quarta-feira, 17 de setembro de 2008

O INFERNO (2).

Pormenor d'O Juízo Final, Fresco da Capela SistinaMichelangelo



Vamos pensar um pouco mais no que se refere a palavra inferno, um irmão postou um comentário lembrando que há confusão quanto ao conceito dos cristãos acerca do dito lugar e é claro que não é a presente postagem que vai sanar todas as dúvidas e questionamentos daqueles que lerem seu conteúdo mas, com certeza, irá despertá-los para uma busca, através do estudo da palavra de Deus, das respostas às suas indagações.

A Bíblia que utilizamos na língua portuguesa não traduz exatamente as palavras usadas no original quando se refere ao inferno e em alguns casos ainda traduz o lugar da almas por sepultura.
No antigo testamento a palavra para inferno é Seol, na forma hebraica e , no novo testamento, Hades para a forma grega, lugar de repouso para as almas , lá estavam tanto as almas dos justos como as dos ímpios, separadas por um espaço intransponível, de um lado as almas dos santos no Seio de Abraão, no outro as almas dos que morreram sem aceitar em seu coração o Deus Eterno. A Passagem bíblica de Lucas 16.19-31 relata um fato em que morreu um justo e um rico injusto, o destino do justo, Lázaro, foi o Seio de Abraão, o destino do rico foi um lugar de tormento, ambos estavam no Seol ou Hades. E o que faziam ali ? Esperavam, e todos os que morreram injustos estão nessa espera, o dia do Juízo Final para o julgamento, os santos aguardavam a ressurreição apara o DIA DO SENHOR até que Jesus os retirou dali porém, os ímpios, ficarão em tormentos até “O Trono Branco. Este é o último grande julgamento, o Juízo Final, para condenar todos aqueles cujos nomes não estiverem inscritos no livro da vida do Cordeiro (Ap 20.5-11; At 17.31; Rm 2.12-16). É nesse último grande juízo que o Justo Juiz dirá aos falsos obreiros “Nunca vos conheci” (Mt 7.23). Alguns teólogos pensam que aqui o Senhor se referiu aos não-eleitos, mas o termo grego ginõskõ denota que Ele nunca aprovou (cf. o uso do termo grego com esse sentido em Rm 7.15), reconheceu ou deu crédito ao trabalho dos obreiros que não fazem a sua vontade. O Senhor só tem relacionamento aprovador com quem o ama, o serve e persevera em segui-lo (Gn 18.19; Sl 1.6; Jo 10.14,27; 1 Co 8.3; Na 1.7; Gl 4.9; 2 Pe 2.20-22; Ap 3.11).” [1]

Em seu livro, “O Calendário da Profecia”, o Pastor Antônio Gilberto esclarece-nos um pouco mais sobre o inferno propriamente dito: “o inferno eterno como destino final dos ímpios é o chamado Lago de Fogo e Enxofre, mencionado em Apocalipse 20.10,14. O Hades é apenas um inferno-prisão onde os ímpios permanecem entre a morte e a ressurreição deles. A ressurreição dos ímpios acontecerá por ocasião do Juízo do Grande Trono Branco, após o reino milenar de Cristo (Ap 20.7,11-15)” [2]

Entendemos que após a ressurreição de Jesus Ele tenha levado aos céus os santos que estavam no Seio de Abraão, fazendo assim com que os salvos antes do advento de Cristo estejam no paraíso, entende-se isso a partir do texto de Mt 16.18 quando Jesus disse que as portas do Hades não prevaleceriam contra a Igreja, segundo o Pr Antônio Gilberto o texto indica futuridade em relação à ocasião que o disse Jesus, o Mestre também disse ao ladrão da cruz que ele estaria no Paraíso naquele mesmo dia junto ao Salvador, Efésios 4.8,9 também reforça essa idéia de que o Senhor retirou do Hades os justos. Assim, todos os que morrem ou morreram em Cristo, ou os justos do AT, estão no paraíso que está nos céus e de lá sairão para ressurreição quando Jesus voltar à Terra para arrebatar sua igreja: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” I Ts 4.16,17
Os ímpios que morreram, antes ou não de Cristo, estão no mesmo lugar, no Hades sendo reservados para o juízo, assim é também para todos que morrem sem aceitar a Salvação oferecida em Jesus (Ap 20.13-15); o profeta Ezequiel também falou sobre os injustos que se encontram no Hades, leia Ez 32.17-32.

