segunda-feira, 9 de março de 2009

QUEM ERA CALEBE ?

A Palavra do Senhor deve ser examinada pelo cristãos com cuidado e carinho, ela é maravilhosa e nos traz grandes e belas surpresas a cada dia que nos dedicamos a ela.
Neste post trago apenas uma curiosidade aos leitores acerca da vida de Calebe, grande e exemplar homem de Deus que, ao lado do grande líder Josué, dos doze espias que foram espiar a terra de Canaã, foi o único a entrar na Terra Prometida dos que milhões que saíram da terra do Egito que tinham mais de 20 anos. Estamos estudando no trimestre corrente o livro de Josué, grande lições temos apendido por esta maravilhosa lição comentada pelo sábio Pastor Elienai Cabral.
Acerca da lição do último domingo, “Uma Herança Conquistada pela Fé”, surgiu a seguinte dúvida: quem era o pai de Calebe?
O comentário bíblico Wycliffe trouxe uma possível explicação para aparente contradição encontrada em I Crônicas 2.18 e Josué 14.6 :

“Existem algumas dúvidas sobre a exata ascendência de Calebe. Em 1 Crônicas 2.18, está mencionado que Calebe era filho de Hezrom. Por outro lado, Jefoné, o quenezeu, é chamado pai de Calebe em Números 32.12. Os quenezeus, descendentes de Quenaz, parecem ter sido uma das tribos nômades dos desertos do Sinai (Gn 36.15). Foi em uma dessas tribos de edomitas que Moisés se casou (Jz 1.16; 4.11). A migração de Israel em direção ao norte atraiu alguns desses povos e eles se reuniram com fé, ao Senhor e ao seu povo. A família de Calebe foi anexada à tribo de Judá, e Calebe conquistou rapidamente uma posição de liderança. Embora o chefe da tribo fosse Naassom, filho de Aminadabe (Nm 2.3), foi Calebe que representou a tribo como espia e, mais tarde, como um daqueles que dividiu a terra em áreas tribais (Js 21.12). Está registrado que foi entregue a Calebe a sua parte “no meio dos filhos de Judá” (Js 15.13), implicando que ele não era realmente um membro daquela tribo. Séculos mais tarde, nos dias de Saul e Davi, os descendentes de Calebe ainda formavam uma família distinta em Judá, e sua parte do país parece ter sido um enclave na tribo (1 Sm 25.3; 30.14).” Dicionário Biblico Wycliffe pag 340


Por ocasião da difícil questão consultei outras obras e gostaria de compartilhá-las com os amantes da palavra de Deus para que possamos observar outras opiniões.
A Bíblia em Nm 4.15 traz a seguinte iformação:“E foram os filhos de Calebe, filho de Jefoné: Iru, Elá e Naã; e o filho de Elá: Quenaz.”

Em 2.18 : “E Calebe, filho de Hezrom, gerou filhos de Azuba, sua mulher, e de Jeriote; e os filhos desta foram estes: Jeser, Sobabe, e Ardom”

Comparando a descendência, o mais provável é que são dois Calebes. Mas a seguir trago a posição e duas outras obras:

1ª- “ Quem é Quem na Bíblia Sagrada” da Editora Vida:

“Calebe:
1 – Da tribo de Judá, filho de Jefoné o quenezeu ( Nm 32.12).
2 - Outro Calebe foi irmão de Jerameel e fillho de Hezrom. Era da tribo de Judá e casou-se com Azuba. Depois que ela morreu desposou Efrate, com quem herou Hur. Seus outros filhos foram Messa e Maressa ( I Cr 2.9,18,19,42,50). Bezalel, neto de Hur, foi o artesão que trabalhou na construção do Tabernáculo ( I Cr 2.20; Ex 31.1)”. (pág. 108)



2ª- “ Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e Contradições da Bíblia” da Editora Mundo Cristão’’

