segunda-feira, 27 de outubro de 2008

EVOLUCIONISMO, CIENTIFICAMENTE INSUSTENTÁVEL.


A revista da escola dominical para alunos de 15 – 17 anos, editada pela CPAD, traz nesse trimestre um assunto atual e de grande importância para os adolescentes, as lições comentadas pelo Pastor Silas Daniel aborda os seguintes assuntos: ocultismo, astros e horóscopo, criação e evolução, a Bíblia e a ciência, ufologia, nova era, superstição, islamismo, budismo, ioga, satanismo, espiritismo e a “febre” dos anjos.
Todos os temas abordados na revista servirão para que nossos adolescentes sejam ensinados no caminho do Senhor, para que não sejam enganados pelo inimigo; como professor na ED da classe que está na faixa etária dos juvenis estarei abordando algo do conteúdo da revisa no blog e na coluna “Blog do JP” no site http://www.adca.org.br/ .
Quero começar com um tema polêmico e difundido abertamente durante anos em nossas escolas afastando os adolescentes da verdade bíblica: o Evolucionismo. A teoria da evolução contém inúmeros pontos que a tornam falha mas, que nunca serão divulgados nas salas de aula nem na mídia de forma aberta, devemos lembrar que a teoria evolucionista é apenas uma das muitas que propõe esclarecer os mistérios da origem da vida através da ciência, porém, sabemos que a vida originou-se em Deus e é obra de sua criação como está escrito em Is 45:12 “Eu fiz a terra, e criei nela o homem; eu o fiz; as minhas mãos estenderam os céus, e a todos os seus exércitos dei as minhas ordens.”

De dezembro de 1831 a outubro de 1836, Darwin viajou como naturalista a bordo do navio “Beagle” em expedição científica. Ao longo de sua viagem passou pelas ilhas do Cabo Verde, algumas ilhas do Atlântico, a costa da América do Sul, as ilhas Galápagos, Tarti, Nova Zelândia, Austrália, Tasmânia, as ilhas Keeling, Falkland, Mauricias, Santa Helena, Ascensão e também o Brasil.
Antes de Darwin a teoria da evolução já era conhecida, mas Darwin ficou famoso por formular a teoria da transmutação de espécies e a “seleção natural”. Segundo Jacques Barzun, em entrevista à Veja em 2002: “A idéia da evolução das espécies já circulava cem anos antes de Darwin. O que Darwin fez foi propor um mecanismo para a evolução. Se esse mecanismo realmente funciona como ele descreveu, é algo que os biólogos discutem até hoje. Anos atrás um biólogo do instituto Pasteur , na França, disse-me que ninguém mias lá dentro aceita ser chamado de darwinista.Não quero dizer com isto que devemos voltar à idéia do criacionismo. Quero dizer apenas que o desenvolvimento da ciência tem posto em questão vários postulados da cartilha darwinista, algo que passa desapercebido por quem não está enfronhado nas discussões”

A teoria da evolução propõe que homens e animais sejam descendentes de um mesmo “tronco” e, que são o somatório de uma evolução de milhões de anos; a palavra do Senhor nos revela no livro de Gênesis como o homem e os animais foram criados , Deus os criou da forma que são: o homem ( Gn 1.26, 27 ), e os animais (GN 1.20,21).
Veremos algumas incoerências do evolucionismo e, que o mesmo não passa de uma tentativa do ateísmo fundamentar-se cientificamente, biblicamente e através da ciência vemos que é falho e frágil.
O evolucionismo tem sua origem no naturalismo, antiga corrente filosófica que se opõe ao Deus criador, exaltando a natureza acima de todas as coisas, a Bíblia Sagrada condena o naturalismo (Rm 1.25).
A paleontologia, ciência que estuda animais e vegetais fósseis, aponta para a não aceitação do evolucionismo, pois, se houve verdadeiramente evolução, da forma proposta por Darwin, é imprescindível que existam vários fósseis das milhares formas de transição dos seres que evoluíram.
Vários “elos perdidos” foram “descobertos” ao longo dos anos e posteriormente comprovado que eram farsas, mentira e engodo dos evolucionistas na tentativa de provarem sua inaceitável teoria. Vejamos os mais famosos homens-macacos:

1.Homem de Nebraska: teve sua imagem reconstruída a partir de um dente com idade estimada em um milhão de anos, após quatro anos chegaram á conclusão que o dente era de uma espécie de porco.

2- O Homem de Java: montado a partir de um fêmur, um crânio e três dentes molares, os itens não foram encontrados juntos, um dos dentes estava a três quilômetros do fêmur e do crânio. Após trinta anos o responsável pela descoberta, Dr. Dúbios “lembrou-se” que havia restos mortais, humanos, na mesma camada de escavação.

3- O Homem de Neanderthal: reconstruído a partir de um crânio, quase completo, encontrado em 1848 e um esqueleto parcial em 1856, estudos comprovaram que o Neanderthal era tão humano como nós porém, tudo indica que sofria de raquitismo.

4- O Homem de Pitdown: uma fraude forjada por Darwin a partir de um fragmento de maxilar, dois dentes e um fragmento de crânio. Quarenta anos mais tarde foi comprovada a fraude.


