domingo, 20 de novembro de 2016

SACERDOTES TRABALHANDO POR GANÂNCIA, COISAS DOS DIAS DE MIQUEIAS OU DA ATUALIDADE?

FONTE:http://noblat.oglobo.globo.com/cronicas/noticia/2015/05/o-ponto-da-ganancia.html

Nas páginas bíblicas, profetizou Miqueias nos dias dos reis Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá. Em seus dias, viu o profeta coisas estranhas, absurdas para serem usuais no meio do povo de Deus, os descendentes de Abraão:

"Ouvi, agora, isto, vós cabeças de Jacó, e vós, chefes da casa de Israel, que abominais o juízo, e perverteis tudo o que é direito," (Mq 1.9)

E mais,

"Os seus cabeças dão as sentenças por suborno, os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao Senhor, dizendo: Não está o Senhor no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá." (v. 11)

As denúncias de Miqueias não eram contra ímpios, povos que desde sempre tiveram por costume a idolatria e a prática de abominação aos olhos Senhor. Não. O povo objeto da denúncia profética era o povo de Deus, seu escolhido.

Pois bem, não é novidade que no Antigo Testamento o povo de Israel viveu altos e baixos em sua vida espiritual e moral. Talvez, o mais notório livro que trata do assunto seja o de Juízes, no qual a tônica que demonstra o comportamento povo é o fato de o escritor ter registrado, por mais de uma vez, que dentro o povo "cada um fazia o que achava mais reto".

Passaram-se muitos séculos, chegamos ao tempo da Graça, nos dias da Igreja cristã. Hoje, todos têm acesso ao Texto Sagrado [digo no Brasil e em boa parte do mundo], o que deveria ter como implicação o exame bíblico e a repulsa daquilo que com as Escrituras não é compatível (At 17.11). Infelizmente não é assim, pois muitos incautos e outros relaxados com o viver cristão não atentam para a advertência de Miqueias e sua aplicação para os dias de hoje. Ou seja, não veem que há aqueles que ensinam por interesse e outros profetizam por dinheiro. Outra classe de pessoas é a dos que ouvindo, sabendo e conhecendo não denunciam, mas compactuam.

Embora em regra o homem esteja inclinado a agir de forma a preservar sua vida, seus privilégios, seu status e não se levantar contra o que pode contra ele se voltar, Miqueias não agiu assim, mas abriu sua boca em tempos de crise e denunciou a opressão sobre os mais pobres e a falsa religiosidade dos líderes de Israel.

Estou convencido que o contexto de Miqueias é o mesmo da igreja brasileira. Sim! Pois embora haja muitos que por devoção santa sirvam ao Senhor na sua simplicidade e pureza de coração, outros, sabendo disto, usam da ocasião em benefício próprio. Daí, noticiar-se que um pregador estabelece tantos requisitos para "pregar a Palavra de Deus" em uma igreja e que seria mais fácil contratar uma estrela global a trazê-la em um culto; que um cantor fixa um cachê tão alto ("uma oferta de amor"), de modo que a cada cântico vai embora um mê$ de trabalho de alguns irmãos.

Miqueias tinha consciência do que estava errado, pois conhecia a vontade do  Senhor, Sua Palavra. Portanto, em nossos dias, aos que consentem que obreiros interesseiros roubem o povo de Deus, aos que participam e ainda repartem o "lucro" da lã, saibam que o Senhor está atento e a tudo vê. Os líderes gananciosos nos dias de Miqueias pensavam que ia tudo bem, pois nada de mal lhes ocorria (v. 11); mas estão enganados, pois a opressão e os bastidores de suas vidas religiosas estão descobertos perante o Senhor, o qual retribuirá caso não se arrependam.

Numa palavra apostólica de advertência, penso que é adequado aqui um texto do Novo Testamento, conselhos de Pedro aos que, como ele fez, cuidam do rebanho do Senhor:

"Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho."
(1 Pe 5.2,3)

4 comentários:

  1. Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
    2 Timóteo 3:1-5

    ResponderExcluir
  2. Indiscutivelmente os tempos trabalhosos que Paulo diz a Timóteo chegariam. O "dinheiro" pode assumir uma diversidade de significados e formas quando refere-se ao pagamento da jornada de trabalho de um iníquo, um ímpio ou de um simples pecador. Alma perdida em caminhos distantes do Reino de Deus, condutor cego pela concupiscência que o deixou insensível ao Espírito de Deus "não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;" Ap3:17 Trabalhemos meu amado irmão João Paulo, como me disse há um tempo atrás. Clamemos por sabedoria vinda do alto para árduo ofício, pois acumulo de conhecimento bíblico não evitaria a destruição de um sistema sem que deixasse muitos feridos, e essa é a menor de minhas preocupações, pois o real perigo é produzir mais escombros no meio de tanto entulho. Que esse profícuo artigo desperte valorosos ceifeiros para a seara do SENHOR.

    ResponderExcluir
  3. O que leva um sacerdote à ganância? Será falta do renovo de seu entendimento, levando-o assim a conformar-se como o mundo? Ou talvez, impuseram-lhe as mãos precipitadamente para um ministério que não era qualificado? Acerca disto, fora uma formação ministerial deficiente ou não houvera uma chamada espiritual para o ofício? Seria o avanço das inúmeras seitas que somam mais de 40milhões hoje ou simplesmente as incontáveis teologias heréticas neopentecostais? Seja qual for o problema, precisamos apontar as soluções. Quais seriam elas? Esse ardo combate às ervas daninhas em meio a lavoura tem uma urgência notável e a necessidade evidente! Quem são os escolhidos do SENHOR para tal tarefa? Eclesiasticamente sou apenas pequena ovelha, mas "Eis-me aqui!" para o labor que eu humildemente possa suportar. Existem muitos entulhos espirituais e morais dentro das igrejas e dentro de nós mesmos que necessitam serem jogados fora... gostei bastante do seu artigo, não vejo a hora de começarmos a reforma!

    ResponderExcluir
  4. Prezado irmão Gylyandro, a Paz do Senhor.

    Perdoe-me a demora em publicar teus comentários. Tuas colocações são muito pertinentes e, sei eu, sinceras.
    Socorra-nos o Senhor!

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir

UMA PASTORA NO MINISTÉRIO DA MULHER, FAMÍLIA E DIREITOS HUMANOS.

No vídeo abaixo, a nova Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos concede entrevista ao canal CPAD. Dentre outras coisas, Damares fal...