quinta-feira, 2 de outubro de 2008

TERÁ TEM QUE MORRER ??


A frase, “Terá tem que Morrer”, foi o título de uma pregação que ouvi certa vez, o orador falava da necessidade de fazermos morrer algo em nossas vidas que, porventura, estivessem impedindo-nos de caminhar segundo o propósito de Deus.
Mas afinal, quem foi Terá?
Terá era descente de Sem ( Gn 11.11-24), filho de Noé, e através de sua vida Deus trouxe à existência uma das figuras mais notáveis do Antigo Testamento, Abraão.
Abraão é conhecido como o pai da fé pois, deixando sua terra partiu para um lugar que o Senhor lhe mostraria, pela fé obedeceu á voz do Deus de Israel, "Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia." (Hebreus 11 : 8), também não hesitou quando Deus pediu que lhe oferecesse seu filho Isaque como sacrifício ao Senhor porém Deus proveu um cordeiro para ser imolado no lugar do filho de Abraão ( Gn 22. 1-16; Hb 11.17 ).
Quando se faz a leitura dos dois últimos versículos do capítulo 11 e ininia-se o capítulo 12 do livro de Gênesis encontra-se a seguinte narrativa;

“E tomou Terá a Abrão seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; e vieram até Harã, e habitaram ali.
E foram os dias de Terá duzentos e cinco anos, e morreu Terá em Harã.” (Gn 11.31,32)

“ORA, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.
E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Assim partiu Abrão como o SENHOR lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã.” vv 1-4

O trecho acima descreve a saída de Terá pai de Abraão e parte de sua família para a terra que o Senhor havia prometido a Abraão, lendo esse início do capítulo e os últimos versículos do capítulo anterior há uma idéia de que Abraã teria saído de Harã quando seu pai morreu; e não foi? Não.
Sabemos que nem sempre os capítulos, ou até livros na Bíblia, estão organizados por ordem cronológica, esse trecho do livro de Gênesis é claro quanto a isso, Abrão não saiu de Harã após a morte de seu pai, Deus não tirou a vida de Terá para que Abraão o obedecesse, a analogia do pregador naquela noite não estava fundamentada de forma correta sobre texto sagrado. Segundo a história o grande pregador Charles Spurgeon lia um texto sobre o qual iria ministrar, até cinqüenta vezes, temo que o pregador não se deteve em examinar o contexto da narrativa Bíblica citada.
Uma regra básica de hermenêutica diz que se deve analisar um texto à luz do seu contexto que pode ser imediato ou remoto.Comparemos alguns versículos do capitulo onze e doze para identificarmos onde houve equívoco por parte do orador:

“E viveu Terá setenta anos, e gerou a Abrão, a Naor, e a Harã.” (Gn 11.26)

“E foram os dias de Terá duzentos e cinco anos, e morreu Terá em Harã.” (Gn 11.32)

“Assim partiu Abrão como o SENHOR lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã.” (Gn 12.4)

Segundo os versículos acima Terá era mais velho que seu filho Abraão 70 anos, logo, quando partiu Abraão de Harã aos 75 seu pai Terá ainda estava com 145 anos e demoraria mais 60 para expirar, a simples falta de atenção e precipitação para falar algo pode levar a um erro como esse, é claro que um ouvinte da mensagem ao identificar o erro durante a exposição não dará o mesmo crédito ao que ouve como se não tivesse identificado o erro.
Há muitas coisas em nossas vidas que devemos fazer morrer tais como, nossa natureza pecaminosa e tudo aquilo que se opõe à vontade do nosso Pai; partindo desse ponto pode-se aplicar isso à nossa vida como cristãos mas, não embasados no texto do livro de Gênesis.
A má interpretação da Bíblia pode gerar não pouca confusão tanto no meio cristão como na sociedade onde a igreja está inserida, vários movimentos “pseudo cristãos” tem surgido pelo de homens interpretarem a Bíblia segundo suas vontades, distorcendo o significado das escrituras para benefício próprio, é assim que surgiu, por exemplo, o movimento da Teologia da Prosperidade que apregoa que os bens materiais são sinal da bênção de Deus na vida de seus filhos e que , todos os que servem a Deus devem desfrutar desse bem, se não o fazem é porque falta-lhes fé ou estão em pecado, aplica-se o mesmo em relação à saúde, movimentos assim nunca pregão santificação, arrependimento, perdão, amor ao próximo sem interesses; o Senhor Jesus já nos preveniu acerca desses males, "Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores." (Mateus 7 : 15), "Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos." (Mateus 24 : 24).
Há pouco tempo foi noticiado no fantástico um fato trágico e ao mesmo tempo engraçado, um homem que se dizia Pastor, disse ter encontrado um texto bíblico que fundamentasse seu ato de adultério, ensinava que era lícito tomar outra mulher, sendo casado, para se deitar com ela, não só ensinava como o fez com o consentimento de outros, veja aqui o que a falta de conhecimento, principalmente de português mas também bíblico causou, a reportagem disse que o homem, ele mesmo, se auto denomina Pastor ..

