quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

VOCÊ PENSA SER PASTOR, EVANGELISTA, PRESBÍTERO...

 
A Bíblia estabelece em Tito vários critérios para a constituição de obreiros sobre a igreja, pois é em tal epístola que Paulo dá a Tito o dever de consituir presbíteros [ bispos ], na cidade de Creta. É  bem certo que a referida carta trata de outros temas, mas fica claro na mesma que o Apóstolo pontua requisitos indispensáveis para que o aspirante ao episcopado seja separado para tal.

A partir do versículo 5 até o 9, do capítulo primeiro, relacionemos os quesitos, pois para Paulo o obreiro deveria ser:

- irrepreensível;
- marido de uma só mulher;
- que tenha filhos crentes, que não são acusados de dissolução, nem insubordinados;
- não arrogante;
- não irascível;
- não dado ao vinho;
- não violento;
- não cobiçoso de torpe ganância;
- hospitaleiro;
- amigo do bem;
- sóbrio;
- justo;
- piedoso;
- que tenha domínio de si;
- apegado à Palavra Fiel que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem.

Há ainda outra relação em I Tm 3.1-13, vários itens lá listados também estão em Tito, mas citemos alguns dos pontos que não são comuns:

- que  não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça...;
- ... é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora...


O motivo do post não é para questionar como estão sendo constituídos obreiros hoje, mas para que você pense, medite, leia os textos apontados e examine se deseja mesmo ser um obreiro na casa de Deus.

Os critérios estabelecidos são divinos, e se você se importa mesmo com o Reino, se deseja ardentemente que os rumos daquilo que está desajustado seja ordenado,  se critica muito e "sonha" com uma igreja reavidada, comece por aplicar estes conceitos à sua vida.

Por fim, "fiel é a Palavra, se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja", (I Tm 3.1).







5 comentários:

  1. João Paulo,

    Se esses critérios bíblicos forem seguidos muita coisa negativa que tem acontecido no âmbito ministerial poderão ser evitados. Seu blog está na lista dos meus favoritos, se você puder incluir o meu também, agradeço.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Caro Pr. Juber, a paz do Senhor.

    Estava eu sumido do blog, mas já coloquei o Cristianismo Radical na lista.

    Grande Abraço e que 2.012 seja um ano de ricas bençãos.

    ResponderExcluir
  3. A paz querido João Paulo, meu nome é Salviano Adão do blog; A única verdade em sua própria bíblia. O motivo do meu contato é porque gostaria de fazer uma parceria em nome de Jesus, já postei o blog do querido em minha lista de blog, passa lá depois para dar uma conferida, e gostaria que você também postasse o meu blog em seu blog, mas essa parceria é só se quiser.
    Que Deus abençoe e aguardo o seu contato.

    ResponderExcluir
  4. CARO IRMÃO JOÃO PAULO A PAZ DO SENHOR,ME CHAMO CIRINO JOÃO DE SOUZA, SOU MISSIONÁRIO NA CIDADE DE RONDONÓPOLIS - MATO GROSSO, QUERO VOS RELATAR UM TESTEMUNHO CONCERNENTE A ESSA FOTO POSTADA PELO IRMÃO ACIMA QUANDO DAVI FOI UNGIDO, NOS ANOS 90 EU JÁ ERA OBREIRO NA CONGREGAÇÃO DA ASSEMBLÉIA DE DEUS NO BAIRRO ONDE MORAVA, ESSE MESMO FATO ACONTECEU COMIGO EM UM DIA QUE EU ESTAVA ME SENTINDO MUITO MAL E NÃO QUERIA IR MAIS NA CONGREGAÇÃO, MAS MESMO ASSIM FUI E ME AJOELHEI BEM NO CANTINHO DO BANCO PERTO DA PAREDE E COMECEI A GEMER POIS NEM CONSEGUIA ORAR, NO DECORRER DOS MEUS GEMIDOS, DEUS FOI ME ENCHENDO DO ESPÍRITO SANTO E ME VEIO UMA REVELAÇÃO DE QUE EU ESTAVA AJOELHADO NUM ALTAR DE MÁRMORE BRANCO E DE UMA NUVEM BEM BRANCA SAIU UMA MÃO COM UMA VESTE BRANCA COM UM JARRO DE PRATA E DERRAMOU UM ÓLEO BEM AMARELO CLARINHO EM CIMA DE MINHA CABEÇA, AI DEI UM SALTO CHEIO DO PODER DE DEUS E COMECEI A FALAR EM LÍNGUAS E A ANDAR PELA CONGREGAÇÃO TODA, CHEGOU 23:30H DA NOITE EU AINDA ESTAVA NAQUELE ESTADO E OS IRMÃOS TIVERAM DE ME LEVAR PARA MINHA RESIDÊNCIA, ISSO ACONTECEU NA CIDADE ITAJAÍ-SANTA CATARINA ONDE MEU DIRIGENTE ERA O PASTOR ZILMAR MIGUEL QUE HOJE ESTÁ NA CIDADE DE FRANCISCO BELTRÃO-PARANÁ. DEUS VOS ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  5. Olá, João.

    Parece que temos a mesma visão da situação. Infelizmente existem casos em que fulano e cicrano assumem o posto porque não deu certo em atividades profissionais, ou é pai de um pastor. . Eu entendo que a função de liderança ministerial não é mera profissão, é um chamado divino que se estabelece através da vocação dada por Deus.

    Tomei a liberdade de copiar este texto e publicar em meu blog, o Belverere (http://belverede.bogspot.com.br).

    Aguardamos com ansiedade novas atualizações de seu blog.

    Abraço.

    E.A.G.

    ResponderExcluir

UMA PASTORA NO MINISTÉRIO DA MULHER, FAMÍLIA E DIREITOS HUMANOS.

No vídeo abaixo, a nova Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos concede entrevista ao canal CPAD. Dentre outras coisas, Damares fal...