quarta-feira, 5 de agosto de 2009

VERDADE ABSOLUTA OU RELATIVA?


Três anos se passaram desde que concluí o curso de Matemática, e então no final de 2009 decidi voltar à faculdade para cursar Direito, não por simples planos econômicos, mas por ver que em algumas áreas a Igreja precisa de mentes capazes para tratarem de alguns assuntos, e o campo do Direito tem coisas interessantes que me incomodam como cristão e cidadão, penso que serei mais útil, poderei ir mais adiante após ter adquirido mais conhecimento e habilitação para trabalhar nesse campo.
Determinado dia de aula ouço alguém dizer: não existe verdade absoluta, tudo é relativo. Dentro de mim a inquietação foi instantânea, assim que encerrou a aula fui falar com o docente, disse-lhe: sobre aquela frase de não existir verdade absoluta, ela é verdadeira? Sem respostas fiquei, pois não há resposta. A pessoa fez uma afirmação absoluta para fundamentar que a verdade absoluta não existe, a frase se auto detrói.
A referida frase é usada amplamente na sociedade atual, não se quer ter compromisso com nada, é moda dizer que tudo é relativo, que depende do ponto de vista, que é verdade para você mas não é para mim, enfim, o arsenal para livrar-se da verdade é grande, mas não se sustenta.

Quando Newton descobriu a lei da gravidade ela já existia. Certo? Ele não a inventou, apenas a descobriu, entendeu a verdade acerca da lei gravitacional. A lei é verdadeira, absolutamente verdadeira; sim ou não? Se alguém disser que não, é só subir em um alto lugar e se lançar de lá; o ceticismo quanto à verdade de Newton lhe salvará? Claro que não, a verdade é universal, imutável, impossível de ser alterada por quem a examina ou emite uma opinião.
Alguém pode dizer: não creio que morrerei se me jogar sob um ônibus em alta velocidade, isso é verdade pra outros, pra mim não. Certamente se alguém fizer isso vai ser levado em caixão à cova.
Quanto à professora da sala de aula, o que faz ela pensar que vários estudantes frequentam uma faculdade para aprenderem algo que possivelmente não é verdadeiro? Pois segundo ela não há verdade, então não preciso de ir à faculdade, pois podem estar mentindo o tempo todo, inclusive ela; devo acreditar em tudo que os professores falam em sala de aula?
Geisler cita que quando vamos ao médico queremos a verdade absoluta quanto à nossa saúde; quando num relacionamento também, não aceitamos mentiras do cônjuge; quando comprando um carro ou negociando também queremos a verdade acerca do que alvo do negócio. Então porque quando se trata de questões morais e religiosas não queremos a verdade? Queremos uma verdade que se aplique à nossa vontade, que nos agrade, que não fira nossa visão hedonista de mundo.
Quando se fala em aborto aceita-se a opinião de qualquer um, até ditos evangélicos legislam em prol da decisão da mãe, que ela escolha o que é certo. Mas o que é certo deriva-se da verdade, do verdadeiro e nessa questão ninguém quer saber o que é verdadeiro. A verdade é que não temos o poder de dar a vida, e nem devemos legislar sobre ela, se não a criamos não podemos matá-la. Assuma-se a verdade da irresponsabilidade de uma sociedade sem compromisso, promiscua, que faz sexo livremente sem pensar, gere e crie o filho(a) que livremente concebeu em meio a tanta liberdade. Ninguém quer saber a verdade quando se trata de aborto. Deus deu a vida, ele é quem deve tirá-la, a ele pertence.
Um campo mais espinhoso, o homossexualismo, é alvo do relativismo também. Eu escolho como usar meu corpo, dizem alguns. Tudo bem, o homem é livre para fazê-lo, mas a verdade é que a recompensa pelo mal uso é certa e grave, leia Romanos 1 e verá a origem da situção hodierna. Ah é discurso religioso, podem dizer! Não é não. Fomos feitos homem e mulher, perfeitos para a procriação e manutenção da espécie, o homem com orgão genital masculino e a mulher com o feminino, perfeitos, corpos que que se completam de forma harmônica em um ato criado por Deus para o casal. Agora querem mudar a natureza do homem, querem que aceitemos como verdade a libertinagem da atualidade e ainda, acima de tudo, calados. Como vão dar segmento à multiplicação da raça de forma natural aos seres humanos, homem com homem? Mulher mantendo relações com mulheres? Será que nossa perfeita anatomia está precisando de reparos? Será que um homem deve engravidar-se ou uma mulher conceber após um "ato sexual" com outra?
A verdade no aspecto sexual é que o ser humano foi criado homem e mulher, nada mais. Qualquer tentativa de desvio é mentir, é fugir da verdade. E como no exemplo do lei da gravidade e de atirar-se na frente do ônibus, a fuga da verdade ou tentativa de ignorá-la pode trazer consequências graves em vida; agora, imagine em relação à eternidade! Quão grave pode ser o ignorar a verdade daquele que criou o universo!
Como a verdade é excludente então não podem ser verdadeiros todos os supostos caminhos que levam a Deus. Como pode o Islã ser verdadeiro, o Cristianismo e o Espiritismo ao mesmo tempo?
Ensinam conceitos diferentes acerca da vida após a morte, ensinam coisas diferentes acerca de Cristo. Um só é verdadeiro, com isso, os outros tornam-se falsos. Pense nisso!
Deus fez o homem e proporcionou um meio para que esse voltasse a se relacionar com Ele após a Queda, esse meio é Cristo. Duvidas? Examine as evidências de Cristo em face das outras propostas.Não poucas pessoas, céticos, se converteram após examinarem as evidências, a veracidade de Cristo, o Filho de Deus. Mas lembre-se, o Verdadeiro exige mais que o reconhecimento da verdade por parte dos homens, requer obediência, pois só com atitudes mostramos que realmente compreendemos a Verdade.
Há Verdade absoluta e ninguém pode fugir dela, ainda que a ignore não fará com que ela desapareça.
Você como ser pensante e inteligente aceitará essa afirmação tão frágil que a verdade é relativa?

