quinta-feira, 29 de maio de 2008

O COMEÇO DO PROTESTANTISMO NO BRASIL.

A Confissão de Fé da Guanabara foi o primeiro escrito protestante no Brasil e de toda a América.
A Confissão foi redigida para responder aos questionamentos de Nicolas Durand de Villegagnon, apelidado pelo pastor Pierre Richier, em 1561, de "Caim das Américas".
A Confissão de Fé da Guanabara foi redigida depois de 4 de Janeiro e antes de 9 de Fevereiro; a data exata costuma ser referida como sendo 17 de Janeiro de 1558.A sua história é relatada no capítulo "Tragédia na Guanabara", de autoria ainda não desvendada, mas supostamente escrito por Jean de Léry. Outras teses indicam o nome do pastor Pierre Richier e o do próprio Jean Crespin, editor de livros, como possíveis autores; a autoria de Léry é fundamentada, entre outros, por Frank Lestringant - e publicado no livro História dos Mártires, de Jean Crespin


Mais uma vez me concedeu o Senhor, a oportunidade de cooperar na página que a igreja - www.adca.org.br - tem no jornal " O Diário de Arguari" todos os Domingos, dessa vez, escrevi algo acerca do inicio do Protestantismo no Brasil, como o espaço é divido o texto deve ser resumido.
Eis o texto:



"No dia 7 de Março de 1557 chegou a Guanabara, no Rio de Janeiro, um grupo de huguenotes (Calvinistas franceses), devido a divergências de pensamentos entre católicos e reformados, o que resultou em conflitos e guerras religiosas em 1550 na Europa, os protestantes instalaram-se no Brasil fundando a França Antártica na ilha de Villegaigon,local que tornou-se um refúgio para os calvinistas perseguidos na França.
No dia 10 de Março de 1557 foi realizado o primeiro culto protestante no Brasil, o sermão ministrado pelo Pr Pedro Richer foi embasado pelo salmo 27, o culto foi realizado na atual praça 15, no Rio de Janeiro. A ilha onde se instalaram os franceses ficava na Baia de Guanabara, no forte Coligny que é hoje o atual campus da Escola Naval.
No dia 21 de março de 1557 foi celebrada a primeira Santa Ceia no Brasil celebrada conforme a liturgia dos reformadores.Houve várias perseguições aos protestantes no Brasil e muitos foram enforcados e outros expulsos do país.
Antes de morrer, entretanto, foram obrigados a professar por escrito sua fé, no prazo de doze horas, respondendo uma série de perguntas que lhes foram entregues. Eles assim o fizeram, e escreveram a primeira confissão de fé na América, o que conhecemos como "A Confissão de Guanabara", sabendo que com ela estavam assinando a própria sentença de morte.
Hoje nós podemos professar nossa fé livremente, as leis do nosso país garantem proteção às nossas liturgias e locais de culto, podemos falar do amor de Deus a todos que perecem, quer sem recursos financeiros ou mesmo os abastados de riquezas, que as vezes pensam estar isentos do juízo de Deus.
Você pode aceitar o Senhor Jesus como salvador hoje e ser livre, livre da culpa, livre da depressão, da acusação de sua mente pois Ele pode e quer te ver livre, livre para servi-lo, para proclamá-lo a todos sem reservas. E você que tem sido tímido em falar do amor de Deus, saiba que noutro tempo homens e mulheres entregaram a própria vida para que você tivesse a oportunidade de ouvir falar de Jesus Cristo e seu amor."

Leia sobre o ínicio da Igreja cristã na era apostólica em: http://joaopaulo-mendes.blogspot.com/2008/01/como-surgiu-igreja.html


*Cultue conosco através da internet no endereço http://www.adca.org.br/ , toda a 3ª , 5ª a partir das 19;30 e aos Domingos em dois horários, 08:30 e 19:30 .

Em Cristo Jesus,

Joao Paulo Mendes.

2 comentários:

  1. a palavra de DEUS tem de percorrer pelos quatros cantos do mundo e a unica religiao qui leva a palavra
    sao os evangelicos e eles seguem a biblia eabiblia
    e sagrada quem nao cre na biblia morrera sem conhecer a DEUS e senao cremos na biblia entao DEUS nao existiria entao o pq de tantas lutas seria en vao pois eu acredito na biblia e sei qui muitos pulam palavras dela pra nao ser pregada pq se pregassem veria a verdadeira palavra do senhor nao fazei imagens de barros gesos nem de madeira
    fui catolica mas DEUS me chamou e me recolheu quando estava no fundo dum poco ele existi e buscara todos os escolhidos e os nao escolhidos e dara chances pra muitos se arrependerem e serem salvos pra seguirmos juntos ao paraiso esse e meu ponto de vista e meu sentimentos

    ResponderExcluir
  2. Cara anônima,

    Obrigado pelo comentário. Seu ponto de vista está correto. Os evangélicos pregam seguir a Palavra de Deus mesmo, mas em dias tão difíceis nós temos que nos viver muito mais do que falar, é isso que o mundo precisa ver, nossas boas obras e glorificarem a Deus.
    Temos a ideia de Deus como está na Bíblia, então temos de crer em sua totalidade.
    Graças a Deus que lhe libertou, e lhe trouxe das trevas para Sua maravilhosa luz.

    Abraço.

    ResponderExcluir

O PÚLPITO PENTECOSTAL (2)

Se por um lado há falta de preparo por parte de muitos pregadores sobre os púlpitos (leia aqui ), de outro há uma tendência em achar que ...