“1 CRÔNICAS 2:18 - Quem foi o pai de Calebe: Hezrom, Hur ou Jefoné?
PROBLEMA: De acordo com este versículo, o pai de Calebe foi Hezrom. Mas no versículo 50 é dito que Calebe era filho de Hur (SBTB, EC, R-IBB) e Josué 14:6 aponta-o como filho de Jefoné.
SOLUÇÃO: Várias são as possíveis soluções. Alguns eruditos acreditam que houve mais de um Calebe. Outros observam que a palavra "filho" pode ter também o sentido de neto ou até mesmo de bisneto. Daí a referência pode ser ao pai de Calebe, ao seu avô ou ainda ao seu bisavô. Ainda outros entendem que 1 Crônicas 2:50 não está afirmando que Calebe seja o filho de Hur. Por um sinal de pontuação colocado depois da palavra Calebe, a frase "Estes foram os filhos de Calebe" passa a referir-se ao que estava dito antes
*. Dessa forma, Hur não poderia ser o pai de Calebe.” ( pag 129)

A história de Calebe é linda, ele e Josué mantiveram-se firmes no Senhor quando deram o relatório sobre a terra prometida ( Nm 13), apesar de os outros dez espias sugerirem que era impossível conquistar a terra "Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós." (v 31), a Palavra diz que Calebe fez calar o povo e disse: "
Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela" (v30), Calebe creu na promessa do Senhor independente daquilo que se via, o Cristão deve andar por fé, sem fé é impossível agradar a Deus.
Creia que o Senhor te fará conquistar aquilo que Ele prometeu, aquilo que é propósito dele e não meramente humano, o que engrandecerá o nome do altíssimo; Calebe ainda esperou 45 anos para conquistar aquilo que era para ele, primeiramente cooperou para o bem de toda a nação de Israel, depois recebeu o que lhe era por direito. Os cristãos da atualidade tem buscado cooperar com o corpo de Cristo ou tem colocado suas vontades pessoais em primeiro lugar?
Lute, coopere com o Reino de Deus com amor e dedicação, o Senhor te recompensará no momento certo, (Hb 6.10).


João Paulo

24 comentários:

  1. João Paulo,

    Que tenhamos mesmo mais pessoas em nosso meio, como Calebe que foi um modelo de fé a ser imitado. Estou te mandando um email.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Caro Pr Juber,

    Que assim seja. Precisamos de pessoas dedicadas ao Senhor e à sua obra, pessoas que buscam o bem da comunidade, segundo o propósito de Deus, e não o individual; hoje, como li no blog do Pastor, é notório o número de torres de babel que se tem erguido.
    Que o Senhor nos ajude a ser bom exemplo de fiéis como Calebe, arriscando nossas vidas durante longos anos pelo propósito divino.

    Abraço,

    JP

    ResponderExcluir
  3. Amado irmão, parabéns por seus relevantes textos!
    Passe em meu blog.
    Tenho algumas indicações especiais para vocÊ!
    http://silvio-araujo.blogspot.com/2009/03/mais-selos-para-o-blog.html

    ResponderExcluir
  4. Caro irmão Silvio,

    Obrigado por sua nobre participacação e pala indicação em seu blog.
    Que Deus o abençoe ricamente.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. estava precisando desse ensinamento, pois vô ministra sobre a vida de calebe!
    arthurcross@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito de saber sobre esse grande homem, Calebe, obrigada pelas informações...

    ResponderExcluir
  7. Caro Anônimo,

    Que bom que o artigo contribuiu.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Cara Liine Avlis,

    Por nada. Que tenhamos fé, perseverança e paciência como Calebe.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Paz, o mundo precisa de homens de Fé, assim como foi Calebe, principalmente nos cristaos,devemos crer naquilo que nao vemos sem duvidar, para que outros sejam edificados e creiam que assima das circunstancias ha um Deus maior e invensivel, Deus maravilhoso que nos ama, nos corrige quando necessario, o qual devemos buscar em todo momento.

