estar ansioso por algo que não vem, por alguma coisa que esperamos, por alguma promessa que talvez nem tenha sido Deus quem efetuou, por algum sonho que sonhamos e que emocionalmente atribuímos a Deus o prometer. Em dias que nos espreitam de forma ímpar não é raro estarmos com os nervos à flor da pele por tanto desejarmos ver o que nosso coração almeja, ou talvez por vermos com tanta frequência o que nos desagrada, isso também traz ansiedade. Isso nos torna fracos, frustrados, às vezes sem esperanças, mas não é assim só conosco, grandes homens tiveram experiências semelhantes.

Em I Reis 19 o grande profeta Elias é retratado como um homem que foge de uma mulher, ela é a sacerdotisa Jezabel, mulher do Rei Acabe. O interessante é ver que no capítulo 18 do mesmo livro o profeta clamou a Deus e diante de milhares de pessoas Deus o honrou fazendo descer fogo do céu, após isso Elias faz morrer seus 850 desafiados, os profetas de Asera e Baal; após o fato do monte Carmelo ele ora a Deus e volta a chover. Como após esses dois grandes feitos Elias foge com medo de uma mulher tirar-lhe a vida? Por que é que pede a morte após ter mostrado Deus que era com ele? É que Elias era humano, assim como eu e você, sentia medo, era intrépido e valente quase sempre, mas ele sentiu medo, sua fé fraquejou, mas ainda assim Deus não o abandonou, porque ele não abandona aqueles que, mesmo fracos, têm um coração que é temente a Ele.


Há dias em que nossa fé parece ser capaz de mover o globo terrestre, mas há dias que não temos forças para ler a Palavra de Deus, há dias em que não conseguimos orar e "ver" nossa oração chegar ao céu, por que?

Seguir a Jesus nos faz entrar em situações como a relatada em Mateus capítulo 8, quando os discípulos entraram em um barco com Jesus no Mar da Galiléia e se viram abatidos por uma forte tempestade, águas que faziam com que eles, experientes pescadores, ficassem atemorizados, com medo da morte. Mas como naquela ocasião, devemos crer que se estamos de fato seguindo ao Mestre ele então está no controle, ainda que em silêncio, Ele está vendo tudo, pode até parecer que dorme mas "Ele é a sua sombra à sua direita" pois "não dormita nem dorme o Guarda de Israel", certamente não deixará perecer aqueles que O amam, que seguem-no em todo tempo.

Importa que nossa fé esteja nele e nele esperemos, que depositemos nossa ansiedade diante dEle em oração, como diz o texto de Filipenses 4.6,7: "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus"

Ele sempre será Deus e nunca deixará de nos amar, mas também nunca deixará de nos ensinar o que necessitamos, ainda que através de uma tempestade no mar, contudo, isso não é motivo para nos desesperarmos, mas para crermos ainda mais em Seu cuidado em nos aperfeiçoar para herdarmos o céu.

4 comentários:

  1. Grande João Paulo!

    Muito me alegra seu retorno as postagens! Continue perseverando nesse intento e nos trazendo tão belos artigos.

    Forte abraço e Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Victor Leonardo,

    Ainda lembro-me de dias atrás quando incentivou-me a voltar com as postagens, espero conseguir postar com frequência sem parar novamente.
    Deus abençoe-o meu irmão, e o GQL.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. João Paulo, parabéns pelo texto. Não sei nada sobre você, sua vida e os motivos que o levaram a deixar a postar. Mas se minha opinião servir para algo, então não pare de postar. Deus te deu um dom muito especial, conseguir transformar o que Deus nos ensina em algo que pode ser compartilhado com outras pessoas. Que Deus te abençoe muito e te capacite cada vez mais para você continuar compartilhando. Graça e Paz.

    lampadadospes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Caro irmão Marcelo, paz do Senhor.

    Obrigado pelo carinho, fico realmente grato. Louvo a Deus em saber que esse humilde espaço têm ajudao alguém a receber orientação e conforto do Senhor.

    Deus nos abençoe.

    Abraço.

    ResponderExcluir

UMA PASTORA NO MINISTÉRIO DA MULHER, FAMÍLIA E DIREITOS HUMANOS.

No vídeo abaixo, a nova Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos concede entrevista ao canal CPAD. Dentre outras coisas, Damares fal...