Nosso dever como seguidores de Cristo é examinar o que ouvimos confrontando tudo com as Escrituras, os irmãos de Beréia foram chamados nobres por examinarem o que ouviam, conferindo se era assim que diziam os escritos sagrados (At 17.11), o que sempre levou, leva e levará o povo de Deus a errar e ser enganado é a falta de conhecimento de Sua palavra: "Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus." (Mateus 22 : 29).

"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;" (João 5 : 39)

Em Cristo,

João Paulo.

7 comentários:

  1. Pela relevância na blogosfera cristã, e pela parceria estabelecida, conferimos a este blog a premiação: "Butterfly Award: for the coolest blog I ever know". Por favor, visite o endereço abaixo para ver as regras de aceitação deste prêmio:

    http://letrassantas.blogspot.com/2008/10/letras-santas-recebe-selo-butterfly.html

    Deus os abençoe!

    http://letrassantas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado,

    Que Deus continue abençoando o LETRAS SANTAS que é, sem dúvida, de extrema importância para a divulgação do Reino de Deus através desse meio de comunicação.

    Dus abençoe-os.

    JP

    ResponderExcluir
  3. Paz amado! Muito interessante seu blog. Deus o continue abençoando. Visita também o meu: www.edcleytonsouza.blogspot.com

    Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  4. Irmaõ Ed Cleyton,

    Muito obrigado pela participação.
    Com certeza estarei lendo seu blog.

    Abraço,

    JP

    ResponderExcluir
  5. Paz do Senhor,

    É, Terá tem de morrer... muito esclarecedora a palavra que vc colocou aí para a gente.
    Que Deus continue abençoando vc e sua família, que agora está crescendo.

    ResponderExcluir
  6. Gizely,

    Que bom que consegui transmitir o que queria com esse texto, infelizmente não consigo ler as postagens do seu blog.....rsrsrs, espero em breve conseguir ler um pouco de inglês.

    Abraço,

    JP

    ResponderExcluir
  7. Boa noite abençoado e muita paz. Olha acho que houve um equivoco ai. Pois a bíblia não diz que Terá aos 70 anos gerou Abrão. Apenas diz que a partir dos 70 teve filhos. Não eram trigêmeos. Pela narrativa bíblica Ele teve três filhos. E Naor e Abraão casou-se com sobrinhas. Então quem nasceu primeiro deve ter sido o próprio Harã. Depois de um tempo nasceu Abraão. É interessante relacionar a outros versículos, como por exemplo: Abrãao teve Ismael aos 86 anos. Exatamente 10 anos depois de entrar nas terras (Gn 16.3). Vamos contar: 86-10 = 76. Menos 9 meses de gestação é igual a 75 anos.

    ResponderExcluir

UMA PASTORA NO MINISTÉRIO DA MULHER, FAMÍLIA E DIREITOS HUMANOS.

No vídeo abaixo, a nova Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos concede entrevista ao canal CPAD. Dentre outras coisas, Damares fal...