No lugar de tormento e dores , Hades, certamente há um incessante terror, a Bíblia fala de fogo: "E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga," (Marcos 9 : 43), também fala choro e trevas: "Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes." (Mateus 25 : 30), é difícil às vezes compreender que em um lugar ao mesmo tempo há fogo e trevas, escuridão, talvez as palavras foram empregads em sentido figurado, de fato não sabemos ao certo qual o grau de sofrimento e terrores há para os que estão no lugar de tormento e tão pouco para os que serão lançados no lago de fogo e enxofre, o inferno.
Ainda que as dores que existam sejam as mais temíveis pelo ser humano, ainda que possam causar-nos arrepio e levar-nos a tentar quantificar esse sofrimento, com certeza não será ele maior do que o grande tormento que há para os que morreram e morrem sem salvação: a impossibilidade de se voltarem para Deus, a inexistência da presença do Senhor, esse sim é o maior tormento a que o homem pode ser submetido. Se o gozo que teremos no céu, a sua essência é a eterna presença de Deus, se ansiosos estamos por não mais pecar e , assim, não mais apartarmos-nos da presença do Senhor, então, o oposto a isso, a eterna separação do Senhor, é o maior tormento que haverá no inferno, da mesma forma que a ausência de dor, de sofrimento, da necessidade de muito trabalho são secundários comparados ao gozo ininterrupto da presença que teremos na presença do Senhor do céu em contemplá-lo face a face e estar com com Ele par sempre, da mesma forma qualquer outro sofrimento presente no castigo eterno são de menor relevância comparados à não possibilidade de obter a salvação em Deus, a certeza de que nunca mais se terá a oportunidade de se voltar para Deus é o maior terror daquel lugar; o rico relatado em Lucas não queria que seus entes queridos fossem para aquele lugar sem volta, sem gozo, sem paz : “E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.” Lc 16.27,28 , o rico sabia que ainda oportunidade de seus irmãos se arrependerem e voltarem-se para Deus.
Deus oferece ao homem diariamente o seu amor revelado em Cristo, Deus não tem prazer na morte do ímpio e não quer que ninguém se perca (Jo 3.16), por isso enviou-nos Jesus, basta confessar Seu nome, aceitá-Lo no coração, buscá-Lo com todas as forças e perseverar até o fim: "Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo." (Mateus 24 : 13).
Que o Senhor nos ajude a premanecermos em Seu caminho e anunciar a salvação oferecida em Seu Filho a toda a humanidade.

"E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo." (Atos 2 : 21)



Referências Bibliográficas:

01. Zibordi, Ciro . QUAIS SÃO SO JULGAMENTOS MENCIONADOS NA BÍBLIA?. Blog do Ciro
02. Gilberto, Antônio. O CALENDÁRIO DA PROFECIA. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.


Em Cristo,

João Paulo

Um comentário:

  1. IRMÃO JOÃO PAULO A PAZ DO SENHOR,
    ACHO QUE A DOUTRINA DO INFERNO REQUER UM ESTUDO
    PROFUNDO E DETALHADO DA PALAVRA DE DEUS, MEU OBJETIVO AGORA NÃO É FAZER UM ESTUDO, MAS UM ESTUDO DETALHADO DA PALAVRA DE DEUS, NOS DA RESPALDO PARA O ANIQUILAMENTO, PARA OS IMPIOS OU PARA AQUELES QUE PRATICARAM O MAL, OU EM CERTOS EXTREMOS UM CASTIGO COM O DIABO E SEUS ANJOS,
    COMO ENSINOU JESUS.

