sábado, 9 de julho de 2016

LIÇÃO 02: "O CARÁTER ÉTICO DE DEUS" - LIÇÕES BÍBLICAS JUVENIS 3º TRIMESTRE DE 2016

Nesta lição, vamos tratar de alguns atributos de Deus e do Reino de Deus ou Reino dos Céus.

Ressalto inicialmente, que ao trazer esses temas o objetivo não é fazer um estudo teológico profundo sobre Deus, mas apresentar aos alunos alguns dos atributos divinos para que conheçam mais sobre o criador.

A fim de despertar os alunos para o início da aula, peça a eles que definam Deus em uma Palavra. Por exemplo: Deus é: amor, onipotente, onisciente, misericordioso etc. À medida que forem mencionando, escreva-as no quadro e, ao final, explique a Eles que os atributos de Deus podem ser separados em duas classes: atributos naturais (incomunicáveis) e atributos morais (comunicáveis). O assunto governa o primeiro tópico da lição.

Vale ressaltar que os teólogos variam quanto à classificação dos atributos divinos. Assim, Stanley Horton em sua Teologia Sistemática (CPAD, 2012), por exemplo, classifica:
1) Atributos naturais de Deus (Deus é): Espírito, (in)cognoscível, eterno, onipotente, onipresente, onisciente, sábio.


    2) Atributos morais de Deus: fiel, verdadeiro, bom, paciente, amor, gracioso e misericordioso, santo, reto e justo.

Já na obra de Norman Geisler, também publicada pela CPAD, a classificação diferencia em alguns pontos, bem como em “Deus e a Bíblia”, do Pastor Elinaldo Renovato. Contudo, em todos os casos os autores apresentam as bases bíblicas para as classificações.

No tópico dois, observa-se os dois aspectos do Reino de Deus: a) presente, e, b) futuro.

No tópico três, “As virtudes manifestas do Reino de Deus”, é ótima ocasião para aplicar aquilo que foi explanado nos tópicos um e dois.

Os juvenis devem ser levados à firme convicção que devem manifestar em suas vidas os atributos morais de Deus, de forma que todos que os cercam sejam levados a glorificar a Deus, a exaltá-Lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UMA PASTORA NO MINISTÉRIO DA MULHER, FAMÍLIA E DIREITOS HUMANOS.

No vídeo abaixo, a nova Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos concede entrevista ao canal CPAD. Dentre outras coisas, Damares fal...