terça-feira, 3 de junho de 2008

ONDE ESTÃO OS FRUTOS ?

O capítulo 21 do Evangelho de Mateus descreve, em seus primeiros versículos, a entrada triunfal do Mestre Jesus, em Jerusalém, o Mestre é ovacionado, exaltado e adorado por centenas de pessoas, a multidão grita hosana, talvez alguns choraram e outros em seu espírito se alegravam em pensar que o Cristo os libertaria da jugo romano, certamente estava se cumprindo a profecia acerca daquele que viria, o Messias, ungido de Deus mas, não da forma que os judeus esperavam.
Após entrar em Jerusalém, o Senhor se depara no templo, com algo que lhe incomoda e ele imediatamente põe-se a agir de forma talvez inesperada, o Senhor vira ali cambistas, e tantos outros vendedores e compradores, Jesus então, derrubas as mesas dos comerciantes, os expulsa do templo e diz: "Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões" (v 13 ). Após colocar em ordem a Casa do Senhor, Jesus opera milagres, cura ali cegos e coxos. Os escribas e fariseus, vendo o que havia feito e as criancinhas que gritavam hosana ao Filho de Davi, indignaram-se.
Jesus sai de Jerusalém e se dirige a Betânia onde passa a noite. Ao amanhecer, o Mestre volta para Jerusalém, no caminho teve fome e, vendo uma figueira, aproxima-se dela para colher algum fruto, não encontrou nada além de folhas, certamente procurou, procurou e somente folhas foram encontradas, então, o Senhor Jesus a amaldiçoa: "Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente" ( v 19).
A Palavra do Senhor nos ensina algo notável nesse trecho, sabemos que aqueles que gritavam hosana quando o Mestre entrou em Jerusalém, foram também os que gritavam crucifica-o diante de Pilatos quando optaram pela soltura de Barrabás, os que estavam no templo usavam o nome de Deus e a casa de Deus em nome do dinheiro, faziam comércio no lugar destinado a adoração do nome de Deus, os doutores da Lei ao verem os milagres de Jesus e as criancinhas o adorando, simplesmente inquiriram a Jesus, pensavam que os pequeninos falavam de algo que não sabiam, mas não era assim, eles entoavam o perfeito louvor ( v 16 ).
Há algo em comum com esses três grupos de pessoas, aqueles que recepcionavam Jesus não o tinham como Senhor mas o tinham como alguém que lhes supriria a vontade de serem libertos de Roma, por isso o exaltavam, os do templo usavam o nome de Deus para enriquecer-se, lucravam muito às custas do nome de Deus, e os escribas e os sacerdotes, aqueles que examinavam a Lei e deveriam reconhecer que Jesus era o Cristo, queriam repreender os que louvavam ao Senhor. Quando Jesus amaldiçoa a figueira cheia de folhas, podemos concluir que era a mesma situação de Israel, cantavam em nome de Deus, vendiam em seu nome, pregavam e ensinavam mas, tudo era aparência, folhas, muitas folhas.
A história daquele povo nos ensina que na figueira as folhas precediam o fruto, então, se havia folhas, obrigatoriamente deveria haver frutos, e quantos hoje ostentam folhas belas, uma aparência ilusionista de homens de Deus e de piedosos servos. A Palavra do Senhor nos ensina que devemos apresentar bons frutos ( Lc 3:8 ), quem não dá bons frutos tem um triste fim: "E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não dá bom fruto, corta-se e lança-se no fogo." (Lc 3:9).
As palavras de Jesus à figueira fala-nos ainda hoje de forma extraordinária. Onde estão nossos frutos? O que temos para apresentar ao Senhor? Será somente uma bela folhagem, bonita aparência? Os homens nos vêem de longe, Deus chega bem próximo, consegue fazer separação entre juntas e medulas, sua palavra é apta para chegar a divisão da alma e do espírito, ele remove as folhas, olha por detrás delas e procura frutos, isso é o que lhe interessa, aos que não tem frutos, ou os tem e são de má qualidade, mas são belos exteriormente, o Senhor tem uma palavra, uma sentença: "Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;" (Mt 25:41)
Porque ele é a videira e devemos estar nEle, devemos produzir frutos, e bons frutos.


"Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." (João 15 : 5)


Em Cristo,


João Paulo

4 comentários:

  1. Depois de uma palavra dessas, só me resta dar frutos ou dar frutos...

    Que possamos estar sempre refletindo e abertos pra receber palavras como essa! Que Deus continue te usando e te abençoando cada dia mais!

    Muri

    ResponderExcluir
  2. Que nós realmente venhamos a dar bons frutos, o Senhor está às portas.

    JP

    ResponderExcluir
  3. Como bem disse Jesus: "Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?" Mt 7:16.

    O crente é conhecido pelos seus frutos, e não pelos dons espirituais (como muitos pensam erroneamente).

    E o principal de todos os frutos são as almas. Não adianta o crente fazer grandes coisas pela fé se ele não apresentar pessoas que foram alcançadas por Deus pelo seu intermédio.

    Deus abençoe grandemente o nobre irmao.

    Abraços fraternos.

    Anchieta Campos

    ResponderExcluir
  4. Irmão Anchieta,

    Certamente muitos enfatizam a espiritualidade de forma exagerada e esquecem-se do alvo princilpal da igreja: a salvação de almas.
    Vivamos a pensar que o Senhor nos pedirá conta da ordenança registrada em MC 16:15.

    Em Cristo,

    JP

    ResponderExcluir

UMA PASTORA NO MINISTÉRIO DA MULHER, FAMÍLIA E DIREITOS HUMANOS.

No vídeo abaixo, a nova Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos concede entrevista ao canal CPAD. Dentre outras coisas, Damares fal...