    QUERO FAZER ALGUNS QUESTIONAMENTOS, SE VC PUDER
    FAÇA SEU COMENTÁRIO.

    O AMADO APOSTOLO PAULO NOS FALA NO LIVRO DE ATOS
    QUE DEUS PERMITIU QUE OS POVOS DO PASSADO ANDASSEM EM SEUS PROPRIOS CAMINHOS, ISTO É: NA ANTIGA ALIANÇA - ATOS 14:16.

    NA EPISTOLA DE PEDRO LEMOS CLARAMENTE QUE O EVANGELHO FOI PREGADO TAMBÉM A MORTOS, PARA QUE MESMOS CONDENADOS NA CARNE SEGUNDO OS HOMENS VIVESSEM EM ESPIRITO SEGUNDO DEUS - 1 PEDRO 4:6 -1 PEDRO 3:19.

    COMO FICA A SITUAÇÃO DOS JUDEUS, QUE NO LIVRO DE
    ROMANOS NOS FALA QUE ELES FORAM ENDURECIDOS PARA QUE O EVANGELHO CHEGASSE AOS GENTIOS? E O APOSTOLO PAULO NOS FALA QUE ELES ANDARÃO PARA SEMPRE COM AS COSTAS CURVADAS.
    COMO DIZ O AMADO APOSTOLO PAULO: QUÃO INSONDAVEIS SÃO OS TEUS JUIZOS!!!

    O APOSTOLO PAULO TAMBÉM NOS DIZ EM ROMANOS 2:9
    MAL E ANGUSTIA SOBREVIRÁ A ALMA DO HOMEM QUE PRATICAR O MAL, PRIMEIRO DO JUDEU E TAMBÉM DO GENTIO. ESTE TEXTO PARECE NOS DAR PISTAS QUE OBRAS TEM PESO PARA EFEITO DE JUIZO.

    E NO MAIS A PALAVRA DE DEUS NOS FALA O QUE O OLHO NÃO VIU E O OUVIDO NÃO OUVIU É QUE DEUS PREPAROU
    PARA AQUELES QUE O AMAM.........E NÃO PARA QUEM TEM MEDO DO INFERNO. O QUE SERA QUE JESUS ACHA DAQUELES QUE SERVEM A ELE SÓ POR MEDO DO INFERNO?

    O QUE ACONTECERÁ COM BILHÕES QUE NÃO CONHECERAM OU NÃO CONHECEM O EVANGELHO? A PALAVRA NOS DIZ QUE SEM LEI NÃO A TRANSGRESÃO, AI ENTRA A LEI DA CONCIÊNCIA..

    O INFERNO EXISTE SIM, MAS O JUIZO SÓ PERTENCE A
    JESUS, AFINAL ELE TEM AS CHAVES DO INFERNO E DA MORTE!!! GLÓRIA A DEUS!!!

    NÓS QUE FOMOS ILUMINADOS PELO EVANGELHO, TEMOS A GRANDE RESPONSABILIDADE DE ALERTAR AO MUNDO, QUE
    HÁ UM DEUS QUE HÁ DE JULGAR TODAS AS COISAS, E QUEM NÃO DER OUVIDOS A PALAVRA DE DEUS VAI PERDER
    MUINTO,MUINTO... AFINAL O PREJUIZO JÁ COMEÇA AQUI NESTA VIDA.
    FOI PARA ISTO QUE JESUS NOS CHAMOU, SE NÃO É NÓS QUE CORREREMOS RISCO !!! AI ENTRA A PARABOLA DO SERVO FIEL !!! QUE LÊ ENTENDA !!!!!

    QUE DEUS NOS ILUMINE!

    ResponderExcluir

UMA PASTORA NO MINISTÉRIO DA MULHER, FAMÍLIA E DIREITOS HUMANOS.

No vídeo abaixo, a nova Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos concede entrevista ao canal CPAD. Dentre outras coisas, Damares fal...