quinta-feira, 29 de maio de 2008

O COMEÇO DO PROTESTANTISMO NO BRASIL.

A Confissão de Fé da Guanabara foi o primeiro escrito protestante no Brasil e de toda a América.
A Confissão foi redigida para responder aos questionamentos de Nicolas Durand de Villegagnon, apelidado pelo pastor Pierre Richier, em 1561, de "Caim das Américas".
A Confissão de Fé da Guanabara foi redigida depois de 4 de Janeiro e antes de 9 de Fevereiro; a data exata costuma ser referida como sendo 17 de Janeiro de 1558.A sua história é relatada no capítulo "Tragédia na Guanabara", de autoria ainda não desvendada, mas supostamente escrito por Jean de Léry. Outras teses indicam o nome do pastor Pierre Richier e o do próprio Jean Crespin, editor de livros, como possíveis autores; a autoria de Léry é fundamentada, entre outros, por Frank Lestringant - e publicado no livro História dos Mártires, de Jean Crespin


Mais uma vez me concedeu o Senhor, a oportunidade de cooperar na página que a igreja - www.adca.org.br - tem no jornal " O Diário de Arguari" todos os Domingos, dessa vez, escrevi algo acerca do inicio do Protestantismo no Brasil, como o espaço é divido o texto deve ser resumido.
Eis o texto:



"No dia 7 de Março de 1557 chegou a Guanabara, no Rio de Janeiro, um grupo de huguenotes (Calvinistas franceses), devido a divergências de pensamentos entre católicos e reformados, o que resultou em conflitos e guerras religiosas em 1550 na Europa, os protestantes instalaram-se no Brasil fundando a França Antártica na ilha de Villegaigon,local que tornou-se um refúgio para os calvinistas perseguidos na França.
No dia 10 de Março de 1557 foi realizado o primeiro culto protestante no Brasil, o sermão ministrado pelo Pr Pedro Richer foi embasado pelo salmo 27, o culto foi realizado na atual praça 15, no Rio de Janeiro. A ilha onde se instalaram os franceses ficava na Baia de Guanabara, no forte Coligny que é hoje o atual campus da Escola Naval.
No dia 21 de março de 1557 foi celebrada a primeira Santa Ceia no Brasil celebrada conforme a liturgia dos reformadores.Houve várias perseguições aos protestantes no Brasil e muitos foram enforcados e outros expulsos do país.
Antes de morrer, entretanto, foram obrigados a professar por escrito sua fé, no prazo de doze horas, respondendo uma série de perguntas que lhes foram entregues. Eles assim o fizeram, e escreveram a primeira confissão de fé na América, o que conhecemos como "A Confissão de Guanabara", sabendo que com ela estavam assinando a própria sentença de morte.
Hoje nós podemos professar nossa fé livremente, as leis do nosso país garantem proteção às nossas liturgias e locais de culto, podemos falar do amor de Deus a todos que perecem, quer sem recursos financeiros ou mesmo os abastados de riquezas, que as vezes pensam estar isentos do juízo de Deus.
Você pode aceitar o Senhor Jesus como salvador hoje e ser livre, livre da culpa, livre da depressão, da acusação de sua mente pois Ele pode e quer te ver livre, livre para servi-lo, para proclamá-lo a todos sem reservas. E você que tem sido tímido em falar do amor de Deus, saiba que noutro tempo homens e mulheres entregaram a própria vida para que você tivesse a oportunidade de ouvir falar de Jesus Cristo e seu amor."

Leia sobre o ínicio da Igreja cristã na era apostólica em: http://joaopaulo-mendes.blogspot.com/2008/01/como-surgiu-igreja.html


*Cultue conosco através da internet no endereço http://www.adca.org.br/ , toda a 3ª , 5ª a partir das 19;30 e aos Domingos em dois horários, 08:30 e 19:30 .

Em Cristo Jesus,

Joao Paulo Mendes.

2 comentários:

  1. a palavra de DEUS tem de percorrer pelos quatros cantos do mundo e a unica religiao qui leva a palavra
    sao os evangelicos e eles seguem a biblia eabiblia
    e sagrada quem nao cre na biblia morrera sem conhecer a DEUS e senao cremos na biblia entao DEUS nao existiria entao o pq de tantas lutas seria en vao pois eu acredito na biblia e sei qui muitos pulam palavras dela pra nao ser pregada pq se pregassem veria a verdadeira palavra do senhor nao fazei imagens de barros gesos nem de madeira
    fui catolica mas DEUS me chamou e me recolheu quando estava no fundo dum poco ele existi e buscara todos os escolhidos e os nao escolhidos e dara chances pra muitos se arrependerem e serem salvos pra seguirmos juntos ao paraiso esse e meu ponto de vista e meu sentimentos

    ResponderExcluir
  2. Cara anônima,

    Obrigado pelo comentário. Seu ponto de vista está correto. Os evangélicos pregam seguir a Palavra de Deus mesmo, mas em dias tão difíceis nós temos que nos viver muito mais do que falar, é isso que o mundo precisa ver, nossas boas obras e glorificarem a Deus.
    Temos a ideia de Deus como está na Bíblia, então temos de crer em sua totalidade.
    Graças a Deus que lhe libertou, e lhe trouxe das trevas para Sua maravilhosa luz.

    Abraço.

    ResponderExcluir

UMA PASTORA NO MINISTÉRIO DA MULHER, FAMÍLIA E DIREITOS HUMANOS.

No vídeo abaixo, a nova Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos concede entrevista ao canal CPAD. Dentre outras coisas, Damares fal...