quinta-feira, 11 de abril de 2013

DEUS USA OUTROS PROFETAS NOS DIAS DE ELIAS

Lendo a história do grande profeta de Israel nos dias de Acabe, vemos que Elias foi um homem a quem Deus deu a oportuidade de vivenciar muitos milagres e maravilhas. Apesar de ser um homem como nós, Tiago já nos lembrou isso, o profeta de Tisbe confrontou Acabe, orou para que não chovesse, viu a provisão de Deus através dos corvos, operou o milhagre em Sarepta, confrontou os falsos profetas no monte Carmelo etc.

Elias viveu coisas sobrenaturais, surpreendentes e, no fim  da vida, foi tomado pelo Senhor, e isto o profeta sabia que aconteceria, tanto ele como outros.

Não obstante Deus usar Elias tremendamente, aprouve ao Senhor, estando Elias em plena atividade, usar outros dois profetas.

O primeiro caso está relatado em I Rs 20.13-30, quando um profeta anônimo fala a Acabe, rei de Israel, que o Senhor lhe daria vitória na peleja contra Ben-Hadade.
Onde estava Elias? Que fazia? Era o único profeta que Deus poderia usar?

Outro caso está um pouco à frente, é quando entra em cena o profeta Miacaías, o qual leva a Acabe uma palavra dura da parte do Senhor, sendo inclusive a profecia de que o rei de Israel morreria no campo de batalha. Mais uma vez Deus não usa Elias, mesmo estando em plena atividade.
Onde estava Elias? Que fazia? Ele era o único profeta que Deus poderia usar?


Não há informações sobre o profeta de Tisbe quando ocorreram os dois episódios acima. Contudo, o cenário ensina que Deus não está obrigado a usar, logicamente, um só homem em seus dias. Apesar de Elias ser um tremendo servo de Deus, o Senhor não estava obrigado a usar só o profeta do fogo. Deus usa a quem quiser.

Não há teólogo tão bom ou tão santo que o Senhor esteja limitado a usar somente ele. Alías, os dons através dos quais Deus nos usa pertencem a Ele, só a Ele.

Por fim, é Ele quem usa a quem quiser, da forma que desejar para a edificação da Igreja, Sua noiva. Afinal, muitos são os vasos e o Oleiro sabe o que fazer com cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O PÚLPITO PENTECOSTAL (2)

Se por um lado há falta de preparo por parte de muitos pregadores sobre os púlpitos (leia aqui ), de outro há uma tendência em achar que ...