sexta-feira, 10 de julho de 2009

BUSCAI EM PRIMEIRO LUGAR O SEU REINO...

Ontem, 09/07, eu, pela primeira vez, tive a oportunidade de pregar em um culto na igreja onde congrego, graças a Deus por isso. Confesso que prefiro a sala da escola dominical, talvez porque o púlpito faça-me tremer excessivamente e ficar um tanto nervo, mas graças a Deus eu consegui chegar até o fim da mensagem, é claro que não segui o esboço como eu gostaria, e como não sou hábil nisso, digo em elaborar um esboço, nele podem ser encontrados alguns errinhos.
Louvo a Deus pois Ele é que concedeu-me a oportunidade, Ele que chamou-me a possibilitou isso, foi a primeira vez, pode ter sido a única, podem vir outras, não importa, a Igreja é dEle e ele a dirige da forma que desejar. Na minha inexperiência Deus comunicou algo aos que ouviam, eu estou entre eles é claro, e assim findou-se um culto de quinta-feira em uma Assembleia de Deus no interior de Minas Gerais.

Abaixo segue o esboço que me esforçei para fazer, de forma que eu não me perdesse durante a mensagem; como eu disse não é perfeito, mas foi útil e me ajudou o tempo todo. Você também pode tirar algo de bom dessa mensagem, lembrando que o Reino de Deus não são coisas materiais.



A Prioridade na vida do cristão

Mateus 6.25-33

Introdução


Nos capítulos de número 5 a 7 do livro de Mateus estão descritas as palavras do Senhor Jesus proferidas no sermão do monte, no final do capítulo 6 (texto que foi lido) o Senhor fala sobre a ansiedade do homem pela busca das coisas materiais, pela comida, bebida e pela vestimenta, bens essenciais à vida.
Jesus mostra que Deus cuida diariamente das aves do céu, veste os lírios do campo e com certeza não se esquecerá de nós, homens, filhos dEle, que temos mais valor que as aves e os lírios. Jesus afirma no versículo 27 que o homem, por mais ansioso que esteja, não consegue acrescentar um côvado sequer ao curso de sua vida, ou seja, a ansiedade não pode fazer nossa vida mudar.
Para os ansiosos a Bíblia afirma em Filipenses 4.6,7: “Não andeis ansiosos por coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.”

Após Jesus ter consolado os seus ouvintes informando-os que Deus cuidava de todos, e que a ansiedade em busca das coisas terrenas era o que ocupava as mentes dos gentios, o Senhor mostra-nos qual é a prioridade na vida do cristão, o que devemos buscar. Vejamos o versículo 33: “buscai, pois,em primeiro lugar, o seu reino e sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

1 – Buscai em primeiro lugar

Buscar significa alcançar, conseguir algo, entende-se que requer esforço por parte de quem busca, também se entende que é algo que depende daquele que busca que é necessário que o buscador decida buscar.
Em I Co 9.25 Paulo assevera que o atleta em tudo se domina em busca de uma coroa corruptível, mas nós em busca de uma coroa incorruptível.
O atleta, para alcançar sua meta precisa:

1. Esforçar-se para ser o melhor;
2. Abrir mão de uma vida desregrada;
3. Ser disciplinado;
4. Ter um alvo.

Paulo afirma que assim como atleta nós corremos, mas em busca de uma coroa que não perece, devemos também nos dominar em tudo, sermos disciplinados, olharmos para o alvo e prosseguirmos, pois a nossa coroa é de glória e nos será dada no final da nossa carreira. Jesus preferiu uma coroa de espinhos, de vergonha, para que tivéssemos uma coroa de glória:
“Bem aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.” Tg 1.12

“Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida." (Ap 2 : 10)

Em primeiro lugar quer dizer que o que se busca ocupa a primeira posição na vida daquele que busca, a vontade do Senhor deve ser o que ocupa o primeiro lugar em nossas vidas. Colocar em primeiro lugar quer dizer que aquilo é o mais importante, o que mais valorizamos e amamos, assim deve ser o Senhor, o primeiro em nossas vidas.
Mas o que devemos evidenciar esforços para buscar, o que deve ser colocado em primeiro lugar em nossas vidas segundo Mt 6.33? O Senhor Jesus responde:

2 – O Reino de Deus e sua justiça

A expressão Reino de Deus também tem o mesmo significado, em alguns textos, que o Reino dos céus, a primeira ocorre cerca de 80 vezes no NT, a segunda 31, elas caracterizam um sistema divino, regido pelos padrões de Deus; esse Reino não pode ser injusto, por isso a palavra justiça acompanhar a expressão Reino.

