sexta-feira, 10 de julho de 2009

BUSCAI EM PRIMEIRO LUGAR O SEU REINO...

Ontem, 09/07, eu, pela primeira vez, tive a oportunidade de pregar em um culto na igreja onde congrego, graças a Deus por isso. Confesso que prefiro a sala da escola dominical, talvez porque o púlpito faça-me tremer excessivamente e ficar um tanto nervo, mas graças a Deus eu consegui chegar até o fim da mensagem, é claro que não segui o esboço como eu gostaria, e como não sou hábil nisso, digo em elaborar um esboço, nele podem ser encontrados alguns errinhos.
Louvo a Deus pois Ele é que concedeu-me a oportunidade, Ele que chamou-me a possibilitou isso, foi a primeira vez, pode ter sido a única, podem vir outras, não importa, a Igreja é dEle e ele a dirige da forma que desejar. Na minha inexperiência Deus comunicou algo aos que ouviam, eu estou entre eles é claro, e assim findou-se um culto de quinta-feira em uma Assembleia de Deus no interior de Minas Gerais.

Abaixo segue o esboço que me esforçei para fazer, de forma que eu não me perdesse durante a mensagem; como eu disse não é perfeito, mas foi útil e me ajudou o tempo todo. Você também pode tirar algo de bom dessa mensagem, lembrando que o Reino de Deus não são coisas materiais.



A Prioridade na vida do cristão

Mateus 6.25-33

Introdução


Nos capítulos de número 5 a 7 do livro de Mateus estão descritas as palavras do Senhor Jesus proferidas no sermão do monte, no final do capítulo 6 (texto que foi lido) o Senhor fala sobre a ansiedade do homem pela busca das coisas materiais, pela comida, bebida e pela vestimenta, bens essenciais à vida.
Jesus mostra que Deus cuida diariamente das aves do céu, veste os lírios do campo e com certeza não se esquecerá de nós, homens, filhos dEle, que temos mais valor que as aves e os lírios. Jesus afirma no versículo 27 que o homem, por mais ansioso que esteja, não consegue acrescentar um côvado sequer ao curso de sua vida, ou seja, a ansiedade não pode fazer nossa vida mudar.
Para os ansiosos a Bíblia afirma em Filipenses 4.6,7: “Não andeis ansiosos por coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.”

Após Jesus ter consolado os seus ouvintes informando-os que Deus cuidava de todos, e que a ansiedade em busca das coisas terrenas era o que ocupava as mentes dos gentios, o Senhor mostra-nos qual é a prioridade na vida do cristão, o que devemos buscar. Vejamos o versículo 33: “buscai, pois,em primeiro lugar, o seu reino e sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

1 – Buscai em primeiro lugar

Buscar significa alcançar, conseguir algo, entende-se que requer esforço por parte de quem busca, também se entende que é algo que depende daquele que busca que é necessário que o buscador decida buscar.
Em I Co 9.25 Paulo assevera que o atleta em tudo se domina em busca de uma coroa corruptível, mas nós em busca de uma coroa incorruptível.
O atleta, para alcançar sua meta precisa:

1. Esforçar-se para ser o melhor;
2. Abrir mão de uma vida desregrada;
3. Ser disciplinado;
4. Ter um alvo.

Paulo afirma que assim como atleta nós corremos, mas em busca de uma coroa que não perece, devemos também nos dominar em tudo, sermos disciplinados, olharmos para o alvo e prosseguirmos, pois a nossa coroa é de glória e nos será dada no final da nossa carreira. Jesus preferiu uma coroa de espinhos, de vergonha, para que tivéssemos uma coroa de glória:
“Bem aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.” Tg 1.12

“Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida." (Ap 2 : 10)

Em primeiro lugar quer dizer que o que se busca ocupa a primeira posição na vida daquele que busca, a vontade do Senhor deve ser o que ocupa o primeiro lugar em nossas vidas. Colocar em primeiro lugar quer dizer que aquilo é o mais importante, o que mais valorizamos e amamos, assim deve ser o Senhor, o primeiro em nossas vidas.
Mas o que devemos evidenciar esforços para buscar, o que deve ser colocado em primeiro lugar em nossas vidas segundo Mt 6.33? O Senhor Jesus responde:

2 – O Reino de Deus e sua justiça

A expressão Reino de Deus também tem o mesmo significado, em alguns textos, que o Reino dos céus, a primeira ocorre cerca de 80 vezes no NT, a segunda 31, elas caracterizam um sistema divino, regido pelos padrões de Deus; esse Reino não pode ser injusto, por isso a palavra justiça acompanhar a expressão Reino.

