domingo, 20 de setembro de 2009

DIA DA ESCOLA DOMINICAL

No terceiro Domingo de Setembro comemora-se o dia da Escola Dominical. Conheça agora um pouco da história da maior escola do mundo:

No ano de 1780 na cidade de Gloucester, centro-oeste da Inglaterra, um jornalista chamado Robert Raikes ao preparar o editoral para o jornal dirigido por seu pai, era incomodado pelos palavrões e discussões de crianças que passavam o Domingo todo na rua. Neste tempo na Inglaterra não existiam escolas públicas, só filhos de pessoas abastadas financeiramente é que estudavam em escolas particulares, os filhos de operários pobres trabalhavam durante a semana com os pais, nas fábricas, e aos domingos ficavam entregues a ninguém, sem escola, sem ensino e sem cuidado restavam-lhes somente a rua. Robert Raikes, incomodado com a questão das crianças, começou a escrever nos editorias do jornal sobre a questão das pobres crianças que ficavam jogadas nas ruas no dia de descanso, alguns aplaudiram a idéia de Raikes em pedir que elas (as crianças) fossem alvo do cuidado da população, alguns porém não acharam o assunto relevante e preferiam que o jornal tratasse de outros temas. O fato é que a preocupação do jornalista o levou a desenvolver um projeto de ensino aos domingos para essas crianças, nascia a Escola Dominical; aos poucos a idéia tomou forma, algumas pessoas ajudavam voluntariamente, a outras Raikes pagava um salário para ajudar nas despesas, e assim as crianças outrora de rua estavam aprendendo conceitos éticos, morais, de educação e religiosos. Robert não sabia que a escola dominical, anos mais tarde, alcançaria toda a Inglaterra e o mundo, transformando a vida de milhares e milhares de pessoas, levando-as ao conhecimento de Cristo, ensinando a pureza da Palavra de Deus aos cristãos. “Hoje, a Escola Dominical conta com mais de 60 milhões de alunos matriculados, em mais de 500 mil igrejas protestantes no mundo. É a minúscula semente de mostarda plantada e regada, que cresceu para ser uma grande árvore cujos galhos estendem-se ao redor do globo.” (CPAD). Em meados do século XIX a Escola Dominical chega ao Brasil: “A Escola Bíblica Dominical surgiu no Brasil em 1855, em Petrópolis (RJ). O jovem casal de missionários escoceses, Robert e Sarah Kalley, chegou ao Brasil naquele ano, e logo instalou uma escola para ensinar a Bíblia para as crianças e jovens daquela região. A primeira aula foi realizada no domingo, 19 de agosto de 1855. Somente cinco participaram, mas Sarah, contente com “pequenos começos” contou a história de Jonas, mais com gestos, do que palavras, porque estava só começando a aprender o português. Mas, ela viu tantas crianças pelas ruas, e seu coração almejava ganhá-las para Jesus. A semente do Evangelho foi plantada em solo fértil.” (CPAD).


Conheça agora um pouco da história da Escola Dominical na Assembléia de Deus, no Brasil:

Você é aluno da Escola Dominical? Se não é procure matricular-se na ED mais próxima de sua casa.

Você recebeu do Senhor capacidade para ensinar ? Se sim coloque em prática o dom que há em ti.

Se você vê muitos defeitos da ED que frequenta, capacite-se para ajudar a melhorar a qualidade desta Escola, enquanto se capacita ore e coopere no que for possível.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho no blog. Já estou seguindo.

    Aproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog, e se desejar segui-lo, será uma honra.

    Seus comentários também serão muito bem-vindos.

    www.hermesfernandes.blogspot.com

    Saudações fraternas!

    ResponderExcluir
  2. Caro irmão Hermes, a paz do Senhor!

    Grato estou por sua participação e pela apreciação do blog, também já estou seguindo o seu blog, que também é ótimo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Domingo dia de descanso? nao-nao

    ResponderExcluir
  4. Caro Elton,

    Com certeza não é, ainda mais para nós cristãos.

    Em Cristo,

    João Paulo.

    ResponderExcluir

O PÚLPITO PENTECOSTAL (2)

Se por um lado há falta de preparo por parte de muitos pregadores sobre os púlpitos (leia aqui ), de outro há uma tendência em achar que ...