terça-feira, 7 de abril de 2009

UM GRAVE PROBLEMA

Ouvi-se dizer que um dos maiores problemas do Brasil é a questão do educação, ensino de qualidade; veiculam propagandas na televisão que mostram o empenho do governo federal em promover a educação no país. Verdade ou mentira? Será verdade que os governantes de uma nação querem extinguir o analfabetismo e formar um povo letrado? Ou não seria mais cômodo deixá-los como estão, fazer o mínimo para que se possa manipulá-los com mais facilidade segundo o interesse de uma minoria?
Bem, o alvo da postagem não é este, aqui cabe apenas uma reflexão que, talvez, se aplique ao mundo cristão: Os líderes religiosos desejam ter um povo como os cristãos de Beréia ( At. 17.10,11), homens e mulheres que conferiam tudo o que ouviam com a palavra de Deus? Penso que alguns não. Há aqueles que realmente não estabelecem um ensino de qualidade na igreja por ignorância, estes precisam ser instruídos com amor, mas em tempos como o nosso este número não é tão grande assim; há também os negligentes que não investem na educação do rebanho por falta de dedicação, é melhor "pregar" e "ensinar" só algumas coisas do que nutrir os cristãos com comida sólida, é claro que não se aplica aqui o real signiaficado de pregação e ensino pois se exercidos em conformidade com a Bíblia nossas igrejas estariam muito bem dotadas, mas há também os que sabem do "perigo" de ensinar a Verdade que liberta (Jo 8.32) e priva o povo do conhecimento para que seja mais fácil a tarefa de manipulá-los, não ensinam a Verdade pois ela não deixa o ouvinte sujeito ao jugo do homem, pelo contrário, Ela nos leva a abraçarmos a cruz de Cristo e a que nos está proposta para nossa carreira, só que, com prazer, pelo fato de conhecermos a verdadeira razão de nossa fé e fixarmos os olhos no Alvo.

As escolas dominicais não são frequentadas como os cultos de domingo, o público disposto a ouvir um grande ensinador não atinge a décima parte, com muito otimismo, os que que lotam estádios e templos para ouvirem os conferencistas internacionais.
E é em meio a inocentes, negligentes e lobos manipuladores que inúmeros cristãos crescem sem conhecimento e ainda passam adiante sua falta de conhecimento, que não está totalmente ligada à responsabilidade dos líderes, pois todos tem acesso às Sagradas Escrituras e podem entendê-la quando buscam em Deus a revelação das verdades ali contidas. Porém se há uma grande massa mal ensinada é culpa dos líderes; os poucos que leem o Livro Sagrado, a fim de buscar a verdade, podem tornar-se divulgadores de mentiras, revolucionários, rebeldes, não por serem, mas por proclamarem a Verdade escondida de muitos.
Se empenhe em estudar a Palavra de Deus para que você seja um valioso instrumento nas mãos de Deus para ensinar Sua Palavra, sabemos que os mestres receberão maior juízo ( Tg 3.1), mas aqueles que se esmeram para ensinar a Verdade com pureza podem descansar naquele que os chamou.
Fica aqui algumas indicações de ótimos sites para aqueles que querem se empenhar no mesmo caminho de Jesus, o ensino de qualidade que transforma vidas:


"Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém" (Mt 28.20)

2 comentários:

  1. João Paulo

    O que podemos dizer sobre a sua reflexão? Eu cito a Palavra de Deus: Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente! (Jeremias 48.10 a).

    Abraço.

    Eliseu Antonio Gomes
    http://belverede.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Caro irmão Elizeu,

    O problema é que já não se teme a Deus como Deus que Ele é, por isso há esse imenso relaxamenteo com a obra do Senhor. Mas o certo é que Ele irá nos cobrar pelos nossos atos, por isso, levemos a sério Sua Palavra citada pelo irmão.

    Abraço,

    JP.

    ResponderExcluir

UMA PASTORA NO MINISTÉRIO DA MULHER, FAMÍLIA E DIREITOS HUMANOS.

No vídeo abaixo, a nova Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos concede entrevista ao canal CPAD. Dentre outras coisas, Damares fal...