Se nós não somos o Rei nesse reino, resta-nos então somente obediência ao Rei, seja qual for a posição que nos temos achado no reino.

Em Mateus 4.17 Jesus começa a pregar: “arrependei-vos porque é chegado o reino dos céus.”- a aceitação o mensagem do Reino exige arrependimento.
Em 12.28, Jesus afirmou que, se Ele expulsa os demônios pelo Espírito Santo logo é chegado o Reino de Deus - o Reino de Deus traz libertação aos cativos.
Em 19.24 o Senhor compara a impossibilidade de um rico entrar no Reino de Deus com a possibilidade de um camelo passar pelo fundo de uma agulha - no Reino de Deus não entra quem ama as riquezas.


No capítulo 13 de Mateus Jesus compara o Reino dos céus a:
1. O Reino dos céus é semelhante ao homem que semeou a boa semente, mas o inimigo semeou o joio (24) - O inimigo tenta derrubá-lo;
2. O Reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda, pequena semente mas que se torna grande árvore (31)- Ele começou com Jesus e expandiu-se pelo mundo;
3. O Reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido em um campo, onde um homem vendou tudo para adquiri-lo (44) – Devemos fazer de tudo para não perdê-lo;
4. O Reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, que não faz acepção de peixes (47) – Ele alcança todos os seres humanos, independente de....;

Uma definição que resuma de forma clara o que é o Reino de Deus foi dada por Paulo em Rm 14.17: "Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo."
O Senhor afirmou em João 18.36 “o meu Reino não é deste mundo”

O Reino de Deus não é o que muitos têm propagado, como: riquezas, ausência de doenças, bonança durante toda a vida, sucesso o tempo todo...

3 - Jesus nos prometeu dar o básico para nossa existência

“buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (v33)
A palavra estas se refere ao que Jesus já havia afirmado antes, ou seja, a comida, bebida e vestimentas, ao contrário do que muitos afirmam, Ele não nos prometeu tudo, mas o necessário à nossa sobrevivência,

Vitória (tema do culto) é obedecer ao Senhor, é fazer o que está em:
Lv 20.8 “Guardai os meus estatutos e cumpri-os. Eu sou o Senhor que vos santifico.”
Mt 7.24 “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou sua casa sobre a rocha.”
É fazer a vontade de Deus para que possamos ouvir, “então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;” (Mt 25.34)

2 comentários:

  1. Devido a uma forte de dor de garganta não pude ir ao culto, mas assisti pela Internet e fui muito abençoada! Justamente no dia em que eu estava apavorada, ansiosa por causa de minha vida financeira futura em STP... mas o Senhor falou muito comigo, as outras coisas serão acrescentadas. Glória a Jesus! A busca incessante e com forte vigor deve ser pelo reino de Deus e a sua justiça! Me ajuda Jesus!!

    Fica na paz, JP! Continue sendo usado pelo Senhor!

    ResponderExcluir
  2. Então você já tem planos certos de ir para o continente africano? Que bom! Embora fiquemos ansiosos de nada vale mesmo, o Salmo 127 é muito claro acerca disso, sempre gosto de lembrar de seu primeiro versículo, "SE o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela", sem o Senhor nosso esforço não consegue produzir nada, mas devemos nos esforçar é claro, mas sabemos que a ansiedade quer nos fazer reféns da preocupação, isso sim não deve acontecer.
    Obrigado pelo incentivo, foi difícil ficar lá encima, mas Jesus é bom.

    Fica na paz também!

    ResponderExcluir

O PÚLPITO PENTECOSTAL (2)

Se por um lado há falta de preparo por parte de muitos pregadores sobre os púlpitos (leia aqui ), de outro há uma tendência em achar que ...