7 comentários:

  1. João Paulo,

    Ótimo texto!

    A "verdade relativa" tem dois problemas evidentes. O primeiro de cunho lógico, como vc mesmo delineou. A idéia de que "não existe verdade absoluta" não se sustenta. É uma argumentação destrutiva, contrária à lei da não-contradição, como afirmava Aristóteles. Segundo, essa concepção relativista promove um estrago enorme na sociedade, na medida em que todos os fundamentos morais são retirados. E se não existe um ponto pelo qual o homem deva ser guiado, então todas as condutas são legítimas. E isso, bem sabemos, tem levado a sociedade para o fundo do abismo.

    Grande abraço e boa discussão.

    Peço autorização para publicar o post em meu blog.

    abç

    ResponderExcluir
  2. Irmão Valmir,

    Glória a Deus pois Ele tem levantado vozes como a do amado irmão, e outros, para proclamarem a Verdade Absoluta, a que vem de Deus em relação à família, à sexualidade, às drogas, ao modo de vermos o mundo sob uma ótica cristã.

    O poço no qual a sociedade atual se encontra é resultado da fuga do Verdadeiro, da Verdade divina para nós mortais, mas ainda há tempo, enquanto se pode achá-Lo devemos buscá-Lo. Deus quer se revelar e endireitar os caminhos tortusos.

    Ficarei grato se publicar o texto em sua página.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor irmão JP!

    A verdade absoluta, um ponto no qual os incrédulos debatem, e dizem não existir algo absoluto. Esse questionamento chega até nós, servos de Deus, com um desafio ou até mesmo uma ofensa.
    Mas será que sabemos defender a nossa verdade absoluta? Se alguém lá de fora chegasse para nós e questionasse a nossa verdade absoluta?
    Pensei nisso, pesquisei, e cheguei a uma conclusão baseada na bíblia.
    A primeira é: a verdade na boca do ímpio se torna inútil, e sem serventia para ele próprio. Salomão diz em Pv 26.7 As pernas do coxo pendem bambas; assim é o provérbio na boca dos insensatos.
    Pender, o que significa isso pra nós resumidamente, significa que para eles a verdade é defeituosa porque eles não têm a óptica cristã, que podemos descrever através do Sl 26.3b, que no diz que a verdade de Deus nos orienta. A verdade absoluta só é adquirida através da própria orientação de Deus.
    Jo 8.32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
    Que Deus nos oriente, e que possamos conhecer a verdade mais e mais.

    Abraço, Moacir Junior.

    ResponderExcluir
  4. Caro Moacir, a paz do Senhor!

    Uma das coisas que objetivo como professor da ED, pela misericórdia do Senhor, é buscar fazer com que os alunos saibam responder sempre que indagados acerca da Verdade de Cristo.
    Ela, a Verdade, é real e imutável, procede de Deus e, como você disse, os ímpios não conhecem, mas nós devemos estar aptos para mostrá-la àqueles que nos pedirem-na.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. PRA QUE ISSO? SÓ PARA CONFUNDIR A CABEÇA DAS PESSOAS!
    CADA UM ACREDITA NA VERDADE QUE QUIZER E É ISSO MESMO x)

    DEMORO, É NOIS!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo,

    O motivo disso é para que pessoas como você, ignorantes quanto à Verdade, sejam despertadas para o que é real, o que é verdadeiro e que pode implicar em sérios problemas na vida terrena e eterna.Cada um pode acreditar no que quiser, mas o fato é que nem tudo que cada um acredita é verdade, eu posso acreditar que você, como não se identificou, é uma mulher, mas a verdade é só uma, não quer dizer que minha opinião sobre isso ou aquilo que eu acredite seja a verdade, a Verdade é que você é homem ou mulher,não tem como ter duas verdades, são excludentes.
    Demorou e está demorando para você compreender que a Verdade á algo impossível de ser mudada, aonde quer que você esteja Deus é real e nos encontraremos com Ele, quer acredite quer não.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. MENTIRA.OU VERDADE !NAÕ EXISTE TALVEZ.FALE PARA UM JUIZ,DOUTOR,DELEGADO,ENFIM................PARAUMDENTISTA.OLHA ,SE NAÕ É O PRIMEIRO É O SEGUNDO!OU ...EXTRAI OS DOIS !SE NÃO FOR NEM UM NEM OUTRO !EXTRAIA TODOS OS DENTES DE CIMA !MAS A PARTE INFERIOR TENHO CERTEZA ABSOLUTA QUE NÃO DOI .CERTEZA ,REALIDADE,LÓGICA,CLAREZA O INEGÁVEL...O QUE NÃO É VRDADE .NÃO É VERDADE E PONTO ...................DAIR

    ResponderExcluir

UMA PASTORA NO MINISTÉRIO DA MULHER, FAMÍLIA E DIREITOS HUMANOS.

No vídeo abaixo, a nova Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos concede entrevista ao canal CPAD. Dentre outras coisas, Damares fal...