    ResponderExcluir
  10. Amado irmão.Obrigada por ser um de nós que se preocupa em levar a palavra aos que carecem de cristo.E queria que soubesse que esse comentario sobre a vida desse grande homem;me ajudou a refletir sobre a minha fé e descobri que quero ser como calebe que viveu pela fé em Deus e nada mais.continue com essa obra de restauração de fé e busca daquele que é diguino!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Caro Anônimo, a paz do Senhor

    Concordo que precisamos de mais homens de fé como Calebe, e que sejamos nós esses cristãos.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Cara Rosane, paz do Senhor.

    Que o Senhor faça-a ser como foi Calebe, ter fé em Suas promessas, crer nEle independente do que a maioria diga e fazer o que é agradável aos olhos do Senhor.
    Obrigado pela participação.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  13. Caro irmão Gostei muito do seu relato a respeito de Calebe, muito boa sua visão, impressionante. que Deus te Abençoe... fica na Paz

    ResponderExcluir
  14. Pr João Ricardo,

    Obrigado pela participação. Que Deus o abençoe também.

    Em Cristo,

    João Paulo.

    ResponderExcluir
  15. CALEBE, um homem de fé.
    obrigada pelas palavras!

    ResponderExcluir
  16. calabe demonstrou como a fé de abraaõ e coragem de davi.

    ResponderExcluir
  17. O nome do meu filinho vai ser Edurado caleb,vi o filme cristão Prova de fogo e fiquei maravilhada,e logo apos conheci a historia de CAleb na palavra de DEus.Orem Irmãos pelo meu filhinho que ele venham com muita saude e seja fiel assim com caleb,.
    Fiquem com Jesus

    ResponderExcluir
  18. O nome do meu filho se chamará Calebe

    ResponderExcluir
  19. hoje, meu pastor pregou sobre Calebe,que ele era um homem de coração temente a DEUS, temos que ser Calebes.Ele tinha fé e visão,perseverou até o fim. Josué e Calebe,tinham unidades(unidos). Os dez homens, estavam fazendo o povo desistir das promessas de DEUS,mas existia dois homens, que acreditavam em DEUS, Josué e Calebe,que fizeram á diferença.

    ResponderExcluir
  20. DEVEMOS SER IMITADORES DE CRISTO.QUE EXEMPLO CALEBE TRAS PRA NOSSAS VIDA.HOME DE DEUS CUMPRIDOR DA PALRVA,E RECOMPENSADO PELA PROMESSA!É MELHOR OBDECER DO QUE SACRIFICAR POR ISSO SÓ ELE ENTRO NA TERRA ABENÇOADA.

    ResponderExcluir
  21. Caros,

    Thaís, os 4 anônimos e Tereza, obrigado por comentarem e que o nosso Deus continuem abençoando vossas vidas.


    Em Cristo.

    ResponderExcluir
  22. estou gravida de 4 meses e se for menino vai se chamar CALEBE que significa servo fiél ou fiel como um cão amei esse nome quando assistir on filme prova de fogo e ainda mais guando li sobre sua historia.

    ResponderExcluir
  23. Gostei imenso do documentário sobre Calebe. Não tinha pensado na possibilidade de Calebe não ter vindo do Egito. Ainda vou refletir sobre isto, pois é de se pensar que um valente de fé como ele, não tivesse presenciado os milagres de Deus para a saída de Israel lá do Egito.
    Onde e quando este homem teria crescido tanto na fé, ao ponto de superar, por exemplo, os outros 10 espias?
    Valeu, meu irmão João Paulo.

    ResponderExcluir
  24. Meu filho se chamará Calebe, que Deus abençoe. <3

    ResponderExcluir

UMA PASTORA NO MINISTÉRIO DA MULHER, FAMÍLIA E DIREITOS HUMANOS.

No vídeo abaixo, a nova Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos concede entrevista ao canal CPAD. Dentre outras coisas, Damares fal...