segunda-feira, 23 de junho de 2008

REMINDO O TEMPO





“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade”II Tm 2.15,16

No dia 25 de maio o irmão Gutierres, do blog Teologia Pentecostal, fez um post referindo-se ao que os cristãos estariam lendo, com certeza Deus se importa com o que lemos, com a qualidade daquilo que lemos, devíamos ler principalmente a Bíblia, não é esse o caso de maioria dos cristãos, a Palavra do Senhor adverte: "Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: ....Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus." Mateus 22 : 29. Devemos ler também outras obras relacionadas à Palavra de Deus e seu Reino observando, sempre, a qualidade dessas obras e de seus escritores pois, o mercado evangélico se tornou algo rentável e nem tudo que leva o nome de Deus é inspirado, é divino, por isso a necessidade do exame e a ocupação de nosso tempo com aquilo que é realmente edificante, existem muitas obras de grande seriedade e valor para nosso crescimento espiritual, lembrando que nenhuma obra literária por mais vendida que seja ou renomado seu autor, não deve ser considerada superior à Bíblia Sagrada e nem instituir doutrinas para a conduta do cristão.
Ainda falando sobre o que os cristãos estão lendo (e debatendo), só que na internet ,observando algumas comunidades no orkut e seus principais posts, é fácil constatar que aqueles fóruns que se baseiam em especulações e discussões vãs são os que mais recebem comentários, tópicos que tratam sobre a “eterna” virgindade de Maria, a indagação sobre a predestinação e eleição, questionamentos sobre vestimentas, costumes de denominações, se é ou não pecado ouvir músicas seculares, evolução x criação, pentecostais x cessacionistas e tantos outros assuntos que não levam a lugar algum são comentados numa proporção enorme, geralmente postam pessoas que não tem profundo conhecimento do assunto, mas que se ocupam de perder o tempo com tais questionamentos.
Na maioria dos tópicos criados o objetivo é somente defender uma visão e não buscar a verdade da Palavra de Deus, os cristãos perdem tempo, e muito tempo, em várias comunidades do Orkut e outros fóruns para buscarem consolo para suas visões, as vezes distorcidas da Bíblia sagrada, para espalharem heresias e divisão entre os cristãos. Praticar o amor, aplicar-se à oração e à leitura devocional e sistemática da palavra de Deus tem sido algo que aparentemente não ocupa o tempo desses cristãos.
Há exemplos na palavra de Deus de como o Senhor Jesus ensinou aos discípulos por discutirem coisas inúteis, questionavam quem seria o maior no Reino de Deus, de forma simples o Senhor pôs fim às perguntas dos doze ( Lc 9.46-48), noutra parte da escritura também encontramos um problema criado por religiosos que queriam reter a graça de Deus em seus costumes e leis, eram os judeus que haviam se convertido ao evangelho, pregavam e ensinavam que também era necessário passar pela circuncisão para alcançar a salvação em Cristo, Paulo e Barnabé tiveram problemas acerca do assunto, a visão que tinham era diferente de vários que aceitaram a Jesus no começo da Igreja, foi necessário que subissem à Jerusalém para um concílio, para que reunidos decidissem sobre o tal assunto. É claro que a luta de homens para limitarem a graça de Deus e serem detentores da verdade não é coisa dos últimos tempos.
Deus não nos chamou para sermos Assembleianos, Presbiterianos, Luteranos, Batistas ou qualquer outro nome que se dê a membros de certa comunidade cristã, não nos chamou para defendermos está ou aquela posição ou visão teológica, Deus nos chamou para santidade ("Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;" I Pe 1:15) , para sermos filhos ("E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados." Romanos 8 : 17), para obediência ("Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?" Romanos 6 : 16), para sermos testemunhas ("Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra." Atos 1:8), e quando agimos assim não há dissensão entre nós, entre os salvos não, todos são unânimes e perseveram no mesmo propósito, aliás, a Palavra de Deus revela que no início na igreja cristã, ela crescia pois todos eram unidos, unânimes, ( leia At 2 ) , esse foi o motivo do sucesso da igreja em seus primeiros passos, não é o que vemos hoje em pleno século XXI, divisões teológicas separam denominações e o pior é que separam os cristãos dessas denominações, Paulo conseguia servir a Deus entre os da circuncisão e entre os gentios, diferentes visões teológicas não devem separar os cristãos, a não ser que contenham heresias, do contrário devemos viver unidos no Senhor, ocupando-nos de testemunhar de Seu poder e amor.

Ocupe seu tempo com a obra do Senhor, sendo cristão e não evangélico da denominação x, Jesus não era evangélico, nem Protestante, Jesus era e é amor, vida, paz, preocupe-se em defender isso, viver isso em Cristo, orar mais, meditar na Palavra do Senhor, certamente verá que o Senhor tem algo a fazer através de sua vida.

“E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas. E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade.” II Tm 2.23-26


Em Cristo,



Joao Paulo

4 comentários:

  1. Ótima abordagem.

    Jesus está voltando, deveríamos usar mais nosso tempo para evangelizarmos os perdidos e buscarmos cada vez mais intimidade com Deus e com sua Palavra, pois com certeza assim estaremos cumprindo a vontade do Senhor.

    Parabéns pelo artigo e blog. Deus o abençoe e use cada vez mais.

    Abraços.

    Anchieta Campos

    ResponderExcluir
  2. Irmão João Paulo,

    Você foi feliz na sua abordagem. Eu também já venho em alguns artigos, dizendo que não podemos perder tempo com questões que não levam a lugar nenhum. Temos é que falar a Palavra, pois tem muita gente sem esperança de vida por aí.

    Graça e Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  3. Irmão Anchieta,

    É certo que é tentador, as vezes, querer convencer alguém de nossas visões o opiniões acerca de algo mas, o Senhor Jesus nos chamou mesmo foi para que sejamos testemunhas de Seu amor.
    Vamos continuar nos esforçando para cumprir Sua vontade.
    Deus o abençoe também meu irmão

    JP

    ResponderExcluir
  4. Pr Juber,

    Com certeza líderes como Pr e todos nós cristãos temos que lutar por isso, pela pregação e divulgação da Palavra àqueles que perecem, realmente a seara é grande e pouco são os ceifeiros.
    Que o Senhor nos dê graça para nos ocuparmos somente com o Reino.

    JP

    ResponderExcluir

UMA PASTORA NO MINISTÉRIO DA MULHER, FAMÍLIA E DIREITOS HUMANOS.

No vídeo abaixo, a nova Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos concede entrevista ao canal CPAD. Dentre outras coisas, Damares fal...