Se nós não somos o Rei nesse reino, resta-nos então somente obediência ao Rei, seja qual for a posição que nos temos achado no reino.

Em Mateus 4.17 Jesus começa a pregar: “arrependei-vos porque é chegado o reino dos céus.”- a aceitação o mensagem do Reino exige arrependimento.
Em 12.28, Jesus afirmou que, se Ele expulsa os demônios pelo Espírito Santo logo é chegado o Reino de Deus - o Reino de Deus traz libertação aos cativos.
Em 19.24 o Senhor compara a impossibilidade de um rico entrar no Reino de Deus com a possibilidade de um camelo passar pelo fundo de uma agulha - no Reino de Deus não entra quem ama as riquezas.


No capítulo 13 de Mateus Jesus compara o Reino dos céus a:
1. O Reino dos céus é semelhante ao homem que semeou a boa semente, mas o inimigo semeou o joio (24) - O inimigo tenta derrubá-lo;
2. O Reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda, pequena semente mas que se torna grande árvore (31)- Ele começou com Jesus e expandiu-se pelo mundo;
3. O Reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido em um campo, onde um homem vendou tudo para adquiri-lo (44) – Devemos fazer de tudo para não perdê-lo;
4. O Reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, que não faz acepção de peixes (47) – Ele alcança todos os seres humanos, independente de....;

Uma definição que resuma de forma clara o que é o Reino de Deus foi dada por Paulo em Rm 14.17: "Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo."
O Senhor afirmou em João 18.36 “o meu Reino não é deste mundo”

O Reino de Deus não é o que muitos têm propagado, como: riquezas, ausência de doenças, bonança durante toda a vida, sucesso o tempo todo...

3 - Jesus nos prometeu dar o básico para nossa existência

“buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (v33)
A palavra estas se refere ao que Jesus já havia afirmado antes, ou seja, a comida, bebida e vestimentas, ao contrário do que muitos afirmam, Ele não nos prometeu tudo, mas o necessário à nossa sobrevivência,

Vitória (tema do culto) é obedecer ao Senhor, é fazer o que está em:
Lv 20.8 “Guardai os meus estatutos e cumpri-os. Eu sou o Senhor que vos santifico.”
Mt 7.24 “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou sua casa sobre a rocha.”
É fazer a vontade de Deus para que possamos ouvir, “então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;” (Mt 25.34)

2 comentários:

  1. Devido a uma forte de dor de garganta não pude ir ao culto, mas assisti pela Internet e fui muito abençoada! Justamente no dia em que eu estava apavorada, ansiosa por causa de minha vida financeira futura em STP... mas o Senhor falou muito comigo, as outras coisas serão acrescentadas. Glória a Jesus! A busca incessante e com forte vigor deve ser pelo reino de Deus e a sua justiça! Me ajuda Jesus!!

    Fica na paz, JP! Continue sendo usado pelo Senhor!

    ResponderExcluir
  2. Então você já tem planos certos de ir para o continente africano? Que bom! Embora fiquemos ansiosos de nada vale mesmo, o Salmo 127 é muito claro acerca disso, sempre gosto de lembrar de seu primeiro versículo, "SE o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela", sem o Senhor nosso esforço não consegue produzir nada, mas devemos nos esforçar é claro, mas sabemos que a ansiedade quer nos fazer reféns da preocupação, isso sim não deve acontecer.
    Obrigado pelo incentivo, foi difícil ficar lá encima, mas Jesus é bom.

    Fica na paz também!

    ResponderExcluir

UMA PASTORA NO MINISTÉRIO DA MULHER, FAMÍLIA E DIREITOS HUMANOS.

No vídeo abaixo, a nova Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos concede entrevista ao canal CPAD. Dentre outras coisas, Damares fal...