Vários cientistas tem se mostrado contrários ao evolucionismo, Michael Denton, biólogo molecular disse o seguinte: “ A Teoria da Evolução ainda é, como era na época de Darwin, uma hipótese altamente especulativa ,inteiramente desprovida de apoio factual direto e muito distante do axioma autocomprobatório no qual alguns de seus defensores mais agressivos gostariam que acreditássemos”

Acerca do olho humano Darwin disse o seguinte: “Parece impossível ou até mesmo absurdo, reconheço-o, supor que o olho com seus inimitáveis aperfeiçoamentos seja um órgão formado pela seleção natural” ( pp 244 e 245)
Alguém já ouviu isso nas escolas? Não!
Acerca da célula sabe-se que é altamente complexa, não era isso que se pensava no início do século passado, Ernst Haeckel, de forma pobre em 1905, descreveu a célula como “ glóbulos homogêneos de plasma” mas, segundo Walter L. Bradley, “um organismo unicelular é mais complicado que qualquer coisa que tenhamos conseguido recriar através de supercomputadores”.A ciência tem mostrado que a célula é um sistema extremamente complexo e que contem proteínas, ácidos nucléicos e todos os tipos de máquinas miniaturizadas. Alguém descreveu de forma criativa um organismo unicelular:
“É como uma indústria e alta tecnologia, completada com linguagens artificiais e sistemas de decodificação, bancos centrais de memória que armazenam e localizam quantidades impressionantes de informações, sistemas de controle de precisão que regulam a montagem automática dos componentes, mecanismos de revisão e controle de qualidade que protegem contra erros, sistemas de montagem que utilizam princípios de pré-fabricação e construção modular e um completo sistema de duplicação que permite ao organismo o reproduzir-se a uma velocidade estonteante”.
O biólogo Michel Behe no seu livro “A caixa preta de Darwin” defende que a célula não pode ter sido produto da seleção natural, ele diz o seguinte em sua obra: “a seleção natural não pode ter produzido essas máquinas miniaturizadas porque elas tem uma propriedade chamada de complexo irredutível; quer dizer, elas consistem em várias partes, todas as quais devem estar presentes para a máquina funcionar.Complexidade irredutível é como uma ratoeira que tem várias partes, e todas as partes devem estar presentes antes que ela possa funcionar.
Eu argumento que tais sistemas são melhor explicados como o resultado de um deliberado projeto inteligente. Eu cheguei à conclusão por um tipo de argumento lógico indutivo: sempre que vemos tais sistemas no mundo real, no mundo macroscópico da nossa vida cotidiana, nós descobrimos que eles são, de fato, projetados
”. O olho humano é bom exemplo do que Behe afirma e, que era temido por Darwin sob a ótica da seleção natural, o olho humano não pode funcionar se dele retirarmos uma das partes que o compõe.
Uma vez mais a dificuldade de o Darwinismo firmar-se mostra-nos que a Palavra de Deus tem razão quando diz-nos que Deus é o criador.
Em seu livro, “Uma breve História do Tempo”, Stephen Hawking diz que, “ o objetivo da ciência é prover uma teoria única que descreva todo o universo” (p30), contudo, assevera: “é muito difícil descobrir uma teoria que descreva todo o universo” (p31)
Descobertas cientificas nos últimos anos tem apontado com clareza para um planejador inteligente que tenha projetado todo o universo: a cosmologia comprova Gênesis 1.3, 16 que afirma existir luz antes do sol, a chamado luz cósmica; a química descobriu que o ser humano tem, em sua composição, 15 elementos no solo, isso atesta Gênesis 2.7 que diz: “ Então formou Deus, o homem, do pós da terra...”; em I Coríntios 15.41 a Bíblia afirma que há diferença de grandeza entre as estrelas, a ciência tem testificado isto.
Apesar da crescente cruzada ateísta levantada contra o cristianismo, as descobertas verdadeiramente científicas apontam para um Criador, nós cristãos, sabemos quem é aquele que a todas coisas governa, aquele que rege o universo, que sustém o globo terrestre e que o criou de forma sobrenatural.
Veja ness site, http://www.dissentfromdarwin.org/ ,a quantidade de cientistas que tem se posicionado contra a insustentável e tão difundida idéia evolucionista.

“Não sabes, não ouvistes que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra não se cansa nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar seu entendimento.” Isaías 40.28

“ Diz o néscio no seu coração: não há Deus...” Salmos 53.1

Não reconhecer Deus como o criador e senhor é tolice, reconhece-lo não é falta de entendimento nem ausência de razão, pelo contrário, adorá-lo mostra inteligencia por parte da criatura que cumpre o propósito para o qual foi criado, não se dobrar diante da soberania de Deus é ser parcial e mentiroso, vários homens tem se voltado para Deus após estudarem de forma profunda .
Deus está aberto a receber qualquer um que clamar por Ele, em qualquer tempo e local: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.



Referências Bibliográficas:

Carvalho, César Moisés, “ O Mundo de Rebeca”, CPAD , 2007.
Strobel, Lee, “ Em Defesa da Fé”, Editora Vida, 2002.
Daniel, Silas, “ Lições Bíblicas- Juvenis” CPAD, 2008.
Behe, Michael, entrevista concedia ao CACP.
Alves, Cláudia Aparecida, “Criação x Evolução” ebook publicado pelo LETRAS SANTAS.


Em Cristo,


João Paulo

15 comentários:

  1. Irmão João Paulo, a Paz do Senhor!!!

    Este artigo veio em boa hora e sua contribuição foi enorme.

    Sou professor dos Juvenis e a dificuldade para encontrar bons subsídios é muito grande.

    Como tive que viajar, não dei a lição sobre criacionismo e evolucionismo, a qual deixarei para o final.

    Que Deus o abençoe!!!

    ResponderExcluir
  2. Irmão Victor,A paz do Senhor!

    Fico feliz em saber que cooperei com um professor de ED, como eu. Ao iniciar a preparação da lição que tratava do tema, "Evolução X Criação", também tive um pouco de dificuldades em encontrar um bom subsídio, me esforcei muito para juntar algo de qualidade, louvo a Deus por ter refutado o evolucionismo de forma inteligente em sala de aula.
    Talvez seu comentário tenha sido o que mais me alegrou durante os 10 meses do blog, cooperar com o ensino é fundamental para a formação de qualidade.
    Um grande abraço e que Deus o abençoe no decorrer do trimestre na classe dos Juvenis.

    JP

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!!
    Continue se dispondo pois o Senhor quer te usar!

    ResponderExcluir
  4. Muri, a Paz do Senhor!!!!!!!!!


    Valeu, estou esforçando-me para cooperar com o Reino de Deus.

    Abraço,

    JP

    ResponderExcluir
  5. Amado João Paulo,

    belo post, e uma das coisas que a ciencia mias rejeitar comentar é a lei da termodinamica junto a evolução.
    Pois dois serem diferentes nunca geram um ser que consegue se reporduzir.
    Um tema bem interessante principalmente que nas escolar não existe espaço para o criacionismo.

    Um abraço
    Sandre

    ResponderExcluir
  6. Irmão Sandre,


    O que o irmão falou é verdade, não só alguns pontos da Termodinâmica, mas outros conceitos científicos afastam a possibilidade de o evolucionismo se sustentar.
    Nosso Deus é o criador.

    Abraço,

    JP

    ResponderExcluir
  7. Nobre irmão e amigo João Paulo, a paz do Senhor.

    Excelente artigo! Um artigo como este demonstra a falácia do ateísmo, bem como a razão do criacionismo.

    Não tem para onde correr: Deus criou os céus e a terra, e tudo o que neles existe.

    Que Deus o abençoe e use cada vez mais.

    Abraço.

    Anchieta Campos

    ResponderExcluir
  8. Irmão Anchieta, a Paz do Senhor!!

    O ateísmo é realmente falacioso, fraudulento e diabólico, firma-se em teorias supostamente cientifícas na tentativa de retardar o progresso do Reino de Deus porém, Deus tem levantado em todos os lugares, homens e mulheres para proclaramarem Sua verdade, salvando e libertando os cativos.

    Abraço,

    JP

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    A paz do Senhor!

    Passando para conhecer seu belo espaço e edificante desejar uma linda semaninha, cheinha de paz. Parabéns pelo post.

    Graça e paz!

    Edimar Suely
    jesusminharocha.blig.ig.com.br

    ResponderExcluir
  11. Paz do Senhor,

    Obrigado pela visita, Deus abençoe também.

    Abraço,

    JP

    ResponderExcluir
  12. João Paulo,

    Bela postagem sobre este assunto, tão pertinente a todos, mas principalmente aos jovens e adolescentes, que estão estudando.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  13. Paz querido!

    Também dou aula na EBD para os adolescentes e os assuntos das lições esse trimestre estão realmente interessantímos e uma das melhores aulas até agora foi a que falou sobre OVNIs.
    Gostaria de ler seu comentário sobre essa lição.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  14. Paz do Senhor, irmão!

    Sou do Brasil Para Cristo de São Bernardo do Campo, e queria te parabenizar pelo blog!
    No entanto, tenho um conhecimento profundo nesse tema (criacionismo vs evolucionismo) e encontrei alguns pontos errados - na parte de ciencias - neste artigo. Se o irmão me der a oportunidade, posso enviá-los por email, e aí posso incluir também algumas curiosidades sobre este tema que é bastante polêmico mas que não deixa de ser interessante!

    Ah, e se quiser, fique a vontade pra visitar o meu blog - que é focado justamente nesse tema: http://genesisum.blogspot.com

    Abraços!

    Rodrigo Henrique Gomes - Santo André, SP

    ResponderExcluir
  15. Caro Rodrigo, paz do Senhor.

    Agradeço pelo comentário. Vou passar no teu blog e informar o email.

    Abraço.

    ResponderExcluir

UMA PASTORA NO MINISTÉRIO DA MULHER, FAMÍLIA E DIREITOS HUMANOS.

No vídeo abaixo, a nova Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos concede entrevista ao canal CPAD. Dentre outras coisas, Damares fal...